Porque você deveria dar mesada aos seus filhos

Como investir no Tesouro Direto
21 de junho de 2017
O QUE É UM TRADER E O QUE ELES FAZEM?
26 de junho de 2017
Como investir no Tesouro Direto
21 de junho de 2017
O QUE É UM TRADER E O QUE ELES FAZEM?
26 de junho de 2017

Quando se trata de oferecer mesada a um jovem, as opiniões dos pais normalmente ficam divididas. Há quem acredite que essa é uma forma eficiente de fazer com que o jovem melhore sua relação com o dinheiro e seja mais organizado desde cedo. Mas há também quem pense que lidar com uma mesada é responsabilidade demais e que jovens não sabem (e não devem) cuidar de nenhum dinheiro até certa idade.

Mas então qual ponto é o correto? Essa é uma pergunta que não pode ser respondida tão facilmente, uma vez que pessoas diferentes também tem modos diferentes de criar seus filhos. Porém, levando em consideração a opinião de especialistas em finanças, dar mesada a uma criança é sim uma excelente atitude dos pais e pode ajudar a formar adultos mais conscientes em relação ao dinheiro e à organização financeira.

A seguir, ressaltamos os principais motivos que tornam a mesada uma boa decisão e também separamos algumas dicas básicas para quem quer começar a utilizá-la com os filhos.

Por que dar mesada a uma criança ou adolescente?

 

  • A criança ou adolescente passa a ser mais consciente e organizada financeiramente

Quando você entrega uma quantidade de dinheiro a um jovem e faz com que ele entenda que é isso que ele pode gastar naquele mês, você faz com que ele precise se organizar para não gastar tudo de uma vez. Caso contrário, ele terá que se contentar com o saldo nulo.

Então, além de estar “forçando” o jovem a ter uma espécie de planejamento financeiro, você faz com que ele passe a dar mais valor ao dinheiro. Afinal, se ele desperdiçar, vai acabar sofrendo as consequências.

  • Ajuda a compreender os conceitos de caro e barato

Quando o jovem começa a arcar com seus gastos, a partir do total de dinheiro que ele recebe, aos poucos ele começa a entender de forma mais clara o que é realmente caro ou barato. Afinal, com a mesada, ele agora tem um referencial.

Por exemplo, se um brinquedo custa uma boa parte da mesada (ou mais do que seu valor total), ele não será mais visto como algo barato. Isso é extremamente importante para que a criança aprenda o que realmente é prioridade para ela e entenda quando vale a pena gastar tanto dinheiro com um produto.

  • Cria responsabilidade financeira

Um jovem que recebe mesada, aprende desde cedo que todas as decisões que ele tomar em relação ao seu dinheiro têm alguma consequência. Se ele gastar demais, vai ficar sem saldo até o próximo mês. Da mesma forma, se ele conseguir economizar, pode se dar até alguma recompensa pelo esforço.

Portanto, uma mesada é uma excelente forma de fazer com que as crianças e adolescentes sejam mais responsáveis com seu dinheiro e se tornem também adultos mais responsáveis no futuro.

  • Cria o hábito de poupar

Uma vez que o jovem entende o quanto pode ser custoso conseguir grandes valores em dinheiro de uma só vez, ele entende também a importância de poupar e ir juntando pequenas quantias aos poucos. Isso faz com que ela também entenda que é preciso economizar e que nem todas as coisas podem ser adquiridas rapidamente e sem esforço. Poupar é necessário e faz muito bem.

Orientações para dar a mesada de forma correta

Se depois de ler todos esses pontos, você se convenceu a dar uma mesada para seus filhos, excelente! Então é hora de se organizar para que essa decisão seja realmente eficiente e benéfica para os jovens.

Uma dúvida que sempre surge nesse momento é: quanto eu devo dar de mesada? Então, vale ressaltar que não existe uma resposta certa para essa pergunta. Tudo depende de suas condições financeiras e dos gastos de seus filhos. O mais indicado é que você calcule a quantidade de dinheiro que a criança normalmente gasta, incluindo gastos diários como lanches e outros mais pontuais como brinquedos, balas, cinema etc. Você pode deixar de fora coisas como roupas básicas e outros pontos de maior necessidade dos jovens – que são os pais que normalmente escolhem e compram.

Além do mais, vale ressaltar que não existe uma idade ideal para começar a dar a mesada, mas a partir dos 8 anos já é recomendado. É interessante que, quando os pais forem começar a dar o dinheiro, eles tenham uma conversa com os filhos, expliquem sobre a mesada e sempre oriente a criança para evitar frustrações com o dinheiro.

É importante também que os pais não deem mais dinheiro para a criança caso ela gaste tudo. Caso contrário, ela vai entender que “tudo bem gastar tudo, porque vem mais de forma fácil”. A mesada também não deve ser entendida como uma recompensa por comportamentos específicos e não deve ser relacionada ao cumprimento de tarefas. Ela é apenas uma forma de educar a criança e não um prêmio ou ferramenta de punição.  

Conclusão

Ficou convencido dos benefícios da mesada? Então adote e ajude seus filhos a terem uma consciência maior financeiramente. Não se esqueça de incentivar que eles façam uma reserva para começar a investir assim que possível. Isso vai ser essencial para seu sucesso!

Espero que tenham gostado!