Você tem um planejamento financeiro?

Investi. Onde o meu dinheiro foi parar?
24 de janeiro de 2017
Porque tirar o dinheiro do banco, se tenho benefícios?
26 de janeiro de 2017
Investi. Onde o meu dinheiro foi parar?
24 de janeiro de 2017
Porque tirar o dinheiro do banco, se tenho benefícios?
26 de janeiro de 2017

 

A boa admiração do nosso dinheiro é fundamental para uma vida mais leve e sem stress. Quando o dinheiro falta no final do mês, é normal ficar preocupado e com incerteza do futuro. Isso interfere na sua saúde e autoestima, podendo levar a doenças graves.

De acordo com uma pesquisa feita pela Universidade do Arizona e da Virginia, constaram que 82,5% dos entrevistados sofreram problemas de saúde devido a sua situação financeira ruim. Entre as sintomas mais comuns, estão o estresse profundo (46,3%) e ansiedade (11,9%).

A maioria da população não faz um planejamento financeiro adequado, de modo que gastam muito comprando itens desnecessários, e quando ocorre algum imprevisto não possuem uma reserva que possa ser utilizada. O acumulo de capital para a realização de algo maior, como uma viagem ou até mesmo um carro novo, se torna mais distante e difícil.

Pessoas que tem em mente que apenas indivíduos com muito dinheiro precisam de um planejamento financeiro, estão pensando de forma errada. O que faz uma pessoa rica não é quanto ela ganha, e sim quanto ela consegue poupar e acumular.

Pessoas que recebem muito, mas também gastam muito, não conseguem poupar e, se por ventura um dia a fonte de renda diminuir, eles não terão reservas para manter o padrão de vida anterior, tendo que se adequar; e não é nada fácil. Caso essas pessoas tivessem um bom planejamento financeiro, isso provavelmente não teria ocorrido.

Estabelecendo metas financeiras:

O primeiro passo para um planejamento financeiro adequado é o estabelecimento de medas.              Se o seu plano é grande e de longo prazo, como adquirir a casa própria, faça submetas com uma distância de tempo menor, a fim de facilitar o processo. Ao invés de poupar uma quantia muito grande no final de cada ano, faça um planejamento financeiro de curto prazo e diminua o prazo da sua meta para o mês, a qual seria preciso poupar mensamente uma quantidade inferior de dinheiro.

No final dos anos propostos para adquirir a casa própria, você verá que poupar não é tão difícil, e isso se tornará um hábito para você e sua família.

Caso você invista esse dinheiro mensalmente no mercado financeiro, o que seria extremamente inteligente, você conseguiria obter resultados muito melhores, considerando que os rendimentos irão corrigir o seu dinheiro com a inflação e ainda proporcionar uma porcentagem extra.

Administrar seus gastos pessoais:

Não adianta traças metas e sonhos se você não consegue seguir o seu planejamento financeiro e poupar o dinheiro no final do mês. Um dica indispensável é a boa administração das suas despesas.

Anote tudo com que você gasta dinheiro, desde as contas de luz e agua, até a bala que você compra na esquina. Faça isso por alguns meses irá perceber a quantidade de dinheiro que gastamos sem perceber.

Analise as contas e veja aonde é possível diminui-los. Se a conta de luz está muito cara, tente educar sua família pra sempre apagar as luzes quando saírem dos cômodos, por exemplo.

São pequenas atitudes que irão te ajudar a diminuir os seus gastos mensais, sobrando mais para seu investimento e tornando possível o seu planejamento financeiro.

Não gaste o que você não tem

Essa dica parece ser um pouco boba, porém muitas pessoas não a seguem.

Nos tempos de hoje, com músicas que fazem alusão a ostentação e gastos com bens de luxo; redes sócias cada vez mais presentes em nossas vidas, com pessoas viajando pelo mundo e adquirindo bens que sonhamos, é muito comum. Mas não se deixem levar por essa onda de consumismo.

Pessoas que tentam manter um padrão de vida superior à que sua renda pode proporcionar costumam a ficar no cheque-especial e com dividas no banco. É muito bom quando o “juros sobre juros” está a nosso favor, porém quando está agindo sobre nossas dividas, é muito ruim e desesperador!

Leve a vida de acordo com o que você está disposto a gastar. Coloque dentro do seu planejamento financeiro quanto pretende gastar com lazer, despesas de casa e outros.

Pague a vista

O cartão de crédito chegou em nossas vidas para nos ajudar, porém a sensação de poder comprar tudo que a gente quiser, se aflorou. É muito fácil se endividar com o cartão, porque compramos e não temos aquela sensação ruim de estar gastando nosso dinheiro. Infelizmente, a conta chega no final do mês, e o arrependimento e desespero aparecem.

Com isso, busque sempre usar o seu cartão de debito ou pagar em dinheiro, se for mais fácil para controlar os gastos. Em muitas empresas, quem paga à vista recebe um desconto. Mesmo sendo de 10%, vale a pena. Imagine que em todas suas compras você consiga 10% por pagar à vista; no final do mês seus gastos terão diminuído nessa porcentagem, e isso é muito relevante.

Use o cartão de crédito de forma inteligente. Quando a empresa não proporcionar um desconto para pagamentos à vista, ou se as compras parceladas não contarem com juros, é válido considerar a ideia de que o cartão de crédito seria benéfico neste caso.

Invista bem o seu dinheiro

Ao investir de forma correta você faz o seu dinheiro trabalhar para você. Se você não sabe nada sobre investimentos mas compreende que isto é essencial para você, procure uma corretora com assessores competentes. Eles sabem muito sobre o mercado financeiro e irá te sugerir os melhores produtos disponíveis no mercado. Introduza suas metas, e eles irão te mostrar o caminho para alcança-las.

Faça a troca do consumo presente para o consumo futuro

Muitos pensam que seguir essas dicas para poupar o dinheiro seja um sacrifício. O que essas pessoas esquecem é que, a partir do momento que você define metas e reduz os custos necessários para alcança-las, você terá, no final, a realização de algo grande, de um sonho.

Se você tem o sonho de adquirir um carro e se planeja para isso, faz os sacrifícios necessários como gastar menos com roupas ou com saídas, no final você terá o seu sonho realizado e toda a mudança de hábito terá sido válida.

Tenha isso em mente e veja como realizar o planejamento financeiro irá te ajudar a alocar seus recursos de forma mais eficiente.

Conclusão:

Essas dicas são fáceis e práticas para você alcanças a sua independência financeira. Uma bom saúde econômica implica em uma vida mais leve e mais tranquila. Com o planejamento financeiro há um caminho para alcançar todos os seus sonhos.

Ter disciplina é essencial, mas no fim você ficará extremamente orgulhoso do resultado. Ter um planejamento financeiro é algo que deve fazer parte da sua vida, e que irá implicar diretamente no exemplo que você dará para seus filhos e toda a família. Uma família com uma boa saúde financeira, é uma família com uma boa saúde física e mental.