Você está investindo errado na previdência? 4 perguntas para se fazer.

Por que as pessoas ainda tem receio de investir? Como posso superar?
29 de maio de 2017
O que são os fundos cambiais e como investir ?
2 de junho de 2017
Por que as pessoas ainda tem receio de investir? Como posso superar?
29 de maio de 2017
O que são os fundos cambiais e como investir ?
2 de junho de 2017

Quem decide investir na previdência, quer garantir que conseguirá ter uma velhice mais tranquila e sem perder seu padrão de vida, mesmo após ter parado de trabalhar. E com a proposta de reforma da previdência quase aprovada no Brasil, cada vez mais gente quer evitar de ficar à mercê das vontades do Estado e começa a aplicar na previdência privada. Porém, você sabia que muita gente passa longos períodos de tempo investindo errado na previdência e acaba comprometendo a rentabilidade de seu dinheiro?

Como a educação financeira não é uma prioridade em nosso contexto sociocultural, muitas pessoas não sabem ao certo como funciona a previdência privada. Com isso, elas acabam tomando péssimas decisões em relação à seus investimentos e, muitas vezes, nem se dão conta disso.

Se você investe na previdência, precisa avaliar se você realmente está fazendo bem ao seu dinheiro e ao seu futuro. E uma das melhores formas de fazer isso, é respondendo a 4 perguntas que listamos a seguir. Acompanhe e descubra se você está investindo errado na previdência:

Você está investindo nos produtos certos?

Muitas pessoas, por não compreenderem a melhor forma de realizar seus investimentos, acabam investindo em aplicações que apresentam um baixo rendimento e que comprometerão seu estilo de vida no futuro.

Exemplo disso é quem investe em PGBL e VGLB. Esses investimentos raramente ficam acima da CDI e acabam sendo uma boa opção apenas para a instituição que os oferece.

Portanto, antes de começar a investir na previdência levando em conta apenas o que é oferecido por grandes bancos, vale a pena ficar atento a outros tipos de fundos de investimento que podem ser mais rentáveis.

Você sabe como escolher entre tabela regressiva e progressiva?

Quando você vai começar a investir em um fundo de previdência privada, precisa escolher a forma como esse investimento será tributado em seu Imposto de Renda. Nesse caso, você tem duas opções: a tabela regressiva e a tabela progressiva.

A tabela progressiva é a mais antiga e pode cobrar de 0% a 27% dependendo do valor que a pessoa deseja sacar. Esse valor não se altera de acordo com o tempo de investimento e, por isso, é mais indicada para quem possui baixa renda ou precisa de garantir a liquidez da aplicação.

Já a tabela regressiva foi criada justamente para incentivar os investimentos de longo prazo. Inicialmente, a percentagem do imposto é bastante alta, de 35% até dois anos de investimento, mas ao longo do tempo vai diminuindo até chegar aos 10%. A tabela regressiva é indicada para quem realmente pode deixar seu dinheiro investido por um longo período de tempo e não fará saques imediatos.

Por isso, antes de começar a investir e de tomar sua decisão, é preciso levar em conta a liquidez desejada e a quantidade de dinheiro que você quer investir. Assim é possível fazer os cálculos e escolher a tabela mais adequada para o seu caso.  

Acha que PGBL e VGBL são as únicas opções de aposentadoria?

Quando você pensa em investir na previdência privada e procura sua instituição bancária para começar, muito provavelmente eles vão indicar que você invista no PGBL ou VGBL. Isso parece muito atrativo, na medida em que esses são produtos específicos para aposentadoria, mas, na realidade, eles são mais interessantes para o banco do que para quem investe.

PGBL e VGLB são produtos caros, que podem te dar bastante prejuízo caso você precise do dinheiro antes do tempo e que normalmente nem tem o melhor rendimento do mercado.

Portanto, quando for investir na sua aposentadoria, leve em consideração também outros produtos, como os CDBs, LCIs, LCAs e até mesmo os Títulos do Governo, especialmente o Tesouro IPCA. Só após avaliar todas essas opções, tome sua decisão final. Isso vai evitar que você tenha prejuízos ou ganhe menos do que poderia.

Não ficou atento a taxa de carregamento?

Se você está aplicando seu dinheiro, mas não se preocupou com as cobranças referentes à taxa de carregamento, você provavelmente está investindo errado na previdência.

Quando você investe em PGBL ou VGBL com grandes instituições, a maioria cobra uma taxa sobre o investimento, que é chamada de taxa de carregamento. Essa taxa é usada para remunerar os corretores dessas instituições. Porém, o grande problema é que muitos bancos cobram um percentual bastante alto nessa taxa e ele pode acabar prejudicando seus rendimentos.

E a situação fica ainda pior quando essa taxa é cobrada na entrada de cada aplicação. Pois assim, é como se você investisse menos dinheiro a cada vez e seus ganhos vão ser menores também.

Portanto, fique atento a essa taxa, procure saber como ela está sendo cobrada em seus investimentos e, caso não tenha como fugir dela, tente pelo menos fazer com que ela seja cobrada apenas na saída do dinheiro.

Você está investindo errado na previdência?

E então? Descobriu se você está fazendo um bom investimento na previdência? Se não, lembre-se de você pode sempre pedir a portabilidade do seu plano de previdência para um mais adequado e mais rentável.

E se você ainda está planejando seu investimento e quer tomar a melhor decisão, busque por informações confiáveis.

Em todas as situações, é sempre interessante também contar com a ajuda de profissionais especializados. Se precisar, fale conosco! Vamos te ajudar a fazer a melhor escolha.

Compartilhe esse texto também em suas redes sociais para ajudar mais pessoas!