Renda fixa e renda variável: qual a diferença e como escolher entre elas

CRIs e CRAs: entenda sobre essa nova tendência de investimentos
3 de maio de 2017
Você sabe o que é um COE? Descubra sobre este produto
8 de maio de 2017
CRIs e CRAs: entenda sobre essa nova tendência de investimentos
3 de maio de 2017
Você sabe o que é um COE? Descubra sobre este produto
8 de maio de 2017

Para quem está começando a investir ou ainda tem dúvidas em pontos mais específicos dessa atividade, muita coisa pode gerar dificuldade e preocupação. É uma dessas “coisas”, que aparece comumente como dúvida, é a diferença entre os investimentos de renda fixa e renda variável.

Esses dois termos ainda são bastante nebulosos para muitas pessoas, mas, na realidade, são bem simples de serem entendidos. Basicamente, renda fixa e renda variável são termos utilizados para classificar os investimentos que, como o nome já diz, rendem de forma fixa ou variam.

Mas, entendendo isso, afinal, qual a grande diferença entre os investimentos de renda fixa e renda variável? Por que eu deveria escolher um e não o outro? Saber as respostas certas para essas perguntas é essencial e vai te ajudar a tomar a decisão certa para ter sucesso com seus investimentos. E para ajudar, elaboramos este artigo, que vai te contar tudo sobre renda fixa e variável e dar dicas para que você escolha a melhor para você.

 

Renda Fixa

Investimentos de renda fixa são aqueles dos quais é possível  saber ou acordar a remuneração ou sua fórmula de cálculo ainda no mesmo momento da aplicação. Eles normalmente são títulos de dívida, em que o investidor, de certa forma, empresta seu dinheiro e recebe juros por isso.

Os investimentos de renda fixa podem ser de dois tipos: pré-fixados e pós-fixados. Com os pré-fixados, o investidor já sabe exatamente qual será seu lucro já na hora de fazer a aplicação. Não existirão variações durante o período de investimento e, na data de vencimento, você receberá exatamente aquilo que acordou. Já com os pós-fixados, o que o investidor sabe é a base de cálculo de seu investimento. Ele sabe que terá sua rentabilidade atrelada a algum fator, como a taxa Selic, por exemplo, que pode sofrer variações. Mas apesar disso, há uma certa previsibilidade nos pós-fixados e o investidor sempre receberá de acordo com o cálculo combinado.

Alguns exemplos de investimentos de renda fixa são:

 

Quando escolher investimentos com renda fixa

Por causa dessa previsibilidade em relação aos rendimentos, os investimentos de renda fixa são menos arriscados e mais conservadores. Portanto, eles são indicados para quem tem esse perfil de querer maior segurança e tranquilidade em relação ao dinheiro. Com a renda fixa, você evita surpresas e consegue lucro tranquilamente.

Porém, vale salientar dois pontos sobre essa questão. O primeiro é que, mesmo em investimentos de renda fixa você não tem 100% de garantia sobre a rentabilidade. Isso porque podem ocorrer situações inesperadas (como problemas com a instituição financeira) e você pode acabar recebendo menos do que esperava. Felizmente, isso quase nunca acontece – mas é bom saber.

O segundo ponto é que, muitas vezes, com investimentos mais arriscados, você consegue uma rentabilidade melhor. Em troca de segurança, seu lucro pode ser bem menor.

Renda Variável

Ao contrário dos investimentos de renda fixa, com a renda variável você não fica sabendo a rentabilidade do dinheiro ou a regra de cálculo na hora da aplicação. Elas podem variar de acordo com diferentes fatores e dar ao investidor mais ou menos lucro em períodos diferentes.

Um dos exemplos mais conhecidos de investimento com renda variável são as ações. O preço delas varia bastante e isso faz com que as pessoas ganhem valores diferentes também.

No caso dos rendimentos com renda variável, o investidor pode chegar a perder dinheiro, o que não acontece com a renda fixa apesar dos juros baixíssimos, mas ele também pode ganhar muito mais do que com essas aplicações.

Alguns exemplos de investimentos de renda variável são:

  • Ações
  • Câmbio
  • Derivativos
  • Fundos de ações

 

Quando escolher investimentos com renda variável

Os investimentos com renda variável são mais recomendados para quem possui um perfil de investidor mais dinâmico e está disposto a se arriscar. Jovens, pessoas mais experientes em investimentos, e quem tem bastante dinheiro, normalmente fazem essas aplicações.

Apesar do risco, investimentos com renda variável são excelentes para quem busca mais rentabilidade e podem ser excelentes para aumentar os lucros.

 

Então, qual a melhor? Renda Fixa ou Renda Variável?

De forma geral, não existe um investimento que seja melhor ou mais indicado do que o outro. Tudo vai depender do perfil do investidor, de seus objetivos e do quanto ele está disposto a arriscar.

Por fim, uma dica bastante válida é ter investimentos de renda fixa E renda variável ao mesmo tempo – caso isso seja viável para o investidor. Isso vai fazer com que você possa lucrar bem mais, graças aos variáveis, mas, caso você perca dinheiro, terá sempre uma reserva segura com os fixos.

Caso você tenha ficado com alguma dúvida, entre em contato pelo nosso site ou deixe seus comentários! Vamos adorar te ajudar a escolher os melhores investimentos.