Quanto do salário devo investir? Utilize seu salário com mais estratégia

O que é melhor: abrir um negócio ou investir o dinheiro?
7 de agosto de 2018
Como se preparar financeiramente para as férias de fim de ano
24 de agosto de 2018
O que é melhor: abrir um negócio ou investir o dinheiro?
7 de agosto de 2018
Como se preparar financeiramente para as férias de fim de ano
24 de agosto de 2018

Quando o mês começa, muita gente já fica ansiosa pelo quinto dia útil do mês, quando normalmente cai o tão aguardado salário. Dinheiro em mãos, é hora de quitar dívidas, adquirir novos bens, se entregar a pequenas satisfações e gastar com lazer e diversão.

Porém, entre um boleto e outro, surge também a necessidade de poupar e investir algum dinheiro. Afinal, é sempre bom ter uma reserva para emergências ou para realizar algum sonho. Mas então, em muitos casos surge a dúvida: quanto do salário investir? E é sobre esse assunto que vamos falar no artigo de hoje.

Continue lendo e descubra como você pode se organizar para começar a dar um destino melhor para o dinheiro que você recebe.

Quanto do salário investir: a regra do 15-35-50

Se você quer começar a investir seu salário, uma boa forma de fazer isso é seguindo a famosa regra do 15-35-50. Parece complicado, mas na verdade é extremamente simples e vai melhorar muito a forma como você lida com seu dinheiro – e o gasta.

Nessa regra, basicamente, cada número representa uma parte do seu salário e indica o que você deve fazer com ele. Dessa forma, 50% do que você ganha deve ser reservado para seus gastos essenciais – dos quais você não pode abrir mão: medicamentos regulares, conta de água, luz, plano de saúde e etc. 35% podem ser gastos com lazer e para manter seu estilo de vida. Isso significa comprar roupas, acessórios, ir ao cinema, à balada e outras coisas desse tipo. Os 15% que sobram, devem ser poupados e investidos. Nesse caso, mesmo que você não queira se arriscar muito e prefira ser mais conservador, você deve evitar a poupança e optar pelo menos por investimentos como os títulos do Tesouro Direto.

A regra é simples e parece muito limitada, mas ela pode ser adaptada de acordo com sua realidade. Se você pode investir mais do que 15%, ótimo! Faça isso. Se você não quer gastar 35% com lazer e estilo de vida, passe parte desse dinheiro para os gastos essenciais. O importante é adaptar a regra à sua realidade e encontrar um modelo que funcione para você.

Comece com pouco e ganhe tempo para se planejar

Para quem não está acostumado a investir e ainda não tem suas finanças organizadas ou um bom planejamento financeiro, começar retirando 15% de seu salário pode ser algo duro demais e que vai acabar desmotivando os investimentos.

Portanto, se você está nessa situação, nossa dica é: não comece com 15%. Comece com 2, 5 ou quanto você considerar viável, e vá aumentando a porcentagem aos poucos, até conseguir atingir os 15% propostos – coloque um prazo para isso e defina metas mensais crescentes.

Os meses em que você investir menos dinheiro vão te dar tempo para organizar as finanças, quitar dívidas, caso elas existam, e fazer com que você rapidamente consiga atingir seus objetivos de investimento e consequentemente suas metas pessoais. Além do mais, o retorno inicial, ainda que pequeno, vai te motivar a continuar disciplinado, fazendo o que puder para seguir o planejamento. E não se preocupe, por menor que seja o valor economizado, sempre é possível encontrar um investimento adequado para ele.

Onde investir essa parte do salário?

Por mais que o que você economize pareça muito pouco e incapaz de dar bons frutos, sempre é possível encontrar bons investimentos que farão seu dinheiro render e te ajudarão a alcançar suas metas pessoais. Poderíamos citar os mais diversos aqui, mas vamos focar apenas em dois que são alguns dos mais comuns e mais escolhidos por quem quer investir pouco e sem correr tantos riscos.

O primeiro desses investimentos é no Tesouro Direto, pelo qual você pode adquirir diferentes títulos, como o Tesouro Selic ou o IPCA. Nesses casos, você pode investir valores a partir de R$30 e ainda consegue uma rentabilidade interessante, determinada de acordo com o título escolhido.

Outra opção são os Fundos DI. Com eles seu dinheiro rende de acordo com a taxa CDI e pode alcançar valores bem interessantes, desde que seja rentabilizado em pelo menos 100% dessa taxa.

Ambas opções são ideais para quem quer investir valores mais baixos e não quer se arriscar muito logo no início. Além disso, elas também rendem de forma muito superior à poupança e vão te ajudar a ter resultados muito melhores com seu dinheiro.

Conclusão

Pronto para começar a utilizar seu salário de forma mais estratégica? Estude sua realidade financeira, trace uma meta de gastos e economias clara e real, dentro das suas possibilidades, e comece já a investir em você e em seu futuro.

Quer mais dicas para entrar no mercado financeiro de forma segura e estratégica? Continue acompanhando os conteúdos de nosso blog e, se precisar, fale com nossa equipe. Vamos encontrar a melhor solução para fazer seu dinheiro render.