O que você deve saber sobre os principais indicadores econômicos

Multimercados: a bola da vez!
13 de fevereiro de 2017
Como fazer um bom acompanhamento de conta?
15 de fevereiro de 2017
Multimercados: a bola da vez!
13 de fevereiro de 2017
Como fazer um bom acompanhamento de conta?
15 de fevereiro de 2017

Somos constantemente bombardeados por notícias e novidades econômicas. Muitas vezes nos encontramos escutando siglas que não fazemos ideia do que significam, mas sabemos que são importantes.

O Intuito do texto de hoje é apresentar, de forma simples, quais são os indicadores mais relevantes no mundo dos investimentos e como eles afetam você.

Selic (Taxa básica da economia)

A taxa Selic é uma taxa de financiamento interbancário.

No final de cada dia, os bancos precisam estar com suas contas zeradas; então os bancos que tem dinheiro em caixa emprestam para os que fecharam o dia no vermelho.

Esse empréstimo tem, como lastro, títulos do governo brasileiro; o que diminui os riscos da operação.

Como o risco da transação é lastreado por títulos do governo, e o prazo é o menor possível (uma noite) o risco acaba sendo o do próprio governo. Logo essa taxa acaba se tornando base para todas as outras taxas de juros econômicas.

Afim de alterar a inflação do país, o Banco Central brasileiro aumenta a taxa Selic para tentar diminuir a inflação e vice-versa. É importante ressaltar que, de 45 em 45 dias há a reunião do COPOM (Comitê de Política Monetária), onde a taxa Selic tem seu valor revisado, podendo haver alterações.

Se o Banco Central quiser reduzir a inflação, ela aumenta a Selic. Isso implica no aumento de todas as taxas da economia, fazendo com que o empréstimo, por exemplo, fique mais caro.

O intuito dessa “jogada” é que o cidadão brasileiro reduza seu consumo e invista mais. Isso faz com que a inflação diminua (iremos aprofundar mais sobre ela em breve).

  • A Selic é boa ou ruim para os investimentos?

Aqueles que entendem e sabem usar a alta da Selic ao seu favor consegue ter rendimentos muito bons durante o período. Os juros pagos pelo governo em seus papéis (tesouro direto) se elevam, ou seja, o investidor ganha mais rentabilidade.

Produtos que apresentam sua rentabilidade Pré-fixada (a taxa é fixada no momento da compra do ativo) ficam extremamente atraentes em tempos de Selic alta.

  • Porque as pessoas pensam que a Selic alta é ruim?

A Selic é vista como negativa pela população porque, quando há uma alta, o consumo das pessoas diminui, o que implica em menos vendas para lojas e empresas; consequentemente mais desemprego.

A taxa básica de juros da economia também é responsável pelo aumento de outras taxas cobradas pelo banco. A taxa cobrada no cheque especial, no cartão de crédito e em outros investimentos seguem a Selic.

CDI (Certificado de depósito Interbancário)

O CDI é uma taxa que acompanha a Selic, logo se uma aumenta a outra aumenta e vice-versa.

É extremamente comum ver o rendimento de um produto de renda fixa que paga uma porcentagem do CDI.

Se você adquire um papel que te entrega 118% do CDI você só saberá quanto realmente rendeu no termino do investimento. Isso ocorre porque o CDI acompanha a Selic, ou seja, pode alterar em 45 dias.

Esteja sempre atento na hora de adquirir esses produtos. Se o país tem uma expectativa de queda na taxa básica de juros (Selic), pode ser que investimentos de outras categorias sejam mais interessantes que esse tipo de produto.

IPCA

O IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) é o índice oficial do país que mede a inflação.

O IPCA é calculado a partir do aumento dos preços de produtos do comércio e da indústria, ou seja, o quanto seu dinheiro perde poder de compra. Isto é, você guardou R$100 reais há um ano na sua casa, e a inflação do período foi de 10%, o seu dinheiro hoje compraria algo que ano passado você adquiria por R$90 reais.

Esse índice é muito importante, tanto para seu dia-a-dia quanto para seus investimentos.

A inflação em 2015 estava na casa dos 8% e a poupança na casa dos 6%. Logo quem manteve seu capital nesse tipo de investimento teve uma perda de 2% no seu valor de compra. Uma maneira sutil de perder dinheiro, né?

Para que isso não aconteça, investir com sabedoria e em bons produtos é imprescindível!

Como umas das medidas do governo para a diminuição da inflação é o aumento da Selic, investidores inteligentes irão apostar em produtos pré-fixados com taxas altas; garantindo uma boa remuneração até o fim do seu investimento.

Ibovespa (índice Bovespa)

De acordo com a BM&F Bovespa, o Ibovespa é “o indicador do desempenho médio das cotações dos ativos de maior negociabilidade e representatividade do mercado de ações brasileiro.”, ou seja, conseguimos saber através dele se o mercado acionário, em geral, teve uma valorização ou desvalorização. Através desse indicador é possível analisar uma tendência geral do mercado.

Para aqueles que investem em ativos de renda variável esse índice é imprescindível.

O Ibovespa mostra para os investidores qual é a saúde do mercado de ações. Se o Ibovespa está baixo, isso implica em dizer que as ações das principais empresas e mais negociadas em bolsa estão caindo.

Esse índice ajuda o investidor a montar sua posição uma vez que ela serve de “termômetro”, uma espécie de parâmetro do mercado.

Conclusão

Agora que você já sabe quais as taxas mais comuns e famosas do nosso mercado financeiro, você poderá procurar investimentos melhores. Agora lucrar mais em momentos econômicos diferentes fica mais fácil.

É muito fácil perder dinheiro. Se você deixar o seu dinheiro guardado, debaixo de 7 chaves, mesmo assim ele estará sendo corroído pela inflação. Logo, investir é imprescindível!

Sugiro que antes de ir até uma plataforma aberta e aplicar sozinho o seu dinheiro, você procure uma assessoria. As maiores corretoras com plataformas abertas do Brasil disponibilizam assessores para ajudar o investidor a alocar seus investimentos de forma inteligente e rentável.