Orçamento doméstico: benefícios e passo a passo para criar o seu

Como Declarar Meus Títulos do Tesouro no IR?
6 de abril de 2017
Passo a Passo para se tornar um investidor
12 de abril de 2017
Como Declarar Meus Títulos do Tesouro no IR?
6 de abril de 2017
Passo a Passo para se tornar um investidor
12 de abril de 2017

Muita gente acha que um bom planejamento financeiro é um luxo destinado somente a grandes empresas, empreendedores ou quem lida cotidianamente com muito dinheiro. Mas isso não poderia ser mais equivocado. Um bom planejamento financeiro é essencial para quem quer ou precisa melhorar sua relação com o dinheiro, e todos deveriam investir em um orçamento doméstico, seja ele pessoal ou familiar.

O orçamento doméstico vai te ajudar a ser mais organizado quanto aos seus ganhos e despesas e até contribuir para que você invista em algo de longo prazo. E ao contrário do que parece, não é nada complicado montar seu orçamento e você não precisa de grandes conhecimentos de contabilidade, economia, ou de dominar o Excel. Dá pra fazer um excelente planejamento e com apenas um pouco de estudo sobre o assunto.

Não acredita? Então vou demonstrar passo a passo como realizar o seu.

O que é orçamento doméstico?

Um orçamento doméstico, é uma forma de controlar seus lucros e despesas pessoais para evitar surpresas financeiras e facilitar o alcance de suas metas e objetivos de vida.

Ele consiste em organizar uma planilha – digital ou física – com tudo aquilo que você vai receber e gastar em determinado mês. Assim você conseguirá visualizar melhor sua situação financeira em cada período e se planejar em função dos gastos e ganhos específicos em determinado intervalo de tempo.

E por que você deve ter um orçamento doméstico?

O principal motivo para ter um bom orçamento doméstico é a organização que esse método traz a sua vida financeira. E a partir disso, os benefícios são inúmeros, como:

  • Maior visualização e controle de gastos, possibilitando cortes em áreas supérfluas.
  • Menor chance de “ficar no vermelho”, uma vez que você tem noção das suas finanças.
  • Maior possibilidade de sobrar algum dinheiro para investir em algo rentável.

E agora que você já tem noção das vantagens dessa ferramenta, vamos a prática!

Como fazer um orçamento doméstico? Veja o passo a passo.

Fazer um planejamento financeiro doméstico é extremamente simples. Antes de começar, um ponto importante é definir se você fará seu orçamento manualmente ou no computador, com ajuda de uma ferramenta.

Não existe certo ou errado quanto à isso e você pode ficar a vontade para escolher a maneira de se sentir mais confortável. Se for fazer a mão, você deve prezar pela organização, separar o esquema em cores e, se necessário, fazer um rascunho antes de preencher o orçamento de forma definitiva. Se for fazer no computador, também deve criar um esquema simples de visualizar e que possa ser facilmente lembrado e acessado.

Feito isso, é hora de partir para a construção do orçamento. Primeiramente, desenhe uma tabela  para um mês específico e a divida em duas colunas: uma destinada aos lucros e outra aos gastos. E então comece a preencher seguindo os passos indicados:

1. Identifique as despesas e separe em fixas e variáveis

Pense no mês, para o qual você está fazendo o planejamento, e tente se lembrar de todos os gastos que você vai ter. Todos mesmo!

Comece pelos mais fáceis, que normalmente são os gastos fixos, que vem todo mês e não variam – como aluguel ou mensalidade da faculdade. Depois, pense nos “semifixos”, que você também tem todo mês, mas que podem variar um pouco – como contas de luz e celular. Para estes coloque valores aproximados e o mais realistas possível. Por fim, inclua os gastos variáveis. Pense em tudo que você pretende fazer no mês e anote! Vai ao cinema duas vezes? Precisa de uma roupa nova ou de um presente de aniversário para o namorado? Então registre tudo e estipule valores aproximados para gastar com cada ação. E principalmente em meses com datas comemorativas, como Natal ou carnaval, fique atento para não se esquecer de nada!

Se possível, inclua os dias em que acontecerão esses gastos.

No final desse processo, você conseguirá ter uma visão bem realista de quanto irá gastar durante o mês e calcular se isso está dentro do que você esperava.

2. Anote todas as suas fontes de receita

Agora que você já sabe o que provavelmente vai gastar no mês, é hora de ver de onde vai vir o dinheiro. Identifique todas as suas fontes de renda, classifique-as da mesma forma que fez com as despesas, em fixas, “semifixas” e variáveis, e também registre a data em que você vai receber de cada fonte.

3. Entenda sua situação e assuma o controle

Preenchendo a planilha você já terá uma ideia da sua situação financeira para o próximo mês. Ainda assim, some os valores de cada coluna de forma separada e, no fim, subtraia o total dos gastos do total dos lucros.

Se após essa operação você encontrou um valor positivo, parabéns! Significa que sua renda mensal irá cobrir os custos planejados e ainda pode sobrar um dinheirinho para você investir em algo estratégico.

Mas se o valor foi negativo, não se desespere. Descobrindo isso com antecedência, você tem tempo para se planejar financeiramente e pensar em formas de evitar o saldo negativo. Tente cortar gastos, encontrar fontes alternativas de ganhar dinheiro e faça de tudo para não precisar recorrer a empréstimos, cheques ou a uma retirada de seus investimentos.

E todos os meses, independente do seu resultado, tente sempre pensar se você está realmente gastando seu dinheiro de forma inteligente e considere cortar gastos supérfluos.

4. Estabeleça objetivos claros

Com seu orçamento doméstico pronto, você deve começar a pensar em suas finanças de forma estratégica, voltada para o alcance de objetivos específicos em sua vida.

Você quer, em dois anos, comprar um carro? Ou em 10 anos, comprar um apartamento? Então quanto precisará economizar por mês para isso? Existe algum investimento que possa te ajudar a realizar essas propostas?

Pesquise, se planeje e realmente viva de forma disciplinada para alcançar seus objetivos. Afinal, sua concretização é que fará todo seu esforço valer a pena.

E como manter e seguir um orçamento doméstico?

Por fim, uma dúvida bastante comum é: como conseguir manter meu planejamento de forma disciplinada e organizada?

Infelizmente não existe uma resposta definitiva que garanta sua organização quanto ao orçamento. O indicado é que você sempre trabalhe pensando em um retorno futuro e entenda o quanto essa ferramenta é essencial para sua estabilidade financeira.

Manter o orçamento sempre em um local visível e verificar seus gastos pelo menos uma vez por semana pode também pode te ajudar a se manter engajado!

Concluindo;

Manter um bom planejamento financeiro é essencial na vida de qualquer pessoa e pode melhorar sua relação com o dinheiro, além de torná-la mais consciente sobre seus gastos e lucros.

Entendeu direitinho como fazer seu próprio orçamento? Então é hora de colocar as mãos a obra e começar a se planejar financeiramente para realizar seus sonhos ou conseguir a tão sonhada estabilidade econômica.

E se você quer ir além do básico e trabalhar de forma mais rentável com seu dinheiro, nós podemos ajudar! Fique de olho nos conteúdos em nosso blog e fale com a gente. Vamos encontrar a melhor solução de acordo com sua situação, desejos e necessidades.