04 taxas do mercado financeiro que você deveria conhecer

Você investe em títulos de capitalização? Veja 5 motivos para não fazer isso
28 de junho de 2017
Liquidez, por que devo me preocupar com ela?
3 de julho de 2017
Você investe em títulos de capitalização? Veja 5 motivos para não fazer isso
28 de junho de 2017
Liquidez, por que devo me preocupar com ela?
3 de julho de 2017

 

Quando se fala em investir, a maior dúvida das pessoas é: qual será o meu rendimento? De acordo com o tipo de investimento e o valor aplicado, a rentabilidade conseguida será bastante diferente. É importante, portanto, que uma pessoa entenda como está aplicando seu dinheiro e saiba como ele vai render. E para isso, é essencial conhecer as principais taxas do mercado financeiro, a partir das quais será realizado o cálculo de rendimento dos investimentos realizados.

Entendendo essas taxas e suas variações  você vai conseguir saber o rendimento aproximado dos seus investimentos e ter uma noção de como será sua situação financeira nos próximos meses.

Por isso, para te ajudar, listamos a seguir 4 das principais taxas do mercado, a partir das quais são calculados diversos investimentos. Confira e veja qual delas é a mais interessante para seus objetivos em termos de rentabilidade.

04 taxas do mercado financeiro que você precisa conhecer

 

1. Taxa SELIC

A taxa SELIC é uma das mais conhecidas para o cálculo de investimentos, mas muitas pessoas não entendem o que ela é de fato ou como é calculada. A SELIC é a taxa básica de juros e é definida pelo governo a partir de diversos fatores, como a inflação e o crescimento do país.

Ela é a base de cálculo para o rendimento de diversos tipos de investimento, como o Tesouro SELIC e as LCIs e LCAs. Então, quanto maior o valor dessa taxa, maior será a rentabilidade desses tipos de investimentos.

Em tempos de crise, a SELIC costuma aumentar bastante e, por isso, muitas pessoas começam a investir em aplicações baseadas nela.

2. IPCA

O IPCA também é utilizado como base de cálculo para determinados investimentos. O IPCA, ou Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, é o indicador oficial da inflação no Brasil. Ele é calculado pelo IBGE e mede a variação nos preços de todos os produtos do país, a partir de grupos específicos.

Investimentos como o Tesouro IPCA e os CDBs usam essa taxa como base de cálculo para a rentabilidade e são bastante interessantes, uma vez que garantem que seu dinheiro renda sempre acima da inflação e, assim, não desvalorize – como acontece em aplicações como a poupança, que normalmente rendem abaixo da inflação.

3. Depósito Interfinanceiro – DI

O DI, ou Depósito Interfinanceiro, também tratado às vezes por CDI, é uma taxa de juros que representa a média de todas as taxas praticadas por instituições financeiras nas operações que são realizadas entre elas.

A taxa DI segue a SELIC bem de perto, mas normalmente é ligeiramente inferior a ela. Portanto, na hora de investir, vale a pena seguir o mesmo critério da SELIC e avaliar se as taxas de juros estão altas ou tendem a aumentar.

Essa taxa, apesar de ser mostrada em um percentual anual, varia diariamente. E é essa variação por dia que é utilizada na hora de remunerar determinados investimentos.

Essa taxa é utilizada para o cálculo de rendimento de alguns investimentos de renda fixa e de fundos de investimento. Algumas instituições remuneram essas aplicações a partir de uma porcentagem definida da DI e, portanto, vale pesquisar para não acabar recebendo apenas 70% da DI, por exemplo, enquanto você poderia estar recebendo mais de 100%.

4. Taxa Referencial – TR

A Taxa Referencial também é bastante presente na vida dos brasileiros, uma vez que é utilizada para remunerar seu “investimento” favorito: a poupança. Além do mais, ela também é aplicada para calcular o rendimento do dinheiro investido no FGTS.

A TR é calculada diariamente e seu valor oficial é determinado pelo Banco Central. E no caso da Taxa Referencial, esse cálculo é bastante complexo.

Para começar, o valor da TR depende de outra taxa, a TBF ou Taxa Básica Financeira. Essa taxa representa a média das taxas de juros pagas pelos CDBs prefixados das 30 maiores instituições financeiras do país. Além do mais, é preciso encontrar o valor do fator Redutor, que é definido a partir da TBF, de um número fixo e de um outro fator definido pelo governo. Com isso tudo, você utiliza uma fórmula e, só então consegue encontrar a TR.   

A Taxa Referencial é calculada tendo como referência os valores do dia útil posterior.

Entendeu tudo?

Agora que você já sabe quais são algumas das principais taxas do mercado financeiro, já pode escolher seus investimentos com mais sabedoria e cuidado.

Veja quais são seus objetivos, quanto você pode aplicar, analise a situação financeira do país atualmente, e só então invista realmente. Isso vai evitar que você tenha surpresas indesejadas ao longo da aplicação e garantir mais sucesso com seus investimentos!

Espero que tenha gostado!