Onde colocar o dinheiro da poupança?

FGTS: como se dar bem com a medida do saque
9 de março de 2017
Imóvel: comprar ou alugar?
13 de março de 2017
FGTS: como se dar bem com a medida do saque
9 de março de 2017
Imóvel: comprar ou alugar?
13 de março de 2017

Quando sobra algum dinheiro no final do mês, a maioria das pessoas vê duas opções: gastar com algo extra, ou guardar e investir o dinheiro.

E normalmente, quando optam por essa última, a escolha é sempre a mesma: aplicar o valor em uma caderneta de poupança. Isso porque a maioria das pessoas enxerga essa ação como algo muito simples e seguro – o que de fato é.

Mas você sabia que existem investimentos mais vantajosos do que a poupança e que podem ser tão simples e seguros quanto ela?

A maioria das pessoas desconhece esse fato e, por isso, acaba limitando a efetividade e rentabilidade de seus investimentos ao escolher a poupança. Isso porque esse tipo de aplicação é ruim em vários sentidos – por exemplo, tem baixa rentabilidade e mal cobre a inflação.

Então, para te ajudar a investir de forma mais inteligente, reunimos nesse artigo 03 tipos de investimentos mais vantajosos do que a poupança e que são pouco arriscados e simples de realizar. Leia sobre cada um deles, veja suas particularidades, entenda o que melhor atende às suas expectativas em termos de rentabilidade, segurança e facilidade e comece a investir!

03 investimentos mais vantajosos do que a poupança

01. Tesouro Selic

A primeira e mais comum alternativa à poupança, são os investimentos no Tesouro Selic. O Tesouro Selic é um título público no qual se pode investir através da plataforma de negociação online Tesouro Direto. Ele leva esse nome justamente porque paga ao investidor, durante o tempo de aplicação, um valor determinado pela variação da taxa básica de juros, que é a taxa Selic.

Esse investimento é uma ótima alternativa à poupança por diversos motivos. Primeiro, porque ele é mais rentável. Enquanto a poupança rende aproximadamente 6% ao ano, o Tesouro Selic, mesmo com as deduções do imposto de renda (20%), rende, em média, 12%.

Além do mais, o Tesouro Selic é tão seguro quanto a poupança. Isso porque, como o emissor desses títulos é o governo, o risco de crédito, de desonra do pagamento, é quase nula. Há quem diga, inclusive, que esse investimento é, na verdade, mais seguro do que a poupança, que conta com FGC (Fundo Garantidor de Crédito).

Com o Tesouro Selic, assim como na poupança, é possível aplicar pouco dinheiro e ainda há a vantagem de que, caso o investidor deseje vender o título antes do prazo, ele, normalmente, não terá prejuízos.

Por fim, vale citar apenas que é preciso tomar cuidado com as taxas cobradas pelas instituições autorizadas a negociar esses títulos. Pesquise bastante, sempre para que você possa escolher a melhor opção.

02. LCI e LCA

LCI (letra de crédito imobiliário) e LCA (letra de crédito do agronegócio) são outros investimentos mais vantajosos que a poupança. Eles são títulos emitidos por bancos para financiar o desenvolvimento dos setores imobiliário e do agronegócio, respectivamente.

Assim como a poupança, esses títulos são isentos do imposto de renda, como uma forma de incentivar o crédito aos setores em questão.

E além de serem mais rentáveis, esses investimentos podem ser considerados tão seguros quanto a poupança, uma vez que também são protegidos pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito), quando o valor da aplicação é de até 250 mil reais.

Porém, um ponto que deve ser levado em conta antes de se iniciar um investimento em LCI ou LCA é quanto a baixa liquidez desses títulos. Alguns deles têm vencimento superior a um ou dois anos e, para quem não está disposto a “abrir mão” do dinheiro por tanto tempo, essa pode não ser a melhor opção.

Além do mais, é preciso pesquisar bastante antes de investir, pois alguns bancos podem pedir aportes mínimos muito altos. Vale ficar atento!

03. CDB

Quando investe em um CDB (Certificado de Depósito Bancário), você está, basicamente emprestando dinheiro a um banco e será remunerado por isso. E como funciona? Simples: a Instituição pega seu dinheiro pagando uma taxa e empresta a outras pessoas cobrando o dobro dessa taxa. Assim, tanto você, quanto o banco saem lucrando!

Esse tipo de investimento é negociado com as próprias instituições bancárias e, a partir de uma série de fatores, seu rendimento pode ser maior ou menor. De forma geral, os bancos pagam ao investidor um percentual da taxa DI, que fica próxima a taxa Selic, e a rentabilidade pode ser até o dobro do que é conseguido com a poupança.

Além do mais, com CDBs é possível trabalhar com liquidez até diária e, se não quiser, o investidor não precisa fixar um vencimento muito distante para sua aplicação. E assim como a poupança, esse tipo de investimento também é protegido pelo FGC em valores até 250 mil reais, o que dá mais segurança na hora de fazer a aplicação.

Quanto ao aporte mínimo para aplicações em CDB, é possível encontrar instituições que trabalham com valores bem baixos e esse não é um impedimento para o investimento.

O único ponto de atenção é quanto a dedução no imposto de renda. Ao contrário do LCI e LCA, esse investimento não é isento e, antes de optar por ele, vale a pena ver se ele será vantajoso mesmo com os descontos.

Conclusão:

E então? Convencido de que existem outros investimentos mais vantajosos que a poupança ée tão simples e seguros quanto ela?

Você não precisa ter medo de procurar outros tipos de aplicação e apostar em novos negócios. É importante estudar bastante, entender sobre o mercado, a economia e questões financeiras para melhorar cada vez mais a qualidade dos seus investimentos e ter mais rentabilidade.

Sobrou um dinheiro no fim do mês e você quer que ele seja bem utilizado em um investimento? Então pense em suas necessidades, objetivos e escolha uma aplicação adequada. Se precisar, conte com nossa ajuda! Temos um time de especialistas pronto para te auxiliar e encontrar a melhor opção para você.

E você já realiza outros investimentos mais vantajosos que a poupança e que são tão seguros e simples quanto ela? Compartilhe sua experiência com a gente nos comentários.