Por que optar por investimentos de renda fixa nesse momento?

Contratos Futuros Agrícolas. O que são?
5 de julho de 2017
Fundos Imobiliários – Fundos de Papéis ou Fundos de Imóveis?
9 de julho de 2017
Contratos Futuros Agrícolas. O que são?
5 de julho de 2017
Fundos Imobiliários – Fundos de Papéis ou Fundos de Imóveis?
9 de julho de 2017

Atualmente, vivemos um momento de grande instabilidade e incerteza no Brasil no que diz respeito à política e, consequentemente, à economia. Logo, uma alternativa é o investimento em renda fixa.

Portanto, quem faz investimentos ou quer criar uma reserva de segurança para este momento, deve sempre analisar com mais atenção. Isso porque, com a inflação em alta, os juros elevados e a insegurança política, determinadas aplicações podem acabar sendo muito impactadas – de forma negativa.

Diante disso, uma boa pedida para o momento, seria talvez os investimentos de renda fixa. Eles podem te ajudar a ter um bom rendimento, sem colocar em risco seu dinheiro, uma vez que rendem de forma fixa (previamente negociada) e, com isso, não são tão afetados pelas variações na economia. Com os investimentos de renda fixa, na maioria dos casos, é como se você emprestasse seu dinheiro e recebesse juros por isso.

Além do mais, existem diferentes opções de investimentos em renda fixa (para pessoas com diferentes perfis) e é possível escolher o mais adequado de acordo com suas necessidades. Inclusive, alguns desses investimentos são isentos de Imposto de Renda, o que é excelente em alguns casos.

A seguir você pode conferir mais alguns (bons) motivos para escolher a renda fixa nesse momento:

Instabilidade econômica

O primeiro motivo para que você opte pelos investimentos de renda fixa é a instabilidade econômica pela qual nosso país está passando. Como já citamos, devido principalmente à alguns acontecimentos políticos, o Brasil não tem conseguido manter sua estabilidade econômica e, em poucas horas, um cenário que estava levemente otimista, pode ser desestabilizado e sofrer grandes impactos.

Isso foi o que aconteceu, por exemplo, no último dia 17 (de maio). Após a revelação de possíveis irregularidades envolvendo o atual Presidente da República, a Bolsa de Valores de São Paulo, por exemplo, registrou uma queda de mais de 8% no índice Bovespa. Isso gerou grandes impactos para os investidores e deixou muita gente ainda mais insegura de apostar na bolsa neste momento.

Juros muito altos

Temidos por muitas pessoas, no caso dos investimentos de renda fixa, os juros são um aliado e contribuem para o seu bom rendimento. Há mais de um ano, os juros no país estão em alta constante e a previsão é que esse ano eles atinjam a marca de quase 14% – uma das maiores do mundo.

Por isso, é interessante investir em aplicações que acompanhem a taxa básica de juros, pois eles podem, facilmente, chegar quase aos 12% de rendimento ao ano, mesmo com os descontos do Imposto de Renda.

Boas opções de investimento

Outro ponto que é bastante vantajoso para quem decide investir em aplicações de renda fixa, é a quantidade de opções. Como dissemos, é possível encontrar diferentes tipos de investimentos, para vários perfis e necessidades, e o investidor pode realmente tomar a decisão que mais se adeque à sua situação atual.

Por exemplo, se você vai investir uma quantia mais baixa e pretende resgatar o dinheiro em até dois anos, pode optar pelo Tesouro Selic. Do contrário, se você vai investir uma quantia mais alta de dinheiro e pretende deixá-lo rendendo por muitos anos (pelo menos 10), é válido escolher o Tesouro IPCA.

E não para aí. Você ainda pode optar pelos CDBs, LCIs, LCAs e outros investimentos bastante vantajosos, como os CRIs e CRAs.  

Segurança

Além do mais, alguns investimentos de renda fixa têm o mesmo nível de segurança que a poupança. Eles são protegidos pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC) quando a quantia aplicada não ultrapassa os 250 mil reais e, por isso, o risco de perder dinheiro em alguns casos é quase nulo.

Entre os investimentos seguros e protegidos pelo Fundo Garantidor de Crédito, estão os CDBs, as LCIs e as LCAs, por exemplo.

Inclusive, caso você esteja pensando em aplicar seu dinheiro em algum desses tipos de investimento, vale dar uma olhada neste artigo do nosso blog. Nele você vai entender mais sobre cada um deles e descobrir também qual é a melhor opção para cada momento e necessidade.

Se você quer segurança nesse momento considere investir em Renda Fixa

Depois de ler esse artigo, você já deve ter entendido porque os investimentos em renda fixa são opções relevantes para quem não quer se arriscar nesse momento. Você tem muitas opções para escolher de acordo com sua necessidade, podem ter um bom rendimento, e ainda fica bastante protegido na maioria dos casos.

Por isso, se você busca por segurança e estabilidade, aliadas à bons rendimentos, deve procurar por um bom investimento de renda fixa! Aqui em nosso blog você pode encontrar mais informações sobre esse assunto e, caso ainda tenha dúvidas depois de pesquisar, pode nos perguntar.

 

Espero que tenha gostado!