04 taxas do mercado financeiro que você deveria conhecer
29 de junho de 2017
Contratos Futuros Agrícolas. O que são?
5 de julho de 2017
04 taxas do mercado financeiro que você deveria conhecer
29 de junho de 2017
Contratos Futuros Agrícolas. O que são?
5 de julho de 2017

Para começar a investir, você deve ter em mente a sua necessidade de liquidez e qual sua propensão ao risco. A partir dessas duas variáveis você estará pronto para começar a aplicar o seu dinheiro em produtos adequados para suas necessidades.

Quando te perguntam: “Quanto tempo o seu dinheiro pode ficar preso?” Você tem que ser extremamente coerente com a sua realidade, e pensar a longo prazo.

Se você tem em mente que em 2 anos irá comprar um apartamento novo, o dinheiro destinado para a compra não pode ser aplicado em um CDB (produto de renda fixa) de 3 anos, por exemplo, apesar da taxa ser superior a um CDB de 2 anos.

Todos os produtos que possuem um prazo de carência, precisam respeitar esse tempo.

Seguindo o exemplo acima, imagine que, depois dos 2 anos o “João” olhe um apartamento do seu agrado e da quantia que estava disposto a pagar e então, solicita o resgate do seu dinheiro que está em um CDB de 3 anos.

Por mais que os assessores tenham boa vontade em ajudar, o dinheiro não poderá ser retirado do produto para a compra do apartamento.

Para isso, analisar bem a liquidez dos produtos precisa ser algo feito com cautela, sempre olhando para o futuro.

A solução para quem pode, hoje, deixar o seu dinheiro por um bom tempo mas tem receio quanto a isso, é diversificar o capital aplicado.

O investidor pode colocar uma parcela do seu capital em um fundo DI (fundo que você tem liquidez diária, ou seja, se você solicitar o resgate até a hora que as movimentações do fundo são feitas –esse horário está sinalizado na lâmina do fundo- você terá o seu capital na sua conta no mesmo dia) ou em um fundo com uma liquidez um pouco menor que o fundo DI porém que atenda a necessidade do cliente.

Há fundos que precisam de 4 dias uteis após o resgate para cair na sua conta, porém são fundos que entregam uma rentabilidade parecida com a rentabilidade dos produtos de renda fixa.

Outra possibilidade é dividir o seu capital em produtos de renda fixa com diferentes vencimentos, ou seja, você compra um produto que vence em 6 meses, outro que vence em 1 ano e assim por diante.

Essas são apenas algumas dicas para você não passar aperto na hora que precisar do seu capital e o mesmo não apresentar liquidez no prazo que você deseja.

Analise bastante o tempo de permanência necessário para cada produto e não se deslumbre com as taxas pagas para produtos que possuem um prazo muito longo de vencimento.

Quanto maior o tempo que você puder deixar o seu dinheiro preso, maior serão as taxas pagas pelos produtos de renda fixa, tenha isso em mente!

Espero que tenham gostado!