FGTS: como se dar bem com a medida do saque

Imposto de Renda x Investimentos
8 de março de 2017
Onde colocar o dinheiro da poupança?
10 de março de 2017
Imposto de Renda x Investimentos
8 de março de 2017
Onde colocar o dinheiro da poupança?
10 de março de 2017

Em meados de fevereiro de 2017, o governo anunciou uma medida que prevê que contas inativas do FGTS possam ser acessadas e, o valor contido nelas, retirado.

Essa medida é mais uma tentativa de impulsionar a economia no país. De acordo com dados, após os saques, mais de 30 bilhões de reais devem ser injetados na economia e isso trará resultados bastante positivos para o país.

A notícia animou os trabalhadores que possuem essas contas inativas e muita gente já está fazendo planos de como vai gastar esse benefício.

Porém, ao mesmo tempo, algumas pessoas ainda estão cheias de dúvidas sobre o saque do FGTS e precisam ficar atentas para não perderem a possibilidade de acessar esse dinheiro.

Nesse artigo, você vai entender mais sobre o FGTS e a medida que possibilita sua retirada. Além do mais, vamos dar algumas dicas para que você aproveite o benefício com sabedoria.

Vamos primeiro ao ponto principal:

O que é o FGTS

O FGTS, ou Fundo de Garantia por tempo de serviço, é um tipo de “investimento” que as empresas fazem para o trabalhador que possui carteira assinada. Na prática, o que acontece é o seguinte: quando você começa a trabalhar em uma empresa X, ela abre uma conta de FGTS em seu nome e, todo mês, deposita nessa conta o equivalente a 8% do seu salário.

Esse dinheiro é administrado pela caixa e é usado para investimentos em obras públicas, financiamentos imobiliários e outros projetos. Apesar disso gerar algum juros, o que o dinheiro rende para o trabalhador é um valor mais ou menos definido que fica em 3% + a TR (taxa referencial) que normalmente não passa dos 2%.

O resto do lucro que esse dinheiro gera pelos investimentos é retido pelo governo. Ou seja, só um lado se beneficia realmente nessa história.

É isso por dois motivos principais: primeiro porque, como o dinheiro rende um valor fixo, em anos de inflação elevada, acima de 5% você está, na verdade, perdendo dinheiro.

Segundo, o dinheiro do FGTS não pode ser sacado em qualquer momento, apenas diante de situações especiais, como para financiamento de imóvel ou quando você se aposenta pelo INSS ou sai da empresa sem ter sido demitido por justa causa.

O FGTS é quase um confisco e por isso tanta gente está comemorando a possibilidade do saque.

O que a medida do saque prevê

Como citamos, a medida tomada pelo governo prevê que contas inativas do FGTS possam ser acessadas e, seu valor, retirado.

E o que são essas contas inativas? Contas inativas são aquelas que, após o trabalhador sair da empresa, não puderam ser acessadas por algum motivo e continuaram abertas, apesar de não receberem mais depósitos.

Quem pode acessar o benefício

O saque de contas inativas do FGTS pode ser solicitado por qualquer trabalhador que tenha uma conta inativa em seu nome e que tenha parado de receber depósitos até o último dia de 2015.

Contas que se tornaram inativas em 2016 não poderão ser acessadas, assim como contas de empresas que você esteja trabalhando atualmente – e que, então, estão ativas.

Como o saque é feito

Para fazer o saque do FGTS, o trabalhador deve ir à uma agência da Caixa Econômica e, então, solicitar a retirada do benefício.

Os saques começaram a ser feitos hoje, diaa partir do dia 10 de março e o solicitante deve ficar atento, pois o dinheiro deve ser sacado em épocas específicas de acordo com sua data de aniversário. A partir do dia 10 de março, os nascidos em Janeiro e Fevereiro já podem solicitar o saque.

A partir de Abril, todos os aniversariantes de Março, Abril e Maio. Em Maio, é a vez dos aniversariantes de Junho, Julho e Agosto. Em Junho, o FGTS poderá ser sacado por quem nasceu em Setembro, Outubro ou Novembro. E em Julho, por fim, é a vez dos aniversariantes de dezembro.

Todos podem sacar até Julho e, exatamente por isso nesse último mês serão introduzidas apenas às pessoas de dezembro.

As agências provavelmente estarão cheias, mas o governo já anunciou que está pensando em horários especiais de funcionamento para o atendimento, como aos sábados.

Existe um valor mínimo ou máximo para o saque?

Não! Apesar de o governo inicialmente ter cogitado limitar a retirada em 1000 reais por trabalhador, isso não foi fixado e todo dinheiro pode ser retirado, sem valor mínimo ou máximo.

Apesar disso, determinados valores seguem instruções diferentes na hora da retirada. Para quem vai sacar até 1500 reais, o procedimento pode ser feito nos caixas eletrônicos apenas com o número do PIS e a senha do cartão do cidadão.

Para quem tem até 3000 reais, o saque pode ser feito com o cartão do cidadão em caixas eletrônicos e pontos Caixa aqui. Nas lotéricas, é necessário ter também um documento com foto. E quem vai sacar mais de 3000 reais, necessariamente precisa ir a uma agência com esses documentos.

Vale lembrar que, pensando na segurança do beneficiado, em todos os casos o dinheiro pode ser transferido para uma conta comum de outro banco. Assim não é necessário sair da agência com uma quantidade grande de dinheiro em espécie.

Como aproveitar o dinheiro

Com o dinheiro em mãos, é hora de pensar em como ele poderá ser aproveitado da melhor forma possível.

Para a maioria dos especialistas, o mais indicado é que esse valor retirado do FGTS seja utilizado para quitar dívidas. Afinal, ele foi um recebimento inesperado e pode, então, te ajudar a se livrar de multas e juros de dívidas que consomem seu dinheiro.

Outra indicação é fazer algum investimento e aplicar esse dinheiro de forma que ele realmente renda algo para você. E não, nós não estamos falando de colocar esse dinheiro na poupança, pois lá você não tem lucros reais e estará, na verdade, perdendo dinheiro. Nesse artigo aqui, você encontra dicas valiosas para investir seu saque do FGTS.

Encontre algum investimento que faça sentido para você, atenda às suas expectativas em termos de rendimento, simplicidade e segurança e invista! Você pode encontrar informações valiosas sobre diferentes tipos de investimento aqui mesmo em nosso blog e, se precisar, basta entrar em contato com a gente pelo site.

Gostou do texto? Achou ele útil e explicativo? Então compartilhe com seus amigos nas redes sociais. Assim, mais gente pode aproveitar o benefício do saque do FGTS.