Em qual investir: Títulos de Renda Fixa ou Fundos de Renda Fixa?

Como ganhar dinheiro com a oscilação cambial?
10 de maio de 2017
7 dicas para economizar na alimentação e ter uma vida mais saudável
15 de maio de 2017
Como ganhar dinheiro com a oscilação cambial?
10 de maio de 2017
7 dicas para economizar na alimentação e ter uma vida mais saudável
15 de maio de 2017

Pensando em investimentos, o que é mais procurado pela população, é de fato, os investimentos em renda fixa, devido ao seu caráter conservador, minimizando riscos e proporcionando uma rentabilidade satisfatória a quem aplica. O que a maioria das pessoas não sabem, é que existem inúmeras opções de investimentos em renda fixa, adequando as necessidades de cada investidor. Porém, devido ao conflito de interesses com o gerente ou a falta de conhecimento, alguns acabam alocando seus recursos em investimentos considerados inferiores com os demais semelhantes.

A seguir, vamos conhecer mais a fundo dois tipos de investimentos em renda fixa que são mais procurados por investidores conservadores.

Títulos de Renda Fixa

Os títulos de renda fixa são títulos emitidos por instituições financeiras com o objetivo de captar recursos, podendo ser LCI´s, LCA´s, CDB´s e Tesouro direto. Contam com garantia no FGC (Fundo Garantidor de Crédito) em até R$250.000,00, o que protege o capital investido de situações inusitadas e catastróficas que possam vir a acontecer.

Outro fato importante sobre os títulos é que possuem carência, ou seja, o capital não pode ser resgatado até a data prefixada pelo emissor do título, o que no caso não gera liquidez ao investidor. Devido a essa carência, os títulos de renda fixa tendem a ser mais rentáveis que os fundos de investimentos de renda fixa que falaremos logo mais, além do fato de alguns deles, como LCI`s e LCA´s, serem isentos de imposto de renda.

Quanto maior for a carência do título, melhor será sua rentabilidade.

Fundos de Investimento Renda Fixa

Os fundos de renda fixa são fundos de investimentos criados por várias instituições com a mesma finalidade (proporcionar um retorno igual ou superior ao do CDI).Os fundos são administrados por gestores altamente qualificados, e exclusivamente nessa categoria de fundo, o gestor precisa alocar o capital do fundo em ativos de renda fixa.

Apesar de não possuírem garantia do FGC (Fundo Garantidor de Crédito) como os títulos, asseguram o capital a partir da diversificação, ou seja, o capital aplicado será investido em vários produtos de renda fixa simultaneamente, reduzindo o risco e maximizando a rentabilidade.

Uma das maiores vantagem desse tipo fundo é a liquidez oferecida.

Os fundos DI, que estão dentro da categoria de Fundos renda fixa, possuem rentabilidades superiores ao da poupança e é utilizado como um capital de giro. Ou seja, quando o investidor precisa do capital, no mesmo dia o mesmo já está na sua conta corrente.

Porém vale frisar que quanto mais liquidez o seu fundo tem, menor será a rentabilidade entregue. Então se você estiver procurando rentabilidade, provavelmente não irá alocar seu capital em um fundo DI.

Procure seu assessor e veja as opções de fundos. As plataformas são recarregadas com fundos do Brasil inteiro e provavelmente você vai achar um que enquadre ao seu perfil.

Conclusão

Muitas vezes não sabemos quais investimentos em renda fixa suprem a nossa necessidade, portanto devemos analisar todos os fatores antes de alocar um capital nesta área.

Por exemplo, se o investidor tem necessidade de liquidez, a opção seria os fundos de investimento, por outro lado, se o mesmo tiver disponibilidade de deixar o capital parado por um tempo determinado (carência), a melhor opção são os títulos de renda fixa.

São esse conjunto de analises em relação a sua necessidade que irão otimizar o seu investimento, e fará com que o investidor se sinta realizado com sua escolha. Espero que tenha gostado!