Fundos Imobiliários, Rendimentos Mensais ou Valorização de Cotas?

Posso investir com apenas 100 reais?
27 de abril de 2017
CRIs e CRAs: entenda sobre essa nova tendência de investimentos
3 de maio de 2017
Posso investir com apenas 100 reais?
27 de abril de 2017
CRIs e CRAs: entenda sobre essa nova tendência de investimentos
3 de maio de 2017

Fundos Imobiliários vem conquistando cada vez mais brasileiros.  Nesse investimento de renda variável, o investidor compra cotas de um fundo imobiliário pelo próprio Home Broker como se fosse comprar ações.

Muitas pessoas ainda são muito leigas nesse assunto. O objetivo desse post é alertar e explicar para os investidores sobre as duas mais usadas estratégias desse investimento.

Há dois jeitos de adquirir lucro com fundos imobiliários. A maioria dos investidores compram cotas para receber os rendimentos do fundo (alugueis) que são pagos mensalmente. A outra estratégia é pela valorização das cotas do fundo, ou seja comprar cotas para futuramente vender elas por um preço elevado, lucrando então essa diferença.

Independente da estratégia que o investidor usa, é importante saber os detalhes, vantagens, desvantagens e informações adicionais. Segue abaixo tudo que você precisa saber de cada estratégia para que possa investir de acordo com seu perfil de cliente.

Rendimentos mensais

Muitos investidores compram cotas de fundos imobiliários justamente pelos rendimentos mensais pagos mensalmente em suas contas correntes. Quem não gostaria de ter uma renda extra mensal para ajudar a pagar as contas?  Segue abaixo as vantagens e desvantagens dessa estratégia.

 

Vantagens

 

  • É possível para o investidor fazer uma aposentadoria própria comprando cotas de fundos imobiliários e recebendo os rendimentos como se fosse um salário.
  • É um tipo de renda extra para o bolso do investidor. Muitos brasileiros buscam um extra para pagar contas e ficar bem até o final do mês. Fundos imobiliários é um ótimo jeito de adquirir essa renda extra.
  • Os rendimentos são líquidos de qualquer imposto.
  • Fazendo uma carteira diversificada, com alguns fundos imobiliários, é possível ter um ótimo rendimento mensal maior que a poupança.
  • Em alguns fundos, há um pagamento grande anual ou semestral. Eles chamam esse pagamento de ‘renda gorda’.

 

Desvantagens

 

  • É possível que um fundo pare de pagar alugueis, ou diminua os rendimentos pagos.
  • A rentabilidade não é sempre fixa. O investidor pode estar esperando uma quantia, porém receber menos do que o esperado.
  • Mais interessante com um capital grande.
  • Fazer compras de poucas cotas nem sempre é interessante pois em cada compra, o investidor arca com o custo da corretagem.

Valorização das Cotas

A outra estratégia que alguns investidores usa, é a questão da valorização das cotas. O objetivo é comprar por um preço e vender por um preço elevado.

 

Vantagens

  • O investidor pode obter bons lucros comprando cotas com preço baixo e vendendo com preços elevados.
  • É um mercado bem sólido.
  • É um mercado que acompanha os cenários econômicos.
  • Um investimento que investidores consideram moderados, não é agressivo igual ações, e nem conservadores igual a renda fixa.

Desvantagens

  • Sujeito a quedas.
  • Imposto de renda caso haja lucro (valorização da cota)
  • Pouca liquidez de mercado.

Conclusão:

A estratégia de investimento é diferente para cada investidor, porém há mais vantagens para os investidores que vão comprar cotas para receber rendimentos mensais do que para vender as cotas valorizadas. Com rendimentos mensais o investidor tem uma porção de oportunidades. Ele pode utilizar como renda extra, pode comprar mais cotas ou pode alocar esse capital em outro investimento. No outro lado da moeda, para especular a valorização da cota, requer uma maior atenção. Para o investidor que gosta de especular preços, o mercado de ações talvez seja mais interessante pois possui uma melhor liquidez. Porém para o investidor que conhece o mercado imobiliário, estuda e acompanha com uma certa frequência os fundos, ele pode sim obter grandes lucros com a valorização de cotas.