03 dicas para ensinar o valor do dinheiro para seus filhos

A SELIC caiu novamente: o que fazer diante disso?
26 de setembro de 2017
Como pagar mais barato no câmbio?
11 de outubro de 2017
A SELIC caiu novamente: o que fazer diante disso?
26 de setembro de 2017
Como pagar mais barato no câmbio?
11 de outubro de 2017

Passar para as novas gerações o nosso conhecimento sobre planejamento financeiro e o valor do dinheiro pode ser uma tarefa nada fácil nos dias de hoje.

Países desenvolvidos como Singapura, incentivam desde cedo o conhecimento sobre finanças e passam para as crianças como consumir de forma inteligente, ou seja, comprar o que você precisa e não o que você deseja.

Aqui no Brasil, o papel de conscientizar os nossos filhos sobre dinheiro são dos pais.

Nos dias de hoje, com o acesso as redes sócias como o instagram, as pessoas mostram um mundo que não necessariamente é real, com muita alusão ao consumismo. Bolsas adquiridas pelo preço de automóveis, viagens exorbitantes e outras ostentações que nos fazer querer comprar mais e mais produtos, mesmo que os mesmos não sejam necessários.

O post de hoje tem algumas dicas para vocês, que enfrentam a dificuldade de educar bem o seu filho financeiramente.

1. Desde cedo acostume o seu filho a ter mesada.

Quando você coloca um teto de gastos para uma criança ou adolescente, isso faz com que ela tente poupar para adquirir um brinquedo novo ou algo que ela almeja. Desde cedo ela começa a perceber que, para adquirir algo novo e que ela deseja, ela precisa poupar.

Vale ressaltar que a mesada precisa ser coerente com os gastos da criança e um pouco para ela poupar.

2. Recompensas por tarefas dentro de casa

É quase unanime a falta de interesse das crianças e adolescentes em participar da manutenção e da limpeza da casa, como arrumar o quarto, lavar as roupas e varrer o quintal.

Dar um incentivo financeiro pode fazer com que as crianças tenham um empenho maior em ajudar e cuidar do lar. São valores risórios, como 50 centavos por arrumar a cama ou 2 reais para arrumar o guarda-roupas.

Isso faz com que a criança queira ajudar nas atividades domesticas para adquirir um pouco de dinheiro e poupar.

3. Incentivar a política de bônus

Outro ponto importante é ensinar a meritocracia para a criança desde cedo.

Se ela fizer por merecer, ela vai ganhar o presente que ela tanto quer.

Essa política pode ser excelente para melhorar o desempenho do seu filho na escola, por exemplo. Coloque uma meta desafiadora nas notas e, se ele conseguir alcançar a mesma, será recompensada com algo já pré-estabelecido, seja um brinquedo ou a ida em uma sorveteria.

Vale frisar que tudo isso precisa ser acordado com o seu filho. Caso a recompensa não seja determinada e ele cumpra a meta, pode se decepcionar e então o incentivo não valerá mais de nada.

Essas foram algumas dicas para ajudar o seu filho a crescer sabendo o valor do dinheiro, e o quanto é importante usá-lo com sabedoria.