Ibovespa: O que é? Para que serve? Como usá-lo a seu favor?

Você ainda guarda dinheiro em casa? Descubra porque não deveria
18 de outubro de 2017
03 investimentos isentos de imposto de renda
24 de outubro de 2017
Você ainda guarda dinheiro em casa? Descubra porque não deveria
18 de outubro de 2017
03 investimentos isentos de imposto de renda
24 de outubro de 2017

O que é e pra que serve o Ibovespa?

Notícias sobre alta e queda do Ibovespa são comuns, entretanto grande parte das pessoas não sabe realmente do que se trata e para que serve. O Ibovespa, ou Índice Bovespa, é resultado de uma carteira teórica de ativos, ou seja, simula uma carteira com ações de determinadas empresas.

As empresas contempladas pelo índice são aquelas de maior negociabilidade e representatividade na Bolsa Brasileira. Atualmente sua carteira contém 58 ações de diversas empresas como Vale, Usiminas, Gerdau e Ambev. É fácil perceber que as ações de maior representatividade e negociabilidade são, geralmente, ações de empresas consolidadas.

Dessa forma, quando o IBOV sobe ou cai, não quer dizer que todas as ações contempladas pelo índice subiram, mas sim que a carteira simulada pelo IBOV rentabilizou. Da mesma forma que a queda no índice não significa que todas as ações da carteira caíram, mas sim que a carteira geral apresentou queda.

Outra frequente confusão é a ideia de que o Ibovespa representa todas as ações da Bolsa brasileira. As pessoas acreditam que, se o IBOV cai, com certeza suas ações, independente de estarem ou não na carteira do índice, também irão cair.  Na verdade o IBOV é uma referência do movimento do mercado, ou seja, um panorama geral de como as ações tendem a se comportar.

Qual a importância do Ibovespa?

O Ibovespa não é o único índice do Mercado de ações. Existem diversos outros índices como o IbrX 50, IbrA e ISE, cada um com um diferente objetivo e uma diferente carteira teórica de ativos.

Para a BM&F Bovespa, o Ibovespa é considerado o principal índice por representar 85% das negociações realizadas na Bolsa. De forma homóloga, em outras Bolsas, outros índices são utilizados: na Bolsa de Tóquio, tem-se como principal índice o NIKKEI 225, na Bolsa de Nova Iorque, o índice Dow Jones está no centro das atenções. Eles são de grande importância, pois, como dito acima, representam, de forma generalizada, o movimento atual do Mercado de Capitais em seus respectivos países.

Como interpretar uma alta ou queda no Ibovespa?

Quando o Ibovespa está em alta, pode-se entender, de forma geral, que o momento é positivo para o Mercado de Capitais brasileiro, ou seja, as empresas estão crescendo, suas ações estão se valorizando e quem as contém está, provavelmente, satisfeito – bom momento para vender ativos.

Caso o Ibovespa esteja em queda, podemos entender que algo desfavorável está ocorrendo para as empresas de Capital Aberto, o que pode significar um bom momento para comprar ativos.

Lembrando, mais uma vez, que essa é uma análise geral do panorama do mercado e não é válido para todas as ações negociadas na BM&F Bovespa. Se você está iniciando seus investimentos, procure a ajuda de um assessor de Investimentos. A 3A terá prazer em auxiliá-lo.