Títulos emitidos por instituições financeiras ou pelo governo federal?

Como investir em dólar?
16 de agosto de 2017
Como lucrar com a queda da bolsa?
23 de agosto de 2017
Como investir em dólar?
16 de agosto de 2017
Como lucrar com a queda da bolsa?
23 de agosto de 2017

Os títulos de renda fixa são hoje, aplicações comuns para investidores conservadores no mercado financeiro, porém há alguns fatores que tornam títulos emitidos por instituições financeiras (Bancos), mais vantajosos que os títulos emitidos pelo governo federal (Tesouro Nacional).

Para entendermos melhor sobre essas vantagens, vamos analisar primeiramente as características de cada um deles.

Como funcionam?

Os títulos emitidos pelo Tesouro Nacional, mais conhecido como Tesouro Direto, é o investimento mais seguro que um investidor poderá alocar seu capital, devido ao fato do mesmo estar financiando diretamente uma parte da dívida do governo federal, onde a responsabilidade do pagamento é do próprio governo, isso faz com que o tesouro direto seja o ativo de menor risco de crédito da economia.

Os títulos emitidos por Bancos (LCI´s, LCA´s e CDB´s), são uma forma dessas instituições financeiras captarem recursos para financiarem áreas como por exemplo: Imobiliária (LCI), Agronegócio (LCA) e operações comerciais de crédito (CDB). O investidor neste caso, correria um risco de crédito muito maior, pois os bancos emissores têm maiores chances de sofrer instabilidades e até mesmo decretar falência durante o seu período de existência.

FGC

Porém um fator relevante criado em 1995, mudou este cenário. O Fundo Garantidor de Crédito é uma associação civil e sem fins lucrativos, criada para oferecer mais segurança para o mercado financeiro.

Essa instituição é mantida até hoje por todas as instituições financeiras do Brasil, tendo como objetivo proteger o crédito de investidores e clientes dos bancos nacionais, garantindo um teto de até R$250.000,00 em títulos de renda fixa.

Essa garantia é medida pelo CPF do investidor na instituição financeira. Ou seja, o mesmo investidor estará securitizado em até R$250.000,00 em todas as instituições financeiras presentes no Brasil, podendo diversificar suas aplicações respeitando o teto em cada uma.

 Taxas

Os bancos considerados menores, como um atrativo ao investidor, emitem esses títulos com taxas (rentabilidade) bem melhores que bancos considerados maiores e que o Tesouro Nacional respectivamente, justamente pelo fato dos dois últimos darem uma sensação de segurança por estar investindo em uma grande instituição, sendo assim uma opção bem mais relevante a se considerar na hora de investir, levando em conta a garantia no FGC.

Conclusão

Agora que entendemos melhor como funcionam a emissão dos títulos, podemos concluir que é muito mais vantajoso aplicar em títulos emitidos por bancos, de preferência bancos menores, pelo fato além de contar com a garantia do FGC, e apresentarem taxas bem mais atrativas ao cliente, consequentemente gerando maior retorno sobre o capital investido, e o mais importante, sem correr riscos.