Você sabe o que são Robôs de Investimentos?

Como se preparar financeiramente para as férias de fim de ano
24 de agosto de 2018
Investimentos Internacionais
19 de novembro de 2018
Como se preparar financeiramente para as férias de fim de ano
24 de agosto de 2018
Investimentos Internacionais
19 de novembro de 2018

É comum que muitas pessoas, antes de buscarem saber sobre o assunto investimento, julguem que investir é um bicho de sete cabeças. Porém, investir pode ser mais simples do que você pensa. Portanto, quanto antes você começar a investir, antes você perceberá os benefícios dessa prática!

Há algum tempo o mercado de investimentos se deparou com a chegada de robôs. Os chamados Robôs de Investimento surgiram com a promessa de facilitar a maneira com a qual as pessoas investem o seu dinheiro, uma vez que a proposta dessas máquinas é fazer com que o processo aconteça de forma automatizada.

O serviço pode, em primeira instância, brilhar aos olhos dos investidores iniciantes. Mas a dúvida que fica e que provavelmente você quer desvendar lendo este texto, é se os Robôs de Investimento realmente são uma opção confiável e mais lucrativa do que outras práticas já existentes no mercado. Separamos algumas informações para te ajudar a entender um pouco mais sobre o assunto, veja abaixo.

O que são Robôs de Investimento?

É papel de um Robô de Investimento criar, de forma automatizada, portfólios de acordo com o perfil do investidor. A ideia por trás do serviço é a de atender pessoas que procuram uma maneira segura de investir, mas que não têm tempo, ou talvez nem queiram se preocupar com o assunto.

Os Robôs de Investimento são divididos em dois grupos: Robôs Advisors e os Robôs de Trading.

Robôs Advisors

Os Robôs Advisors farão uma sequência de perguntas para tentar obter, com base em suas respostas, os seus objetivos e o seu perfil de investidor, analisando também a sua predileção ao risco. Após análise, esse tipo de robô usará seu software para montar uma carteira de investimento que seja do agrado do investidor e visando atingir seus objetivos.

Robôs de Trading

Já os Robôs de Trading agem de uma maneira distinta. Este tipo de robô maneja suas atividades em uma alta frequência, de forma que um Robô de Trading pode realizar centenas de operações na bolsa de valores em um mesmo dia! Por isso, é comum que estes robôs façam uma dezena de compras e vendas de um ativo financeiro dentro de um mesmo dia.

Cuidados que você deve levar em conta ao utilizar Robôs de Investimento

Antes de escolher alocar parte de sua renda em Robôs de Investimento, é preciso analisar alguns fatores que vão além dos custos cobrados pelas empresas que gerenciam esses robôs.

É necessário investigar as particularidades desse tipo de serviço. Alguns robôs, por exemplo, investem apenas em títulos públicos, enquanto outros investem exclusivamente em títulos privados. Outra questão é a de que é possível encontrar gratuitamente em corretoras de valores, os mesmos investimentos feitos pelos robôs em renda variável.

O uso de robôs de investimento consegue ser bastante positivo quando consideramos a possibilidade de um baixo investimento inicial. Começar a investir com apenas R$100 pode ser um atrativo e tanto para pessoas que querem introduzir o assunto em suas vidas financeiras, mas que não o fazem por medo de riscos.

Ademais, é preciso investigar outros fatores antes de tomar a sua decisão, separamos alguns para te ajudar em sua análise.

Analise se o investimento é seguro o bastante para você

Os Robôs de Investimento não possuem o Fundo Garantidor de Créditos (FGC), diminuindo assim a segurança do investidor. Enquanto investimentos em CDB, LCI e LCA são cobertos pelo FGC.

Entenda a rentabilidade que você busca e o prazo que você precisa para que ela aconteça

Os Robôs de Investimento prometem uma economia de tempo, porém, quando o pensamento é a longo prazo, o investimento por meio de uma corretora de valores em títulos privados apresentará uma rentabilidade maior.

Tenha em mente o quanto de controle você deseja ter da situação

A decisão de onde o seu dinheiro será investido é do algoritmo do robô e não do investidor. Isso pode incomodar perfis de investidores que preferem ter mais autonomia sobre o controle de suas finanças.

Conheça quais são os produtos nos quais você deseja investir

Apesar dos Robôs de Investimento oferecerem uma carteira personalizada de acordo com o investidor, os robôs possuem portfólios pré-estabelecidos, isso significa que você não poderá investir em produtos fora desses portfólios.

Por fim: vale a pena?

Os robôs de investimento não isentam o investidor de buscar conhecimento sobre o assunto ou de recorrer a uma ajuda especializada.

Apesar dos Robôs de Investimento serem uma ótima opção para a diversificação, o auxílio de um consultor financeiro será de grande valia para que o investidor consiga entender as variáveis que vão além da rentabilidade captada pelas máquinas.

Tenha em mente que a facilidade em lidar com investimentos é proporcional ao tempo que você dedica ao exercício de investir. Isso quer dizer que, quanto mais você investe, melhor investidor será. Tire algumas horas no seu dia para estudar as principais possibilidades e entender qual é o seu perfil de investidor, desta maneira você conseguirá alocar o seu dinheiro de acordo com seus objetivos e metas. Conte também com os conteúdos da 3A para te auxiliarem em sua caminhada: uma boa dica é começar baixando nosso ebook sobre o Mercado Financeiro.

Gostou do conteúdo? Compartilhe também em suas redes sociais.