Você sabe o que deve fazer para começar o ano bem?

Entenda tudo sobre PGBL e VGBL
11 de dezembro de 2018
Você sabe como o FGC pode proteger seus investimentos?
3 de janeiro de 2019
Entenda tudo sobre PGBL e VGBL
11 de dezembro de 2018
Você sabe como o FGC pode proteger seus investimentos?
3 de janeiro de 2019

Investimento e saúde financeira nem sempre é um ponto de tranquilidade na vida dos Brasileiros. Por muitas vezes surgem dúvidas em saber como gerir os custos do dia-a-dia ou até mesmo para planejar e escolher gastos extras como viagens e passeios . Para aqueles que pensam em investir o dinheiro em  aplicações financeiras, as dúvidas não faltam. Por isso, esse texto pretende esclarecer e dar direcionamentos de como fazer uma gestão financeira de sucesso com algumas dicas de investimentos simples e práticas.

Entenda sua situação financeira atual

Essa é umas das dicas de investimentos que deve ser primeiramente entendida para uma organização pessoal bem feita. Analise a fundo suas finanças pessoais para entender se há ou não descompasso entre sua renda e os gastos mensais. É importante saber em detalhes se custos familiares estão consumindo uma parcela exagerada dos ganhos. Para essa verificação, uma dica é levantar então todos os itens que compõem os meses pode ser um ótimo começo.

As dívidas são parte comum na vida de muitos, mas é preciso ter controle da situação. Um bom começo é ter clareza de qual o tamanho e o impacto no orçamento doméstico. Além disso, é sempre indicado buscar alternativas para eliminar possíveis dívidas, juros menores e não contrair novos compromissos financeiros desnecessários.

Busque comprar a vista sempre que puder, negociando descontos e vantagens, isso poderá fazer diferença ao fim do mês. E cuidado com pequenas parcelas mensais, elas podem enganar fazendo parecer que você pode comprar mais. Prestações quando somadas no fim do extrato o susto com o total gasto pode tirar o sono.

Defina seus objetivos claramente

Aproveite o ano que está começando para realizar suas resoluções de réveillon! Se você não definiu metas financeiras para o ano essa é uma  das dicas de investimentos mais valiosa. Mas faça com clareza e dentro da realidade, pois de nada adianta belos objetivos que são impraticáveis.

Tenha em mente o que deseja alcançar com seus ganhos mensais. Carro novo, casa própria, intercâmbio ou viagem de lazer. Independente do prazo, pontue pequenas subtarefas, isso vai ajudar a dar direção e ritmo ao seu objetivo. Além disso, esse tipo de controle demonstra os avanços ao longo do processo, o que ajuda psicologicamente a perseverar.

Saiba como estão rendendo suas aplicações

Além do controle sobre o orçamento doméstico é vital ter um controle sobre os retornos atuais de suas aplicações. Isso pode ser feito de várias formas, através de planilhas, relatórios que o banco/corretora envie, entre outros. Não há melhor forma, desde que ajude a organizar as informações e contemple suas aplicações e rentabilidade que tem alcançado.

Desconsiderar esses exercícios de controle trarão problemas como desconhecimento da dinâmica dos seus recursos e do retorno ao longo prazo. Além disso, a falta de controle pode desestimular a busca por melhores alternativas de aplicação.

Estude mais sobre investimentos e finanças pessoais

Essa é umas das dicas de investimentos com objetivo prático, conhecer melhor o que o mercado financeiro pode oferecer. Para isso não é necessário ser nenhum expert ou gastar anos em estudos profundos sobre modelos matemáticos ou conceitos técnicos.

Com alguma leitura semanal e interesse é possível aprender muito sobre aplicações.  Por meio desse conhecimento será possível comparar produtos, perceber se custos incorridos estão abusivos, e  buscar novas opções de investimentos. Tudo isso para melhorar a rentabilidade de sua carteira, e consequentemente aproximar você dos objetivos traçados.

A poupança é a aplicação mais tradicional do nosso sistema financeiro, ainda hoje é a principal escolha de aplicação. Entretanto, cada vez mais está se disseminando a ideia que existem alternativas mais rentáveis e ainda com baixíssimo risco.

É uma mudança de hábitos, começar sempre é difícil, entretanto o resultado é compensador. Ao realizar mudanças é possível perceber resultados, estilo de vida mais saudável e mais próximo ao desejo de independência financeira.

Algumas dicas de investimentos para ficar ligado em 2017!

Existem boas opções de renda fixa no mercado

Em 2016 e nesse início de 2017 fica claro que o Banco Central continuará o ciclo de corte de juros. Isso significa que a rentabilidade de alguns produtos vai diminuir a cada novo corte, a começar pela poupança. Nesse sentido pode parecer que aplicações de renda fixa perdem toda sua atratividade, mas não é bem assim.

Com os juros caindo, títulos pré-fixados, que rendem um percentual fixo ao ano, determinado no momento da aplicação, tornam-se interessantes. Caso a taxa básica de juros (SELIC) continue caindo ao longo dos anos, para um papel pré-fixado a taxa se mantém como se ainda estivesse em tempos de juros altos. Isso pode melhorar a rentabilidade da sua carteira de investimentos.

Os títulos de CDBs de bancos médios continuam sendo uma opção muito interessante. Atrelados a um percentual do CDI ou pré-fixados tem retornos normalmente maiores que os grandes bancos e também Tesouro Direto. Além de contar com a segurança do FGC, que garante as aplicações até R$250 mil por CPF e por instituição. Ou seja, o mesmo CPF está seguro em R$250 mil para cada banco diferente. Essa é uma das dicas de investimentos para 2017  mais interessantes.

Coloque novamente Previdência Privada em seus planos

A Previdência Privada é a última das dicas de investimentos para 2017. Esse é um produto estruturado para longo prazo, com características que são melhoradas quanto maior for o prazo de aplicação. De fato quanto mais cedo você começar a investir mais rápido um valor determinado poderá ser atingido.

Entre os planos mais comuns: o PBGL – Plano Gerador de Benefício Livre – é dedutível em até 12% da base tributável do IR. Já o VGBL – Vida Gerador de Benefício Livre – não é dedutível do Imposto de Renda. Existem diferenças quanto ao tipo de tributação do produto: o modo progressivo, aumentando de acordo com valor do resgate; ou regressiva, reduzindo ao longo dos anos depois de aplicado.

Em função da possibilidade da reforma da previdência pública aumenta a urgência de pensar sobre essa modalidade de investimentos. Por esse motivo, caso ainda não tenha um plano de Previdência Privada sugiro analisar essa possibilidade.

Fundos multimercados podem surpreender novamente

Para 2017 uma outra estratégia de investimento promissora são os fundos multimercados. Esses são fundos com uma flexibilidade maior de aplicação, investindo em diversas áreas diferentes.

Gestoras de fundos se preparam para um ano de quedas acentuadas dos juros atingindo retornos bem consistentes, acima do CDI. Além de ser uma fonte de diversificação interessante para quem não quer manter apenas na renda fixa mais conservadora.

Com as dicas de investimentos trazidas se torna possível verificar como anda o andamento de suas finanças. Com a clareza possibilitada pelos mecanismos de controle apresentados é possível aumentar a renda, fazendo escolhas mais coerentes e responsáveis.  A opção por aplicações financeiras pode se tornar uma boa alternativa quando se olha de perto. Para tanto basta se empenhar em conhecer um pouco mais sobre o mercado.

Para essas e outras dicas de investimentos, acompanhe o blog!