Holding: entenda o conceito e como investir

O que fazer com o seu saldo do FGTS?
21 de fevereiro de 2017
Previdência privada: saiba por onde começar
23 de fevereiro de 2017
O que fazer com o seu saldo do FGTS?
21 de fevereiro de 2017
Previdência privada: saiba por onde começar
23 de fevereiro de 2017

Holding: entenda o conceito e como investir

Se você chegou até este artigo sobre holding é porque está querendo investir no mercado financeiro, não é mesmo? A proposta aqui é esclarecer o conceito de holding e todos os aspectos sobre essa forma de investimento.

Uma das boas opções para investir no mercado financeiro é comprar ações de grandes empresas que têm estabilidade econômica. Ao começar a investir nesse mercado tão complexo, você pode acabar investindo em alguma empresa que pode não atender a suas expectativas.

Está querendo uma dica boa de investimento? Então continue lendo e aprenda uma das formas mais interessantes de investimento, para obter o retorno da sua aplicação de acordo com o que você espera.O que é holding?

De um modo geral, holding é uma empresa que possui a maior parte das ações de outras empresas e, assim, controla a administração e políticas organizacionais.

Holding pode ser definida como uma empresa, na qual os gestores administram outras empresas que fazem parte de um grupo.

Sendo assim, ao investir em uma holding você pode ter um retorno de 20%, uma vez que é uma empresa controlando outras – geradoras de lucro. Além disso, a certeza de ganhos é maior do que realizar aplicação em uma única empresa.

Se você consultar a BM&FBovespa vai perceber que, no mercado, há inúmeras opções de investimento em holdings. Você pode comprar ações de um banco ou então da instituição que controla eses banco.

Existe holding familiar?

Na verdade, holding familiar não é bem um tipo de holding, mas se configura como uma circunstância em que a holding se apresenta. Ou seja, nada mais é do que uma empresa familiar.

Controladora ou controlada?

Como você já aprendeu, holding é uma empresa que controla um grupo de empresas, certo? Então, o que essa empresa controladora faz é, de um modo geral, repassar a aplicação dos investidores, tendo sido ajustados os dividendos e os juros. É claro que esse repasse é feito após serem quitadas as despesas da holding.

Mas você deve estar pensando: que despesas são essas, sendo que a holding é um “grupo de gestores” que controlam algumas empresas? Calma, vamos te explicar:

Os maiores gastos de uma holding são os salários dos empresários e gastos administrativos, como,por exemplo, envio de documentos e correspondências, publicações e taxas em geral. Dependendo do nível de ações envolvidas, há um aumento com despesas financeiras.

Se você está pensando em aplicar seu investimento em uma holding ao invés de se tornar acionista em uma controlada, o primeiro ponto que você precisa analisar é o gasto mensal da holding com despesas administrativas.

Mas não avalie essas despesas por elas mesmas, isto  é, faça um comparativo entre quanto é gasto por mês e qual o retorno de capital que você receberia. Em um primeiro momento, seus cálculos podem apresentar um valor muito alto, mas, ao considerar o lucro a ser obtido, esses valores se tornam completamente acessíveis.

Você não precisa se preocupar com as despesas tributárias da holding porque são isentos de contribuição social e imposto de renda sobre o lucro. Isso se deve as principais maneiras de apropriação de lucro pela empresa controladora.

Quando houver equivalência entre os valores gastos com o percentual de lucro é como se você  tivesse a posse da holding ou uma porcentagem da controlada.

A aquisição de ações da holding é vantajosa para você quando existir uma diferença de 10% entre o valor de mercado da holding e o valor de mercado da participação detida pela holding. Além disso, a controlada deve estar na Bolsa de Valores.

Vantagens 

Muitos investidores já experientes e especialistas em análises de mercado afirmam que uma das estratégias fundamentais para ter sucesso no mercado financeiro é diversificar as aplicações a fim de reduzir os riscos. Por isso é muito comum que grandes investidores tenham ações em empresas de setores completamente diferentes.

Caso você esteja começando agora no mercado financeiro, vale a dica de aplicar seus recursos em segmentos diferentes, uma vez que isso garante que os lucros que você obtiver estarão dentro da média. Enquanto um setor vai mal, o outro pode estar em completa ascensão. Assim, o efeito negativo é anulado porque os seus investimentos estão em um equilíbrio.

Ao aplicar seu capital em uma holding, indiretamente, você investe em outras empresas, concorda? Se a holding tem como objetivo controlar as ações de algumas empresas, a estratégia de diversificar os investimentos pode, em certa medida, representar uma holding.

Nesse sentido, a maior vantagem que você terá em investir em uma holding é o baixo risco de não obter lucros. Enquanto seus investimentos estiverem diluídos em mercados diferentes, você estará minimamente seguro de suas aplicações.

Analisando a holding

Estamos tratando de um grupo de empresas e, muitas das vezes, em segmentos diferentes, não é mesmo? Por esta razão, analisar a saúde financeira da holding não é tarefa fácil. Cada empresa precisa ser avaliada individualmente, levando em consideração seu desempenho e o cenário econômico em que está inserida.

É bem trabalhoso para o grupo de gestores analisar e validar os índices de cada empresa. Esse é um dos motivos pelo qual se faz necessária a participação efetiva dos gestores, bem como acompanhar os projetos em desenvolvimento para que tragam frutos a holding. Essa constante análise pode, também, trazer insights sobre os segmentos propensos para investimentos.

Pensando assim, o resultado que a holding apresenta é o reflexo da administração das empresas do grupo. Quando uma empresa vai bem, as outras tendem a seguir o mesmo caminho.