Dicas para aprender a lidar com riscos e investir de forma sábia
20 de julho de 2017
Seguro de vida é um investimento?
27 de julho de 2017
Dicas para aprender a lidar com riscos e investir de forma sábia
20 de julho de 2017
Seguro de vida é um investimento?
27 de julho de 2017

Quando o assunto é investir seu dinheiro, a maioria das pessoas pensa logo em duas opções: poupança ou ações. Diante disso, muita gente acaba tomando as decisões erradas com seu dinheiro, por não entender que estes não são os únicos tipos de investimento disponíveis e que, entre eles, existem uma série de outras aplicações que podem ser até mais interessantes de acordo com o perfil do investidor.

Portanto, para facilitar a vida de quem ainda não conhece muito sobre o assunto e quer começar a investir, nós vamos falar neste artigo sobre os principais tipos de investimento do mercado.

Pronto para conhecê-los?

Quais os tipos de investimento mais populares?

Existem uma série de investimentos que uma pessoa pode fazer, de acordo com suas necessidades e seu perfil. Aqui, nós listamos os tipos principais:

Títulos Bancários

Parece estranho, mas é basicamente assim que funcionam os títulos bancários: uma pessoa “empresta dinheiro ao banco” e recebe juros enquanto o valor continuar emprestado.

Existem diversas maneiras de emprestar dinheiro ao banco, e a mais famosa delas sem dúvida é a poupança. Porém, apesar de muito segura e simples, o rendimento dela é um dos piores do mercado.

Outras opções de títulos bancários mais interessantes podem ser o CDB ou as Letras de Crédito. Eles possuem uma rentabilidade bem melhor do que a da poupança – principalmente quando negociados com uma liquidez menor. Esse tipo de investimento é protegido pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC) e, por isso, é bastante seguro para valores até 250 mil reais.

Clicando aqui, você pode ver outro artigo que explica mais detalhes sobre o CDB, as LCIs e as LCAs.

Títulos Públicos

Entre os tipos de investimento mais comuns, nós temos também os títulos públicos. Estes são certificados de dívida emitidos pelo governo federal e usados em atividades específicas, como para o financiamento da dívida pública.

Os títulos públicos podem ser adquiridos pela plataforma do Tesouro Direto e são considerados extremamente seguros, uma vez que não estão ligados a nenhuma instituição bancária e sim ao governo. Portanto, as chances de um calote são muito menores.

Existem diversos tipos de títulos públicos e você pode escolher de acordo com seu perfil ou a situação financeira do país. A rentabilidade dessas aplicações também é muito superior à da poupança.

Títulos Privados

Uma outra opção de investimento são os títulos privados. Estes títulos são emitidos por empresas comuns (privadas) e podem ser usados para captar incentivos à determinados setores, ou como uma espécie de empréstimo à empresa (como um título de dívida). Um exemplo do primeiro caso são as CRAs, que captam recursos para o setor agropecuário. Já no segundo, temos o que normalmente se chama de debêntures.

Os títulos nesses casos são negociados com as próprias empresas e normalmente sua rentabilidade aumenta de acordo com o tempo que o dinheiro ficará investido. Vale lembrar apenas que, neste caso, as aplicações não contam com nenhuma proteção do FGC e as garantias normalmente são negociadas com a empresa emissora.

Ações

As ações são um dos tipos de investimento mais conhecidos, mas, ao mesmo tempo, menos compreendidos.

As ações são aplicações que te dão direito a uma parte de uma empresa específica. Uma pessoa pode comprar quantas ações quiser e então se tornará sócia da empresa, o que lhe dará direito a ter uma participação no lucro da empresa.

As ações precisam ser negociadas por meio de corretoras nas Bolsas de Valores e seu preço é determinado pela lei da oferta e da procura. Esse tipo de investimento é bastante arriscado.

Quem compra uma ação pode ganhar dinheiro tanto com a participação nos lucros da companhia quanto com a venda no caso de ações valorizadas.

Fundos de Investimentos

Por fim, temos também os fundos de investimentos, que são feitos a partir da junção dos recursos de vários cotistas em condomínio, que compartilham suas aplicações a fim de diversificar riscos e aumentar os lucros.

Nesse tipo de investimento, uma pessoa fica responsável por gerir os investimentos e a divisão do valor recebido é feita de acordo com o valor investido por cada cotista.

Basicamente, é possível escolher entre as seguintes categorias de Fundos:

  1. Investimento Imobiliário
  2. Fundos de Índices
  3. Referenciados
  4. Curto prazo
  5. Multimercados
  6. Renda fixa
  7. Cambiais
  8. Ações

Qual é o mais adequado para mim?

Agora que você já conhece os riscos, o ideal é pesquisar mais sobre cada um deles e só então decidir qual o mais adequado para você. Afinal, tudo pode variar a partir do que você deseja em termos de liquidez, do quanto quer se arriscar, do quanto está planejando investir e etc.

Caso você ache melhor, também é sempre possível contar com a ajuda de especialistas, como os da 3A Investimentos. Nós podemos te ajudar a encontrar a melhor opção para você.