O QUE É UM TRADER E O QUE ELES FAZEM?

Porque você deveria dar mesada aos seus filhos
22 de junho de 2017
Você investe em títulos de capitalização? Veja 5 motivos para não fazer isso
28 de junho de 2017
Porque você deveria dar mesada aos seus filhos
22 de junho de 2017
Você investe em títulos de capitalização? Veja 5 motivos para não fazer isso
28 de junho de 2017

 São vários os termos técnicos que encontramos no mercado financeiro, não temos que decora-los, mas é sempre bom ter um breve conhecimento sobre o significado desses termos, e um deles é o denominado Trader.

 Trader é nada mais nada menos que um investidor do mercado financeiro ( na bolsa de valores) que busca ganhar dinheiro com operações de curto prazo, aproveitando a volatilidade do mercado. Este Trader pode ser considerado também como um especulador, que costuma operar seu próprio capital tomando suas decisões e riscos, não precisa de ninguém para dar “pitaco” em seus movimentos.

Ele busca então ganhos financeiros realizando a compra e a venda de ações ou outros ativos negociados na Bolsa. Ele pode ganhar tanto na alta quanto na queda dos preços já que ele pode realizar operações de venda a descoberto, o mercado financeiro pode estar subindo ou caindo que não vai importar. Se a Bolsa em queda por um lado prejudica investimentos de longo prazo, por outro ela traz muita volatilidade ao mercado, o que é bom para o Trader, que consegue mais espaço para especulação.

Para ser um Trader é necessário ter um certificado ou ganhar muito?

  Para ser um Trader basta começar a operar de forma independente e com próprio gerenciamento de risco, e ter o retorno ou não equivalente a suas “especulações”, um vendedor de picolés não precisa vender mil picolés para receber este nome, da mesma forma o Trader não precisa gerar milhões para ser um Trader. Se o individuo quer ser um Trader para operar seu próprio capital não é preciso ter diploma especifico ou certificado mas se quiser realizar o serviço para terceiros deve passar por todo um processo regulamentador.

Existe Traders que operam o dinheiro de terceiros?

De acordo com a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) não é permitido que um individuo não regulamentado de acordo com as normas estabelecidas, opere 100% a carteira/portfólio de terceiros, mas sim, existem Traders que fazem este serviço, mas seria extremamente arriscado deixar parte de seu patrimônio totalmente nas mãos de uma pessoa que não tem controle sobre o mercado, mesmo sendo uma pessoa experiente. O que seria permitido é um Trader certificado operar com restrições a carteira de um cliente ou um agente autônomo certificado pela CVM, realizar uma ordem dada pelo cliente especificando o que deve ser comprado, por quanto e quantas unidades, não dando total controle para este operador ( que não necessariamente é um Trader).

Espero que tenham entendido um pouco o que são os Traders e o que eles fazem!