Os impactos da queda da Selic na caderneta de poupança

Mercado de Opções – O que é? Como funciona? Quais as opções?
14 de dezembro de 2017
Dicas para começar 2018 com as finanças em dia!
2 de janeiro de 2018
Mercado de Opções – O que é? Como funciona? Quais as opções?
14 de dezembro de 2017
Dicas para começar 2018 com as finanças em dia!
2 de janeiro de 2018

A caderneta de poupança é um tipo de aplicação diretamente atrelada à taxa básica de juros da economia brasileira, a Selic. Portanto, em grande parte, seus rendimentos dependem do comportamento desta taxa no mercado.

E se você, como a maioria dos brasileiros, tem algum dinheiro investido na poupança, ultimamente deve ter percebido que seu rendimento está ligeiramente pior, certo? Isso acontece, pois, estamos vivenciando um momento em que a Selic está extremamente baixa e isso impacta diretamente nos rendimentos da poupança.

De acordo com as leis do nosso país, quando a Selic está acima de 8,25% ao ano, a poupança deve render 0,5% ao mês (mais ou menos 6,17% por ano) mais a taxa referencial determinada pelo Banco Central. Porém, quando a Selic cai e atinge valores inferiores a esses 8,25%, a poupança passa a render apenas 70% da Selic, mais a taxa referencial.

E foi isso que aconteceu em meados do mês de Setembro em nosso país: a Selic, que já vinha caindo, atingiu um valor inferior aos 8,25% e, por isso, o rendimento da poupança foi recalculado. Por isso, depósitos feitos depois do dia 03 de maio de 2012, quando a lei foi publicada, tiveram seu rendimento alterado.

Você pode não ter percebido ainda, mas isso impacta muito os resultados dessa aplicação. De acordo com cálculos de especialistas da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), enquanto com a regra antiga 10 mil reais renderiam 617 reais, com a nova, os mesmos 10 mil renderiam apenas 579 – uma diferença de quase 40 reais.

Apesar de uma Selic baixa geralmente representar que a inflação está sob controle e atrair mais investimentos econômicos para o país, para quem aplica dinheiro na poupança essa situação pode ser bastante prejudicial.

Então, mais do que nunca, é hora de enxergar esses momentos como uma oportunidade e buscar por alternativas inteligentes de investimento, que ofereçam um retorno melhor do que a poupança. Muita gente fica presa à caderneta por ter medo de investir ou não querer correr riscos, mas o que essas pessoas não sabem é que existem tipos de investimentos tão simples e seguros quanto a tradicional poupança.

A seguir, listamos algumas opções para que você considere. Elas podem ser feitas para atingir diferentes objetivos e atendem diversos perfis de investimentos. Basta escolher o que mais te atende e começar a investir! Confira:

3 alternativas para seu dinheiro render mais do que na poupança

Tesouro Direto

A alternativa mais buscada por quem quer sair da caderneta de poupança e está  procurando por investimentos simples e seguros, é o Tesouro Direto. Nessa plataforma, com valores a partir de 30 reais, você consegue investir em diferentes títulos do governo e garante uma rentabilidade muito maior para o seu dinheiro.

Nesse ambiente, é possível fazer aplicações de forma simples, rápida e você pode escolher o título que mais se adequa às suas expectativas e a sua realidade financeira. Além do mais, os investimentos no Tesouro Direto são considerados um dos mais seguros do mercado uma vez que eles são ligados ao Tesouro Nacional e não dependem da estabilidade de nenhuma instituição financeira.

CDB

Os Certificados de Crédito Bancário, ou CDBs, são um tipo de investimento que você faz ao “emprestar dinheiro” à uma instituição bancária e, por meio de uma negociação com a instituição, recebe os juros por ele.

Os Certificados podem ser pré ou pós-fixados e também tem um rendimento bem superior ao obtido com a poupança. Além do mais, os investimentos em CDB são protegidos pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC) e, por isso, são extremamente seguros para valores de até 250 mil reais.

LCIs e LCAs

Outros tipos de investimentos muito comuns quando se quer uma alternativa à poupança, são as Letras de Crédito – imobiliárias ou do agronegócio. Usadas para captar investimentos para esses dois setores, as Letras de Crédito possuem uma rentabilidade muito boa e semelhante à dos CDBs.

Além de também serem protegidos pelo Fundo Garantidor de Crédito, as LCIs e LCAs também têm a vantagem de serem isentas de imposto de renda, como uma forma de incentivar esse tipo de investimento.

É hora de buscar outros investimentos!

Com a queda da Selic e a diminuição nos rendimentos da poupança (que mesmo antes disso já eram muito baixos), é hora de buscar alternativas de investimento que possam te trazer melhores rendimentos.

Estude bastante sobre o mercado financeiro e suas opções, trace planos e objetivos para o seu dinheiro, e escolha o tipo de aplicação que mais se adequa à seu perfil de investidor! Este e-book produzido pelos especialistas da 3A Investimentos vai te ajudar a começar sua jornada com segurança e informações de qualidade. Baixe gratuitamente clicando aqui!

Aproveite também para compartilhar esse artigo com seus amigos em suas redes sociais e ajudar mais pessoas.