Como se preparar financeiramente para as férias de fim de ano

Quanto do salário devo investir? Utilize seu salário com mais estratégia
16 de agosto de 2018
Você sabe o que são Robôs de Investimentos?
19 de setembro de 2018
Quanto do salário devo investir? Utilize seu salário com mais estratégia
16 de agosto de 2018
Você sabe o que são Robôs de Investimentos?
19 de setembro de 2018

O ano vai chegando a sua segunda metade e nesse momento muita gente começa a sonhar com as tão desejadas férias. Seja para descansar do trabalho ou para passar um tempo com a família, muita gente aproveita os últimos meses do ano para dar uma pausa na rotina e relaxar, e muitas vezes isso inclui fazer viagens ou passeios especiais, que também podem acabar custando mais. Por isso, é importante começar a se preparar financeiramente para as férias de fim de ano desde já, para evitar que o sonho e a tranquilidade acabem se tornando um pesadelo recheado de dívidas e frustrações.

Mas por incrível que pareça, não é difícil organizar os gastos para esse período de férias e com um pouco de disciplina você pode garantir que esse momento seja tranquilo e sem preocupações. E mesmo que você ainda não tenha começado a se preparar, ainda dá tempo de tomar algumas atitudes que vão facilitar seu descanso no final do ano. Quer conferir?

1. Organize as finanças e veja quanto é possível economizar

Se você planeja viajar nas férias ou vai fazer algo que demande um gasto de dinheiro maior, fora do normal, é importante que um tempo antes, você organize suas finanças e veja quanto é possível economizar por mês para investir nesse projeto.

Com todos os seus ganhos e gastos sob controle, anotados, você pode identificar pontos em que pode economizar e assim criar uma reserva dedicada às férias. Isso vai te ajudar a ter uma noção da quantia que você terá até a data das férias e também vai evitar que você acabe contraindo dívidas desnecessárias.

2. Faça um combinado com todos os envolvidos

Não importa se é a sua família, um grupo de amigos ou o cônjuge: se você vai tirar férias e pretende fazer algo acompanhado – como viajar – é importante envolver as outras pessoas em seu planejamento financeiro e engajar todo mundo na economia para esse projeto. Afinal de contas, é muito mais difícil manter a disciplina e poupar dinheiro quando as pessoas ao seu redor não têm ou não entendem essa necessidade.

Portanto, faça um combinado com quem estiver incluído em seu plano de férias e comecem juntos a buscar por maneiras de economizar. Combinem passeios cotidianos mais baratos, troquem o restaurante por uma boa comida caseira e assistam a um filme juntos em casa, em vez de ir ao cinema.

Isso vai te ajudar a poupar um bom dinheiro e te deixar ainda mais animado e motivado para curtir as tão sonhadas férias.

3. Planeje seus roteiros e visitas com antecedência

Por diferentes motivos, sabemos que nem sempre é possível planejar o período de férias com uma antecedência boa – de em média um ano. Porém, sempre que possível, tente usar o tempo a seu favor e planejar suas viagens, roteiros e visitas a locais turísticos com um bom prazo antes da data de realização.

Fazendo as coisas de forma antecipada, além de garantir seu planejamento, em muitos casos você consegue bons descontos – como na compra de passagens aéreas – e pode usar o dinheiro que sobrar para investir em outras partes das férias, como em alimentação. Por isso, assim que possível já comece a se planejar e não deixe para tomar decisões de última hora.

4. Se precisar trocar moeda, fique atento

Se suas férias incluem viajar para algum local em outro país e você precisa trocar moeda – real por dólar, por exemplo – fique atento. Os valores de conversão variam bastante e é preciso ter uma boa noção do mercado de câmbio e suas tendências para conseguir trocar seu dinheiro na hora certa, conseguindo a maior conversão possível.

Assim que possível, já deixe separado o dinheiro que você precisará trocar e esteja pronto para aproveitar boas oportunidades!

Uma dica muito válida também é tentar encontrar a moeda que você precisa com amigos ou parentes. Trocando o dinheiro com essas pessoas, você pode conseguir uma taxa de conversão muito melhor do que em casas de câmbio e economizar muito!

5. Faça investimentos de curto prazo

Assim como é muito importante economizar dinheiro para as férias, também é preciso fazer com que esse dinheiro renda e se valorize enquanto você se prepara para esse período. E para isso, existem boas opções de investimentos, que podem ser utilizadas mesmo por quem não poderá deixar a quantia investida por muito tempo.

Com o Tesouro Direto, por exemplo, é possível investir valores a partir de 30 reais, conseguir um rendimento muito superior ao oferecido pela poupança e, o melhor, retirar o dinheiro sem cobrança de IOF a partir do 30° dia de aplicação.

Se você planeja investir quantias maiores e também busca uma rentabilidade ainda melhor do a dos títulos do Tesouro, o CDBs também podem ser uma ótima opção. Em alguns casos é possível encontrar certificados com liquidez até diária – ou seja, você pode retirar o dinheiro quando quiser.

É possível se preparar financeiramente para as férias!

Pronto para tirar as melhores férias da sua vida? Então siga nossas dicas, prepare-se e aproveite!

Gostou desse artigo e acha que ele pode ajudar outras pessoas? Não deixe de compartilhar também em suas redes sociais!