Você investe em títulos de capitalização? Veja 5 motivos para não fazer isso

O QUE É UM TRADER E O QUE ELES FAZEM?
26 de junho de 2017
04 taxas do mercado financeiro que você deveria conhecer
29 de junho de 2017
O QUE É UM TRADER E O QUE ELES FAZEM?
26 de junho de 2017
04 taxas do mercado financeiro que você deveria conhecer
29 de junho de 2017

Se você tem o costume de ir ao banco para resolver questões relativas à sua vida financeira, provavelmente já deve ter sido apresentado ao famoso título de capitalização. Segundo os gerentes de grandes instituições, um título de capitalização é uma excelente forma de poupar seu dinheiro e ainda pode te deixar milionário.

De forma geral, um título de capitalização nada mais é do que uma economia programada e forçada. Todo mês, ou periodicamente, uma pessoa paga pelo título e, ao final de um tempo definido, pode sacar uma parte ou o total do dinheiro aplicado.

O que pouca gente sabe, é que o investimento nos títulos de capitalização é, na verdade, uma grande furada. Eles são limitados, não rendem adequadamente e podem acabar trazendo mais prejuízos do que lucros para quem opta por eles.

A seguir você poderá conferir 5 motivos pelos quais você deve evitar os títulos de capitalização.

Título de capitalização não é investimento de verdade. É jogo!

Um dos principais atrativos oferecidos pelos gerentes dos bancos como motivo para aderir a um título de capitalização, é a possibilidade de, mensalmente, o contribuinte ganhar um valioso prêmio em dinheiro a partir de um sorteio. Ou seja, pagando as parcelas do título em dia, a pessoa ganha a chance de entrar nesse sorteio – como em uma espécie de loteria.

Portanto, pode-se dizer que aplicar seu dinheiro em um título de capitalização é equivalente a gastá-lo em um jogo. Afinal, o dinheiro desses títulos não traz retorno para ser chamado de investimento e a aposta acaba sendo mesmo o principal atrativo.

Por isso, os especialistas dizem que título de capitalização não é investimento: é jogo!

A liquidez pode ser um problema

Se você não pode comprometer seu dinheiro por longos períodos de tempo, deve fugir mais ainda dos títulos de capitalização.

Isso porque, na maioria dos casos, quando você adere à um desses, é estipulado um número X de parcelas que deverão ser pagas. Então, normalmente, ao fim desse período, você recebe o dinheiro de volta (totalmente ou parte dele).

O problema é que, em grande parte dos títulos, caso você precise do dinheiro antes do prazo estipulado, você será penalizado e receberá apenas uma parte do que você pagou. Além do mais, nesse tipo de aplicação ainda existe um período de carência, normalmente de 12 meses, em que seu dinheiro fica totalmente retido e não é possível resgatá-lo.

A rentabilidade não é interessante

Se você tem alguma noção sobre investimentos e sabe o quanto a rentabilidade em uma caderneta de poupança é ruim, vai ficar surpreso quando souber que a dos títulos de capitalização consegue ser ainda pior.

Isso acontece porque, apesar da porcentagem do rendimento ser bastante parecida em ambos casos, nos títulos de capitalização, apenas uma parte do dinheiro investido é contabilizada para fazer o cálculo.

Portanto, no final das contas, aplicar seu dinheiro em um título de capitalização é o mesmo que guardar dinheiro embaixo do colchão. No final das contas você irá resgatar mais ou menos a mesma quantidade que aplicou e ainda terá sofrido com a desvalorização do valor total.

Você pode ser cobrado no IR

Enquanto investimentos como a poupança e as letras de crédito são isentas do desconto no imposto de renda, com os títulos de capitalização você ainda pode ter que pagar um bom dinheiro ao leão.

Caso você ganhe um dos sorteios do título, você precisará pagar 25% do valor recebido no imposto de renda. E se você acha que não precisa se preocupar, já que as chances de ganhar são bem remotas, vale saber que se você conseguir resgatar um valor pouco maior do que do que o total que aplicou, já terá que pagar 20% dele ao imposto de renda.

Há formas mais efetivas de criar disciplina para poupar

Se o que te levou a optar por um título de capitalização foi a falta de disciplina para poupar e a possibilidade de fazer uma economia forçada, vale saber que existem formas melhores e mais vantajosas de melhorar esse ponto.

Primeiro, você pode começar investindo na sua educação financeira e criando formas de ser mais organizado com seu dinheiro. Estudar sobre o mercado e fazer um planejamento de gastos pode ajudar muito a princípio. Mas se você já tentou essas opções e mesmo assim não consegue poupar, vale a pena procurar por outros investimentos que possam ser programados e que te forcem a guardar um dinheiro mensalmente. É possível, por exemplo, programar um débito automático para a sua conta da corretora, para que o seu assessor possa aplicar mensalmente seu capital em um produto pré estabelecido por você. 

É hora de repensar seu investimento nos títulos de capitalização!

Agora que você já entende mais sobre os títulos de capitalização e sabe que eles não são vantajosos de forma nenhuma, pode começar a pensar em outras formas de aplicar seu dinheiro.

Descubra seu perfil de investidor, entenda suas necessidades, trace objetivos e escolha o melhor tipo de aplicação para você. Para começar, você pode dar uma olhada em outros artigos aqui do blog, como este sobre Tesouro Direto e este sobre LCI, LCA e CDB.