Você está investindo errado na previdência? 4 perguntas para se fazer.
31 de maio de 2017
QUAIS SÃO OS CERTIFICADOS DO MERCADO FINANCEIRO?
7 de junho de 2017
Você está investindo errado na previdência? 4 perguntas para se fazer.
31 de maio de 2017
QUAIS SÃO OS CERTIFICADOS DO MERCADO FINANCEIRO?
7 de junho de 2017

A medida que uma pessoa vai perdendo o receio de investir e se sente mais confiante para diversificar suas aplicações, ela vai conhecendo novos tipos de investimentos que antes provavelmente ela não entendia ou não sabia como realizar. E como exemplo desses investimentos, temos os Fundos Cambiais.

Ao contrário do que muita gente pensa, o mercado de investimentos não se resume à bolsa de valores e aos títulos públicos. Existem muitas outras opções que podem ser mais ou menos interessantes de acordo com as necessidades da pessoa e o seu perfil de investidor e é importante ficar atento e conhecer as vantagens e riscos oferecidos por cada uma delas.

E para te ajudar com os fundos cambiais, nós preparamos este artigo! Aqui você vai entender o que são esses investimentos, como eles funcionam e em quais situações é indicado que uma pessoa aplique seu dinheiro neles.

O que são fundos cambiais?

Os fundos cambiais são fundos de investimentos que acompanham uma moeda estrangeira, sendo ela normalmente o dólar ou euro. De forma geral, o investimento é feito em títulos nessa moeda estrangeira e, por isso, seu rendimento depende da variação do valor dessa moeda em um determinado intervalo de tempo. Se houver uma valorização da moeda em relação ao real, os ganhos serão maiores. Porém, da mesma forma, se houver uma desvalorização da moeda, poderá gerar prejuízos financeiros para o investidor.

Os fundos cambiais são uma excelente opção para quem pode assumir riscos maiores e quer diversificar seus investimentos.

Como eles funcionam?

os fundos cambiais são negociados apenas com instituições financeiras autorizadas, você pode encontrá-los na sua área logada da corretadora a qual você tem conta.

O investimento nesse caso pode ser feito em títulos públicos ou privados. Igual aos demais tipos de fundos, os fundos cambiais são formados a partir das aplicações de diferentes investidores e tem o patrimônio liquido administrado por um gestor.

Para que seja considerado como um fundo cambial, 80% do montante investido pelas pessoas precisa, necessariamente, estar relacionado à variação de uma moeda estrangeira. Os outros 20% podem ser utilizados para garantir mais segurança e estabilidade aos investimentos em caso de emergência e podem ser aplicados, por exemplo, em títulos públicos ou outros investimentos de renda fixa.

Quais os riscos e vantagens desse investimento?

Os fundos cambiais, por acompanharem a variação de uma moeda estrangeira, na maioria das vezes o dólar, são excelentes pedidas diante de um cenário de iminente desvalorização do real – como o que vivemos em 2017. Afinal, enquanto essa seria uma situação desfavorável para investimentos em real, ela é excelente para quem tem aplicações em fundos cambiais.

Os fundos cambiais também são bastante interessantes em termos de liquidez, uma vez que podem ser retirados diariamente sem perdas financeiras provocadas por essa ação. Se você não sabe o que é liquidez e sua importância na hora de investir, vale conferir este artigo aqui.

Porém, vale lembrar que esse investimento é considerado bastante arriscado, uma vez que a oscilação das moedas é bastante imprevisível e relacionada a fatores como política, medidas econômicas protecionistas etc.

Além do mais, os fundos cambiais sofrem tributação no imposto de renda de acordo com o tempo de investimento. Essa tributação varia entre os 15% e os 22,5%. Por isso é importante estar atento e se preparar para prestar contas ao leão!

Quando você deve investir em fundos cambiais?

Então, tendo tudo isso em mente, quando é que eu devo investir em fundos cambiais, afinal de contas?

Primeiramente, para investir em fundos cambiais, você deve estar disposto a se arriscar. Em segundo lugar, é importante ressaltar que esses fundos não são recomendados caso seu objetivo seja acumular riquezas e rentabilizar o dinheiro investido por meio da alta do dólar. Eles são interessantes apenas para quem quer manter seu poder de compra em alguma moeda estrangeira ou quer acompanhar sua variação e se proteger de possíveis desvalorizações do real.

Para quem tem dívidas no exterior ou até mesmo pretende viajar ou fazer compras em outro país, esse é um ótimo investimento também.

Conclusão

E então? Conseguiu compreender o que é um fundo cambial e como ele funciona?

Como você deve ter notado, esse é um investimento para pessoas com um perfil e necessidades bastante específicas. E quando realizado da forma correta, ele pode trazer benefícios incríveis para quem aposta nele.

Gostou do investimento e acha que é o mais adequado para sua situação? Entre em contato com um assessor e converse mais sobre sua carteira e as opções do mercado!