O que é inflação e como ela afeta sua vida

O que significa Duration? E como calcular?
22 de maio de 2017
Fundo fechado: Quando vale a pena?
25 de maio de 2017
O que significa Duration? E como calcular?
22 de maio de 2017
Fundo fechado: Quando vale a pena?
25 de maio de 2017

No Brasil, quem começa a estudar economia, finanças ou quer entender mais sobre o mercado, se depara com uma série de termos técnicos que, na maioria das vezes, eram desconhecidos. Sendo assim, é preciso buscar informações sobre essas palavras e compreender o que elas representam. E nesse cenário, uma das expressões mais comuns – e menos compreendidas pelas pessoas – é a inflação.

Todo mundo que lê jornais ou assiste TV com alguma frequência se depara com essa palavra constantemente durante o dia, mas poucos realmente sabem o que é inflação e como ela impacta a vida das pessoas. Portanto, para te ajudar a entender o que é a inflação, preparamos este artigo. Aqui você vai entender o significado dessa palavra e ver também como ela impacta sua vida e como é possível evitar seus efeitos e não ter prejuízos financeiros.

E caso você queira entender mais sobre outros 20 termos financeiros, dê uma olhada também neste artigo.  

O que é inflação?

De forma prática e bastante simplificada, a inflação é a variação do preço de determinados produtos em um intervalo de tempo definido. Por exemplo, se uma coisa custava 10 reais em Janeiro de determinado ano e em Maio desse mesmo ano ela passa a custar 11 reais, significa que a inflação no período para este produto foi de 10%.  A porcentagem da inflação equivale a variação no preço dos produtos.

O governo possui planos de controle da inflação e sempre determina um valor máximo ao qual ela deve chegar – baseado em uma série de fatores. Mas em tempos de crise e instabilidade econômica, a inflação tende a ficar mais alta e menos estável também.

O IPCA

O IPCA – Índice de Preços ao Consumidor Amplo – é o indicador oficial da Inflação no Brasil. Ele mede a variação de preço de todos os produtos no país, desde gasolina, água e luz, até alimentos e bens como carros e imóveis.

Esse índice é calculado pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – a partir de grupos específicos de produtos e diversos critérios.

O IPCA também serve de referência para calcular os rendimentos de determinados investimentos, como o Tesouro IPCA  (antiga NTN-B) 

Então como a inflação impacta minha vida e como posso lidar melhor com ela?

Depois da definição do que é inflação, você já deve ter entendido como ela impacta sua vida. A inflação mostra o quanto os produtos estão ficando mais caros com o passar do tempo e esse aumento de preço impacta diretamente em seu bolso – já que você vai precisar gastar sempre mais para poder adquirir as mesmas coisas.

Vamos supor, por exemplo, que você queira comprar um carro novo daqui a 12 meses e ele custa agora 40 mil reais. Nessas condições, você teria que economizar mais ou menos 3.300 reais por mês. Porém, se nesse período a inflação chegar a 6%, você precisará de mais 2.400 reais para comprar o carro no final das contas – pensando de forma absoluta e ignorando questões como desvalorização de modelo. Isso acontece porque, enquanto seu dinheiro estava parado desvalorizando, o carro “valorizou” e ficou mais caro. Ele inflacionou.

E então, como contornar essa situação e fazer com que o dinheiro não perca valor? Simples: aplicando em investimentos que rendam acima da inflação.

Nesses casos, você pode procurar por rendimentos mais seguros, como os Títulos do Governo, ou CDBs. A poupança não é uma boa alternativa, pois raramente ela consegue entregar rendimentos acima da inflação e então você continuará perdendo dinheiro. Caso você queira arriscar mais, as ações são uma boa pedida, pois podem entregar rendimentos muito melhores, mas recomendo não entrar sem saber nada. 

É importante também diversificar os seus investimentos para evitar surpresas e prejuízos financeiros.

Agora você já entende melhor o que é a inflação?

Com todas essas informações, você já pode ficar mais atento ao modo como gasta seu dinheiro e evitar que ele fique parado desvalorizando enquanto a inflação não para.

Economize sempre que possível e faça investimentos diversificados para garantir bons rendimentos – que compensem a inflação. Aqui em nosso blog você encontra informações sobre os principais tipos de aplicações e dicas para investir de forma inteligente.

Caso você ainda não se sinta seguro com os investimentos e queira se manter mais conservador, sem perder dinheiro, pode começar com aplicações menos arriscadas, como os Títulos do Governo, os CDBs e os LCIs e LCAs. Nesse tipo de investimento você não precisa de muito dinheiro para começar a ainda garante a segurança do valor aplicado.

Espero que tenham gostado!