Comece a economizar o seu dinheiro agora!
23 de janeiro de 2017
Você tem um planejamento financeiro?
25 de janeiro de 2017
Comece a economizar o seu dinheiro agora!
23 de janeiro de 2017
Você tem um planejamento financeiro?
25 de janeiro de 2017

 

Uma dúvida muito recorrente, e que muitas vezes acaba limitando o cliente na hora de investir em aplicações com taxas superiores a encontradas em seus bancos, é a preocupação com o destino que o seu dinheiro terá caso ele invista através de uma corretora. É possível haver algum tipo de fraude?

Você faz uma transferência com suas economias para uma corretora, e é claro que você se preocupa com o procedência do mesmo. As corretoras podem pegar o seu dinheiro?

A resposta é: NÃO!

Você só pode fazer transferência de contas com o mesmo CPF (da conta corrente para a sua conta da corretora), e para retirar o dinheiro da corretora é do mesmo jeito; você transfere da sua conta da corretora para uma conta já pré-estabelecida com o mesmo CPF.

Em caso de conta conjunta, a corretora faz o requerimento de um comprovante de conta conjunta, o que mantém a segurança na hora de fazer o resgate da aplicação.

Outro receio dos investidores é: O que acontece com meu dinheiro caso uma corretora entre em falência?

Nos últimos tempos, vimos duas corretoras quebraram, entre elas a Corval. Caso ocorra o pior e sua corretora também passe por problemas financeiros que cause a falência, o seu dinheiro não irá se perder.

Como irei explicar adiante, quando você aplica o seu dinheiro, ele sai da corretora e vai para a instituição que você comprou o papel; o seus investimentos sempre estarão em seu nome, e não no nome da corretora.

Caso sua corretora fique impossibilitada de realizar suas atividades, você deve solicitar a Cetip (renda fixa) ou a Bovespa (ações) seus extratos, e então você estará apto a transferir seus ativos para outra corretora. Infelizmente, enquanto você aguarda a transferência, você ficará impossibilitado de movimentar sua conta.

Tempo real:

Com o dinheiro já na sua conta da nova corretora, cabe a você determinar onde investir a quantia. Independente da opção que você escolher, é possível acompanhar em tempo real o quanto seus investimentos então rendendo e a quantia atual do seu dinheiro pela plataforma.

Algumas plataformas, como a XP investimentos, já possuem um dispositivo móvel onde você pode acompanhar de forma fácil e prática o seu dinheiro; do mesmo jeito que você acompanha sua conta corrente, diminuindo a sensação de ter “perdido” a quantia que você aplicou.

Custodiantes:

O mercado mobiliário possui uma grande diversidade de investimentos, para todos os tipos de investidores, desde os mais conservadores aos arrojados. Porém, uma semelhança que todas as aplicações possui são os custodiantes.

Os custodiantes são instituições que tem como função fazer a atualização e a tutela dos títulos depositados pelo investidor. Ou seja, essas instituições facilitam as negociações, uma vez que o investidor sabe que uma empresa séria estará fazendo a guarda de seus ativos.

A partir do momento que você investe o seu capital, o seu dinheiro irá para a instituição a qual você comprou o produto, porém será custodiada por outro. Você continuará podendo acompanhar todo o montante no site ou no aplicativo móvel da sua corretora. Abaixo vou explicar mais detalhadamente quem são os custodiantes de cada tipo de aplicação financeira:

  • Renda fixa:

No caso dos investimentos de renda fixa, você terá como custodiante a Cetip (Central de Custódia e Liquidação Financeira de Títulos). Porém, o seu dinheiro não irá para a esse órgão, e sim para a instituição que você comprou o título, seja ela privada ou governamental.

O papel da Cetip é exclusivamente assegurar os seus direitos, ou seja, o seu dinheiro não pode ser desviado para outros fins pois a Cetip estará ciente que o investidor fez uma aplicação de x na instituição y.

Quando você opta por investimentos de renda fixa, é sabido que você estará financiando instituições privadas, como bancos, ou ao governo. Ao emprestar o seu dinheiro para a instituição, você receberá em troca um juros, o que faz a transação ser vista de forma positiva ao investidor.

Vamos pegar um exemplo corriqueiro de pessoas que investiram em LCI ou LCA. O mesmo ocorre com aqueles que investem em outros ativos de renda fixa, o que altera é o que a instituição irá fazer com o dinheiro emprestado. O investidor empresta seu dinheiro para uma instituição financeira, e a mesma financia áreas como, no exemplo, o agronegócio e o setor imobiliário.

LCI E LCA

 

 

  • Renda variável:

No caso da renda variável, temos a Companhia Brasileira de Liquidação e custódia (CBLC) a qual é responsável por fazer custodia das ações. Em outubro de 2008 houve a incorporação da CBLC à BM&F Bovespa.

A CBLC tem como função a custodia de todas as ações, diminuindo as chances de fraudes. É uma instituição que tem o histórico de todas as transações de compra e venda de ações, o que torna o investimento menos propício a erros.

Antigamente, antes da CBLC ser criada, as ações eram impressas e poderiam ser nominativas ou ao portador (era dono das ações que possuía o papel impresso das mesmas). Depois da criação da companhia, passaram apenas a existir ações nominativas, o que diminuiu muito o possível roubo.

Para ficar um pouco mais claro sobre o que é o custodiante e quem fica com o seu dinheiro, vou dar um exemplo de quem investe 1.000 em PETR4 (ação da Petrobras). O mercado de ações é composto por inúmeras pessoas vendendo e pessoas comprando, o tempo todo. Quem quiser comprar PETR4, terá que comprar de alguém que esteja querendo vende-las. A não ser que a empresa emita as ações pela primeira vez; ai quem vende as ações primárias são a própria empresa.

A CBLC é a custodiante de todas as ações, ela tem o controle de todas elas; porém, quando você compra ações de alguém o seu dinheiro vai direto para o vendedor, não passando pela custodiante.

Tanto em fundos imobiliários quanto as ETF’s o processo é semelhante ao descrito acima.

 

  • Fundos de investimentos:

Os fundos podem ter diferentes classificações. Existem os fundos de ações, de renda fixa, multimercado e o cambial; todos com produtos diferentes compondo suas carteiras. Caso queria entender mais sobre esse tipo de investimento, clique aqui.

Os custodiantes dos fundos são sempre os mesmos, possuindo como custodiantes as mesmas instituições: os bancos grandes, como o Itaú e o Bradesco. Porém, como os ativos que compõe as carteiras dos fundos de investimentos são ou de renda fixa ou variável, a custodia destes ativos é mantida pela Cetip ou pela CBLC, como já mencionado.

 

Conclusão:

Antes das instituições colocarem algum ativo a venda no mercado financeiro, é necessário que a mesma seja regulamentada por órgãos como a CVM (comissão de valores mobiliários) e o Banco Central; afim de reduzir as chances de fraude e desalinhamento com o investidor.

Procure uma corretora antes de investir no seu banco e se surpreenda com os investimentos!