Rentabilidade Real – Como calcular? Qual a importância de entendê-la?

Quer começar a investir? Veja 4 aplicações interessantes e algumas dicas!
18 de setembro de 2017
A SELIC caiu novamente: o que fazer diante disso?
26 de setembro de 2017
Quer começar a investir? Veja 4 aplicações interessantes e algumas dicas!
18 de setembro de 2017
A SELIC caiu novamente: o que fazer diante disso?
26 de setembro de 2017

Rendimentos, taxa de retorno, são dois jeitos diferentes de comentar sobre remuneração de investimentos. Esse termo é normalmente usado para se referir a rentabilidade bruta ou nominal de um certo investimento.  O que muitos não percebem, é que no final das contas, a rentabilidade nominal talvez não seja o melhor jeito de calcular a remuneração de seus investimentos. No texto abaixo vamos aprofundar um pouco mais sobre o assunto e você vai finalmente conseguir ver quanto realmente seus investimentos estão rendendo.

Inflação

O brasil é um país que apresenta uma inflação relativamente alta. Com R$ 50 hoje, é possível comprar em torno de 11 passagens de ônibus. Se você mantiver esses 50 reais em casa, e daqui alguns anos fosse usar-los, é bem provável que você não consiga comprar aquelas 11 passagens.

Esse exemplo acima, é para ilustrar o quanto é importante deixar o capital investido não só para capitalizar, mas também para manter o poder de comprar de seu dinheiro. Mais interessante ainda, é conseguir remunerações que estão acima de inflação, chamados de rentabilidade real.

Rentabilidade Real

Para calcular a rentabilidade real dos seus investimentos, podemos usar o cálculo abaixo.

{[(1 + rentabilidade nominal)/(1 + inflação)] – 1} x 100

Para você que não gosta de matemática, podemos usar o seguinte cálculo.

Rentabilidade Real = Rentabilidade Nominal – Inflação

*Para esse cálculo der certo, é necessario que a rentabilidade nominal e a inflação estejam na mesma unidade.

Exemplo: Vamos supor, que em 2016 sua carteira de investimentos rendeu por volta de 13%. No ano de 2016, o IPCA (índice que mede a inflação) foi de 6,29%. É importante entender que sua carteira não te fez ganhar 13% anual, e sim (13% – 6,29%) que fica em 6,71%. O ganho real dessa carteira foi de 6,71%.

Importancia da Rentabilidade Real

Muitos devem estar se perguntando o porque é importante entender sobre a rentabilidade real. O exemplo logo abaixo vai ilustrar uma situação.

rentabilidade

Percebe- se que em 2015 e 2016, a rentabilidade descontada da inflação fez com que quem tinha dinheiro aplicado em poupança perder poder de compra em seu capital. É bem provável que alguns investidores nem entendam o que aconteceu, por isso é importante entender sobre a rentabilidade real.

 Cénario Economico:

Muitos pensam que com a queda da taxa Selic, a rentabilidade real é garantida que vai cair. Não necessariamente, pois nesse cénario onde a taxa Selic cai muito, a inflação acaba acompanhando e cai também. Isso faz com que a rentabilidade real permaneça mais ou menos a mesma, sem uma queda drástica.

Conclusão:

A rentabilidade real é um indicador muito importante, e aconselhamos sempre tentar calcular sua rentabilidade real ao final do ano para que tenha um controle. Se suas aplicações não rendem disponibilizando uma rentabilidade real, é hora de trocar de investimentos.