Como reduzir gastos domésticos e economizar mais

4 Dicas para aumentar a rentabilidade da sua carteira de investimentos
20 de março de 2017
Você sabe o que é um CDB e como investir?
22 de março de 2017
4 Dicas para aumentar a rentabilidade da sua carteira de investimentos
20 de março de 2017
Você sabe o que é um CDB e como investir?
22 de março de 2017

Economizar dinheiro é extremamente importante para qualquer um que deseja ter mais estabilidade financeira em um determinado período ou para quem quer fazer investimentos e ter uma vida mais tranquila. Porém, economizar é uma tarefa extremamente complicada, principalmente no ambiente familiar. Afinal, alguns gastos domésticos são inevitáveis e são eles que acabam comprometendo a maior parte do orçamento.

Mas, com o devido controle e planejamento, é possível diminuir até mesmo os gastos mais básicos e conseguir economizar mais dinheiro. Ao contrário do que muita gente pensa, as pequenas coisas podem fazer uma grande diferença e você vai sentir isso ao final de cada mês.

Continue lendo e descubra 06 dicas que vão te ajudar a reduzir seus gastos domésticos em pontos que você nem achava que faziam diferença:

Saiba para onde está indo seu dinheiro

O primeiro passo para que você consiga reduzir seus gastos e economize mais, é saber para onde está indo seu dinheiro, e entender como é a relação entre o que você ganha e o que você gasta.

Para isso, é interessante que você faça um orçamento doméstico mensal e comece a controlar melhor sua renda e as despesas. Um bom orçamento vai fazer com que você identifique os pontos que mais consomem seu dinheiro, e, a partir daí, você pode considerar se cada gasto é realmente necessário e se pode ser cortado ou diminuído.

Para fazer um orçamento doméstico, você só precisa anotar seus gastos e renda de forma detalhada em uma planilha e, então, fazer um acompanhamento semanal, para saber se as despesas estão ficando dentro do previsto.

Terminou o mês com dinheiro sobrando? Ótimo! Você já pode guardar para investir em algo. Terminou no vermelho? Sinal que você precisa rever seu orçamento ou acompanhá-lo com mais cuidado.

Economize água e energia elétrica

Outro ponto ao qual você deve prestar atenção, é quanto ao consumo de água e energia elétrica em sua residência. Você provavelmente acha que já economiza o suficiente. Mas será que economiza mesmo?

Vamos ver: você costuma sair de casa e deixar todos os seus aparelhos na tomada? Fica muito tempo com a geladeira aberta enquanto pensa no que vai pegar? Escova os dentes com a torneira aberta? Gasta mais do que 8min no banho e entra para o chuveiro entre as 18h e 23h? Lava seu carro ou o terreiro de casa usando uma mangueira?

Se você respondeu sim a qualquer uma dessas perguntas, saiba que você não economiza tanto quando poderia e ainda está tendo gastos desnecessários. (E caso você tenha ficado curioso, tomar banho entre as 18h e 21h custa mais, pois esse é considerado um horário “de pico” de energia.)

Faça mais refeições em casa

Você costuma comer todos os dias fora de casa ou frequentemente pede comida por delivery? Então devia pensar seriamente em mudar isso. Comer fora de casa ou pedir refeições prontas normalmente é muito mais caro do que fazer sua própria comida.

A não ser que você viva sozinho e tenha muito problema com desperdício de comida que não é consumida a tempo, fazer refeições em casa é uma ótima opção. Além de ser terapêutico e divertido, cozinhar vai te ajudar a economizar não só enquanto você estiver em casa. Afinal, você pode preparar as famosas marmitas para consumir nos próximos dias, no trabalho, por exemplo, e assim, evitar gastos com refeições.    

Não desperdice comida

Relacionado ao item anterior, outro ponto muito importante é: evite o desperdício de comida. Cozinhar é ótimo. Porém, antes de fazer isso, pense se você e sua família vão realmente consumir a quantidade de alimento que será preparada e, se possível, faça porções menores e de forma mais calculada.

E se você se descuidou e fez comida a mais, antes de simplesmente jogar tudo no lixo, pense se não é possível armazenar o alimento (a maioria se conserva bem quando congelado, por exemplo) e pesquise formas de reaproveitá-lo. Por exemplo, se você fez arroz hoje e, por acaso, sobrou uma grande quantidade, tente armazená-lo na geladeira e, na próxima refeição, esquente-o com alguns vegetais ou faça bolinhos.

Isso, além de te ajudar a economizar, vai deixar sua consciência mais tranquila.   

Repense como você se desloca pela cidade

Se em sua família há um carro por pessoa é hora de pensar se isso é realmente necessário. Afinal, um carro exige manutenções periódicas, IPVAs, gastos com gasolina e outras despesas que não ficam nada baratas.

Portanto, repense o modo como você se desloca pela cidade e pense se ter um carro é realmente a melhor opção. O transporte público realmente não te atende? Você não consegue pegar caronas para ir e voltar do trabalho? Utilizar táxi ou Uber não compensa mais? De acordo com alguns especialistas, ter um carro hoje não é mais tão vantajoso – e nem tão necessário – quanto antigamente e, por isso, os jovens estão adiando cada vez mais a aquisição do primeiro veículo.  

Planeje suas compras

Quando precisa fazer compras no supermercado ou ir ao shopping comprar algo específico, você acaba gastando mais do que deveria? Saiba então que isso é normal e acontece, na maioria das vezes, pela simples falta de planejamento.

Você sai de casa sem saber o que quer de fato comprar e, então, acaba comprando várias coisas das quais não precisava ou que não eram seu foco naquele momento.

Portanto, quando precisar fazer compras, seja para sua casa ou para você, planeje o que você vai comprar, quanto pretende gastar e seja objetivo! Por exemplo: você precisa comprar uma camisa nova para trabalhar? Então antes de partir para a compra, já pense de qual cor ela será, qual o modelo, em quais lojas você vai experimentar e qual o preço máximo que poderá pagar. Isso vai evitar que você se perca e acabe comprando 10 camisas por estar confuso em relação a uma só.

Reduzir seus gastos domésticos é possível!

Com um pouco de planejamento e cuidado, é possível diminuir muito os gastos domésticos cotidianos e aumentar suas economias. Seguindo esses passos, por exemplo, pode ser muito mais simples manter o controle de suas finanças e passar todos os meses no azul!

 E se este for o caso, planeje em que investir seu dinheiro, seja em uma viagem, ou em aplicações com boas rendas, só não saia gastando desesperadamente e aplique seu dinheiro em corrida de cavalos !