Por que é importante considerar a liquidez de um investimento?

Derivativos: o que são e qual a importância para os seus investimentos?
20 de abril de 2017
Como aposentar mais cedo?
26 de abril de 2017
Derivativos: o que são e qual a importância para os seus investimentos?
20 de abril de 2017
Como aposentar mais cedo?
26 de abril de 2017

Quando uma pessoa vai escolher um investimento, existe uma série de fatores que devem ser levados em conta para que ela não comprometa a efetividade das suas aplicações, nem coloque sua vida financeira em risco. Rentabilidade, vencimento, proteção do valor investido e outros pontos são extremamente importantes. Porém, um que também é essencial e que às vezes acaba esquecido é a liquidez do investimento.

As pessoas se descuidam desse ponto, tanto por não terem plena consciência do que ele significa, tanto por não entenderem como ele impacta o investimento. Portanto, para te ajudar a investir de forma mais consciente e segura, preparamos este artigo que explica tudo sobre a liquidez de um investimento e porque ela é tão importante. Você vai entender o que isso significa, qual sua relação com a rentabilidade e a liquidez de diferentes investimentos.

Continue lendo e, caso também queira entender sobre 20 outros termos financeiros, leia este mini guia.

O que é liquidez de um investimento?

De forma geral, a liquidez de um investimento é a medida da capacidade que ele possui de ser convertido em dinheiro de forma rápida e sem perdas financeiras. Um investimento possui alta liquidez quando, rapidamente, ele pode ser convertido em moeda, sem perder seu valor ou gerar prejuízos para o investidor.

Ao contrário, um investimento com baixa liquidez é aquele que não pode ser facilmente convertido em dinheiro, seja pela falta de compradores, seja pelo tempo mínimo de investimento. Investimentos com baixa liquidez, quando precisam (e podem) ser trocados por moeda antes do tempo, podem causar prejuízos financeiros ao investidor e fazer com que ele tenha perda de rentabilidade.  

Liquidez x Rentabilidade

A rentabilidade é outro fator que deve ser levado em conta na hora de fazer um investimento. Porém, ela é diferente da liquidez e ambas devem ser observadas com cuidado por quem deseja fazer aplicações.

A rentabilidade de um investimento é, de forma geral, o que ele vai render durante o período de aplicação do dinheiro. A renda de um investimento pode ser fixa ou variável, como explicamos aqui neste artigo.  

Normalmente, investimentos com uma liquidez menor, costumam ter uma rentabilidade maior e isso pode parecer atrativo. Porém, de nada adianta você fazer um investimento nada líquido se você não tem certeza de que poderá abrir mão do dinheiro por tanto tempo. Afinal, nesses casos, se você precisar do valor investido antes da hora, para uma emergência ou algo do tipo, terá grandes dificuldades para conseguí-lo e ainda pode acabar tendo grandes perdas de rentabilidade e do dinheiro investido.

Portanto, sempre fique atento à relação entre rentabilidade e liquidez de um investimento e não comprometa seu dinheiro por longos períodos sem ter a certeza de que ele realmente poderá ficar intocável por esse tempo.

Por que é importante ficar atento à liquidez de um investimento?

Como de certa forma já explicamos, na hora de investir qualquer valor, é importante ficar atento à vários fatores e a liquidez é um deles.

Investimentos com uma liquidez mais baixa podem parecer mais atrativos, mas podem te dar muitos prejuízos e problemas caso você precise do dinheiro antes do tempo, seja para uma emergência ou por ter achado algo melhor para investir. Portanto, eles devem ser feitos com cuidado e apenas se você tiver certeza de que poderá abrir mão do dinheiro pelo período determinado.

Uma boa dica para quem quer investir de forma inteligente é diversificar suas aplicações. Assim, você consegue garantir condições melhores diminuindo a liquidez de parte de seus investimentos, mas, mantendo uma quantia altamente líquida, fica precavido em casos de emergência ou mudanças de plano.

A liquidez de diferentes investimentos

Para te ajudar na hora de escolher onde aplicar seu dinheiro, listamos os principais tipos de investimento e qual a sua liquidez. Confira:

Poupança: Tem liquidez alta, mas caso ocorra resgate antes do aniversário da data de aplicação a rentabilidade do mês não é apurada.

Títulos públicos: no caso do títulos públicos, a liquidez normalmente é média, pois as vendas ocorrem apenas uma vez por semana e não há garantia de venda.

CDB: a liquidez dos CDBs é bastante flexível e pode ser negociada de acordo com as necessidades e objetivos do investidor.

Ações: nesse caso, depende bastante do ativo, mas normalmente é alta.

Imóveis: baixa, pois normalmente o processo de venda de um imóvel é demorado, por mais que haja compradores.

 

Conclusão

É importante investir sempre de forma estratégica, pensando não apenas nos lucros, mas em outros fatores, como na liquidez de um investimento. Isso vai evitar que você tenha surpresas no caminho e acabe tento prejuízos financeiros.

Portanto, pesquise muito antes de investir, leve em conta seus objetivos e situação atual e, se necessário, procure especialistas.

E se você gostou do artigo, não deixe de compartilhar em suas redes sociais. Ele pode ajudar outras pessoas também!