Previdência privada: saiba por onde começar

Holding: entenda o conceito e como investir
22 de fevereiro de 2017
A selic caiu: o que fazer?
24 de fevereiro de 2017
Holding: entenda o conceito e como investir
22 de fevereiro de 2017
A selic caiu: o que fazer?
24 de fevereiro de 2017

Você já pensou em investir ou investe em previdência privada? Por se tratar de um investimento complexo e de longo prazo, muitas pessoas se perdem em meio a tantas siglas e acabam deixando para depois.

Para início de conversa, podemos adiantar que quanto mais cedo você começar a investir na previdência privada, maior será sua futura renda mensal e menores serão os parcelamentos que você deverá quitar ao mês.

Apesar de ter as taxas mais elevadas que os outros fundos de investimentos, a previdência privada tem vantagens na tributação, principalmente em um período superior a dez anos de investimento.

Continue lendo para aprender tudo o que você precisa saber sobre a previdência privada. Vamos te ajudar a identificar se o seu investimento está sendo feito da forma correta e se está na hora de começar a investir mais.

Previdência privada: comece a investir

Especialistas no mercado financeiro afirmam que quanto mais cedo você começar a investir na previdência privada, melhor será o seu futuro. A justificativa são os juros sobre juros, ou seja, quanto mais tempo o seu dinheiro ficar aplicado, maior será sua rentabilidade.

Se o seu objetivo inicial com a previdência privada for complementar a sua futura aposentadoria, você pode começar a investir desde o primeiro emprego, mesmo que seja pouco.

Agora, se você já tem filhos e quer resguardá-los, existem planos para você os ajudar a pagar os estudos, o carro dos sonhos e até mesmo a casa própria no futuro.

Previdência privada: quanto investir?

Que a previdência privada é um investimento de longo prazo nós te dissemos, mas quanto você deve investir por mês? Já parou para pensar nisso?

Os planos da previdência são variáveis e você escolhe quanto vai pagar por mês, sendo que este valor pode mudar ao longo do tempo. Tudo vai depender das suas condições em investir. Dependendo do plano que for selecionado, você pagará uma taxa mínima. De um modo geral, os especialistas em investimentos dizem que 10% da sua renda total é o ideal para investir mês a mês.

A previdência privada traz planos que oferecem diversas possibilidades para você guardar seu dinheiro. Além dessa vantagem, estão entre os benefícios a complementação da aposentadoria, realização do projeto de vida, benefício fiscal, diversificação de investimento, sucessão patrimonial e incentivo à disciplina.

Previdência privada: tabela regressiva ou progressiva?

As tabelas regressivas e progressivas se referem às formas de tributação do seu investimento. E você é quem escolhe qual dos planos se adequa melhor a sua situação.

A tabela regressiva mantém o foco em favorecer a poupança em longo prazo, ou seja, a tributação será cobrada de acordo com o valor investido. Já a tabela progressiva vai variar de acordo com o imposto de renda e dependerá do valor que foi resgatado. Isto é, quanto maior o valor que você resgatar, maior será a alíquota.

Você deve estar se perguntando: como vou saber qual das tabelas devo escolher? Regressiva ou Progressiva? A consideração que você deve fazer é por quanto tempo você vai manter o dinheiro investido.

Se você não sabe em quanto tempo você vai fazer o resgate do investimento, é recomendável que você opte pela tabela progressiva. Quem escolhe a tabela progressiva, pode mudar pela regressiva, mas o contrário não pode acontecer.

Planos: PGBL e VGBL

Uma das principais dúvidas em relação a previdência privada está na escolha dos planos: Plano Gerador de Benefício Livre ou Vida Gerador Benefício Livre. Qual dessas modalidades você deve escolher?

Caso você escolha o PGBL poderá abater o valor investido no cálculo do imposto de renda, tendo como limite máximo 12% da renda bruta tributável. Por isso, esse é o plano recomendado para quem precisa fazer declaração do imposto de renda completa.

O plano que não permite abater do imposto de renda os aportes do plano da previdência é o VGBL. Sendo assim, ele é indicado se você for isento de imposto de renda ou se fizer a declaração simplificada do imposto de renda.

Uma diferenciação entre os modelos está no momento em que você precisa resgatar o valor investido. No PGBL, o valor recebido paga todo o imposto de renda, enquanto no plano VGBL a tributação incide apenas sobre o rendimento que você investiu.

A vantagem mais aparente do PGBL é que você ganha o rendimento sobre aquele valor que teria que pagar no imposto de renda.

A previdência privada é uma das possibilidades não só para garantir uma aposentadoria mais confortável, mas também para a segurança patrimonial de milhares de investidores como você. O que acontece, na maioria dos casos, é que as pessoas são orientadas a realizar esse investimento sem entender de fato do que trata.

As formas de investimentos são várias, como, por exemplo fundos multimercado, fundos de renda fixa, ou fundos de ações. Se o tipo de fundo estiver dentro do seu perfil de investidor, porque não optar um por um modelo mais arrojado e inovador para diversificar seus investimentos?

Diante do que você aprendeu aqui neste conteúdo, pode ter certeza de que você fará a escolha certa em relação ao investimento que cabe no seu bolso e está dentro das suas expectativas financeiras.