Posso investir com apenas 100 reais?

Como aposentar mais cedo?
26 de abril de 2017
Fundos Imobiliários, Rendimentos Mensais ou Valorização de Cotas?
1 de maio de 2017
Como aposentar mais cedo?
26 de abril de 2017
Fundos Imobiliários, Rendimentos Mensais ou Valorização de Cotas?
1 de maio de 2017

Com uma boa organização financeira ou com a entrada no mercado de trabalho, muitas pessoas começam a ficar com algum dinheiro sobrando em suas contas e, na maiorias das vezes, não sabem ao certo o que fazer com ele. Principalmente quando o valor é mais baixo, muita gente fica indecisa sobre como proceder para ter algum benefício financeiro. Afinal, como investir 100 reais, por exemplo? É possível fazer isso?

Pela falta de informação, muitas pessoas então acabam deixando esse dinheiro parado na conta corrente ou colocam o valor na poupança e, com isso, acabam perdendo boas oportunidades de fazer o dinheiro render.

Isso porque, na conta corrente não há nenhum tipo de rendimento para o dinheiro e ele fica apenas guardado enquanto se desvaloriza – ou no final das contas você acaba gastando-o. E na poupança o rendimento é tão baixo, que em vez de ganhar, você também acaba perdendo dinheiro, por causa da inflação e desvalorização da moeda. (Inclusive, aqui nesse artigo nós te damos 4 fortes motivos para sair definitivamente da poupança.)

Mas então, o que eu faço com meu dinheiro? Ao contrário do que muitos pensam, você pode sim investir 100 reais e, em alguns casos, até menos do que isso. Continue lendo este artigo para descobrir como aplicar seu dinheiro de forma inteligente e ver as melhores formas de ter mais rendimento mesmo com baixos valores.

 

Eu posso investir valores muito baixos? Onde investir 100 reais, por exemplo?

Como falei, é possível sim investir valores mais baixos, como 100 reais ou até mesmo um pouco menos do que isso, e existem opções bem interessantes para quem toma a decisão de aplicar esse dinheiro.

Nos casos de quem tem um valor baixo para investir, as opções mais indicadas são os títulos do governo, do Tesouro Direto. Eles são bastante conservadores e seguros, mas ainda assim conseguem render muito acima da poupança.

A pessoa que está começando pode optar por três opções de investimento: o Tesouro Selic, o IPCA e o Tesouro Prefixado. O Tesouro Selic (LFT) é o mais indicado como primeiro tipo de investimento. Pós-fixado, ele rende de acordo com a Selic e é o mais conservador – indicado para quem não quer começar se arriscando. O IPCA (NTB) pode entrar como um segundo investimento – pensando em diversificação -, pois ele sempre garante ganhos reais. Como o nome diz, ele é indexado ao IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) e remunera a inflação mais uma taxa de juros real. O Tesouro Prefixado também é interessante e tem sua taxa negociada no momento da compra.

Apesar de sofrerem dedução no Imposto de Renda, todos esses investimentos vão garantir mais rentabilidade do que a poupança, mesmo para quem tem pouco para investir, e são igualmente seguros e conservadores.

Caso você queira uma outra opção, pode investir ainda nos Fundos DI. Esse tipo de investimento é rentabilizado a partir da CDI, taxa que anda alinhada com a Selic. Contudo, para valer a pena, especialistas indicam que o Fundo DI deve rentabilizar o dinheiro investido em pelo menos 100% da CDI. Nesses casos, esse investimento também é mais vantajoso do que a poupança e altamente indicado para quem quer investir pouco.

Outra opção é investir na Previdência.

 

 

O que levar em conta para fazer esse tipo de investimento?

Se você decidiu investir seus 100 reais, seja em títulos do governo ou outras aplicações, antes de começar, deve levar em conta alguns pontos e o um deles é relacionado à liquidez. Como você está investindo pouco, deve procurar por investimentos com alta liquidez – de preferência diária. Assim, se você precisar sacar o dinheiro de uma hora para outra ou quiser apostar em outro investimento, não perderá dinheiro e ainda sairá no lucro.

Outro fator importante é a instituição financeira que você vai escolher para investir. Em muitos casos, quando o investidor quer aplicar um valor mais baixo, as instituições tentam cobrar altas taxas “para compensar” e elas podem acabar invalidando o investimento – dando prejuízo em vez de lucro.

No caso dos títulos do governo, por meio do site do Tesouro, é possível ver as taxas cobradas por todas as instituições e escolher a que for mais vantajosa sem comprometer a segurança e efetividade de seu investimento. No caso de outros investimentos, como a Previdência, também é preciso ficar atento a essas taxas, pois elas podem acabar comprometendo totalmente a efetividade dos investimentos.

 

Preparado para começar a investir?

Em nosso contexto atual, em que poucas pessoas têm acesso à educação financeira, investir ainda é considerado algo complexo e exclusivo de quem tem muito dinheiro. Porém, isso não é verdade e mesmo quem tem apenas uma pequena quantia pode começar a investir.

Se esse é o seu caso, avalie as opções de investimentos disponíveis e comece já a fazer seu dinheiro render mais. É mais simples do que parece e, caso você ainda esteja inseguro, pode deixar seu comentário aqui ou ainda procurar a ajuda de especialistas no assunto. Aqui em nosso blog você também encontra mais dicas e informações sobre todos os tipos de investimentos. Fique ligado!