Você sabe o que é um COE? Descubra sobre este produto
8 de maio de 2017
Em qual investir: Títulos de Renda Fixa ou Fundos de Renda Fixa?
11 de maio de 2017
Você sabe o que é um COE? Descubra sobre este produto
8 de maio de 2017
Em qual investir: Títulos de Renda Fixa ou Fundos de Renda Fixa?
11 de maio de 2017

Nos últimos anos vivemos grandes aumentos do valor das moedas estrangeiras em nosso país. O que poucos sabem é que poderiam ter lucrado com isso.

Quando digo aqui no blog que o mercado financeiro é extremamente amplo, não estou  exagerando. Ele realmente é.

Para aqueles que desejam lucrar com a oscilação do câmbio, temos algumas oportunidades no nosso mercado, sendo duas delas os fundos de investimentos cambiais e o dólar futuro.

 

  1. Fundos de investimentos cambiais

Os fundos de investimentos cambiais nada mais são que fundos de investimentos tradicionais que precisam, obrigatoriamente, aplicar 80% do patrimônio líquido (dinheiro dos cotistas) em ativos que representam a variação do dólar ou no próprio dólar.

Em 2015, o dólar representou o investimento mais rentável, sendo motivo de burburinhos entre todas as turmas de amigos e familiares.

Quem soube investir no dólar nessa época, obteve quase 50% de rentabilidade. Depois desse acontecimento, o fundo cambial começou a ser mais procurado e mais conhecido pelos investidores.

 

Para quem é recomendado

O fundo acompanha diretamente o dólar, logo que a moeda sobe, a rentabilidade do fundo também sobe. Porém, vale frisar que esse tipo de fundo é destinado para investidores arrojados, ou seja, aquelas pessoas que não se preocupam em ver grandes quedas na rentabilidade de um fundo pois acreditam que o mesmo vai melhorar no futuro.

Alguns especialistas falam que para ter uma noção se o dólar vai aumentar ou diminuir, ou seja, se investir em dólar vai valer a pena, é necessário analisar dois fatores:

  • Analisar o cenário político-econômico no país.

Com a atual crise enfrentada pelo Brasil, fica muito mais arriscado investir no país. Assim, os investidores estrangeiros optam por tirar o dinheiro do Brasil e aplica-lo em outro país.

Com a retirada desse capital (que não é pouca coisa) há menos dólar no país o que implica em uma valorização da moeda perante ao real.

  • Analisar o comercio entre a China e o Brasil.

Como o Brasil é um grande exportador de minério e petróleo para a China e a mesma não está apresentando crescimentos tão exuberantes como antigamente, há chances que a quantidade exportada diminua. Com isso, menos dólar entrará no país e mais a moeda irá se valorizar.

  1. Mini contrato futuro

Os minicontratos futuros são conhecidos por suas baixas taxas de operações e, por isso, são os ativos mais operados atualmente na BM & F Bovespa.

Conhecidos como minicontratos de dólar, você precisa ter uma margem de R$ 100 reais em sua conta para começar a operar. Esses R$ 100 reais representam U$ 10.000 dólares.

Você pode operar acreditando na alta da moeda ou na baixa.

Suponha que você comprou um minicontrato de dólar que teve lucro de 1%, ou seja, o dólar subiu 1% desde que você comprou o minicontrato. Logo o seu ganho será 1% de U$ 10.000 dólares, resultando em um lucro de U$ 100 dólares.

Como os ganhos são sobre os U$ 10 mil dólares, as perdas também são, o que levam as perdas a patamares muito elevados, se ocorrerem.

 

Conclusão 

Sempre que decidir investir, procure uma ajuda especializada. Os assessores estão habituados a esses tipos de operações e poderão te dar um auxilio extremamente válido.

Tenha em mente que os riscos das operações são elevados, podendo haver lucros ou perdas.

As perdas, no caso do minicontrato de dólar, pode ser superior a quantia investida, tenha isso em mente. Espero que tenha gostado!