Como investir no exterior? Tire todas as suas dúvidas
29 de agosto de 2019
Exibir tudo

Entenda sobre fundo de ações: como funciona? Vale a pena investir?

Se você procura investir seu dinheiro de uma maneira que possa render mais do que a renda fixa, o fundo de ações pode ser uma excelente oportunidade.

Você sabe exatamente o que isso é? Confira o que é o fundo de ações, veja como funciona, entenda quais são os riscos e analise se vale a pena investir. Continue a leitura a seguir.

O que é um fundo de ações?

Você já pensou em investir na bolsa de valores? Esse tipo de investimento pode ser um pouco complexo, sobretudo na hora de escolher qual a melhor empresa para você colocar o seu dinheiro. O fundo de ações é como uma maneira simplificada de investir na bolsa de valores.

Resumidamente, o fundo de ações é um condomínio aberto, no qual diversas pessoas investem de forma conjunta e, o mais importante, esse valor é investido em várias empresas ao mesmo tempo. O investidor compra uma cota —  que são frações de ações de diversas empresas — e junto com outros investidores, lucra de acordo com a valorização dessas ações.

Para quem está começando a investir agora, o fundo de ações pode ser ideal, afinal, exige um pouco menor de conhecimento pela parte do investidor.

Como o fundo de ações funciona?

Como explicamos, o fundo de ações é um fundo mútuo, ou seja, vários investidores aplicam conjuntamente. Um fundo de ações possui um gestor, geralmente ligado a uma administradora, que vai definir quais serão os melhores caminhos para os investimentos, como as melhores ações a se comprar e vender.

Então, o investidor não vai comprar diretamente ações de uma empresa, o que acontece no mercado acionário tradicional, mas cotas desse fundo. Por esse motivo o investidor não tem controle e não participa das tomadas de decisão feitas pelo fundo, uma vez que essas ficam a cargo do gestor.

O fundo de ações é uma renda variável. Isso significa que não é possível prever quanto esse dinheiro vai render, uma vez que depende da valorização das ações que o fundo está posicionado. Além disso, por ter o intermédio de um gestor especialista, esse tipo de investimento pode ter um custo adicional, a taxa de performance — valor pago ao gestor caso o fundo tenha resultados expressivos. Esteja sempre atento a isso!

Em resumo, como a instituição é responsável por todos os processos em relação aos investimentos, ao comprar uma cota do fundo de ações, você a autoriza a tomar decisões por você.

Vantagens do fundo de ações

Acredite, abrir mão das tomadas de decisão pode ser uma grande vantagem. Se você ainda está começando no mercado de ações, o ideal, realmente, é deixar que um especialista — além de todo um time de consultores — tome algumas decisões. Por ser um investimento de alto risco, é preciso ter bastante experiência e entendimento na hora de realizá-los. Então, o fato de um fundo de ações ser administrado por um especialista é um benefício enorme desse tipo de investimento.

Além disso, é um investimento diversificado. Em vez de investir uma quantia em apenas uma empresa, o fundo de ações permite que os valores sejam investidos em diversas ações de diversas empresas diferentes, diluindo o risco da carteira. Por exemplo, ainda que alguma ação seja desvalorizada, outras ainda podem se valorizar e um investimento pode compensar o outro.

Por último, uma outra vantagem interessante é o baixo investimento inicial. Existem fundos de ações nos quais é possível investir até mesmo R$1.000,00, tornando esse tipo de investimento mais acessível do que o mercado acionário tradicional.

Risco do fundo de ações

Ainda que seja administrado por profissionais, o fundo de ações não é considerado um investimento de baixo risco. Como já dito, os rendimentos dependem da valorização das ações, e tudo isso é dependente de diversos fatores como fatores político econômicos do país, fundamentalismo das empresas e análise gráfica.

Há também o risco de ações fraudulentas por parte das administradoras, que pode levar todo investimento a ser perdido.

Porém, ainda que existam esses riscos, há como contorná-los. A melhor forma de evitá-los é pesquisar bastante acerca do mercado e procurar por instituições confiáveis. Assim, você diminui os riscos da administração não ser feita de forma lucrativa e, também, de sofrer com golpes e fraudes.

Vale a pena investir?

É possível afirmar que não existe um investimento ideal ou elencar um que seja melhor do que o outro. Tudo isso dependerá do seu perfil de investidor, da quantidade de dinheiro que você pode e deseja investir e, claro, quais são os riscos que você está disposto a correr.

De certa forma, a maioria dos investimentos possui riscos, mas, vários deles podem ser contornados e controlados. O fundo de ações, por apresentar cotas diversificadas, diminui bastante o risco de desvalorização e perda do investimento total e, por ser administrado por especialistas, pode ser o ideal para quem está começando agora a investir no mercado de ações. Então, com um pouco de pesquisa, é possível encontrar a administradora certa que vai te ajudar a começar seus investimentos no fundo de ações.

Quer entender mais sobre o assunto e ver como nossa equipe pode te ajudar a se dar bem com este ou outros investimentos? Entre em contato conosco!

Formulário de Contato

    NOME COMPLETO
    E-MAIL
    ASSUNTO
    DEIXE SUA MENSAGEM
    ×
    Ajuda? Chat via WhatsApp