S&P 500 – Saiba o que é, como investir e alguns pré requisitos!

Como se preparar financeiramente para ter o primeiro filho?
6 de setembro de 2017
Quais os benefícios de aplicar o dinheiro fora do Brasil?
13 de setembro de 2017
Como se preparar financeiramente para ter o primeiro filho?
6 de setembro de 2017
Quais os benefícios de aplicar o dinheiro fora do Brasil?
13 de setembro de 2017

O que é?

O índice S&P 500 (Standard & Poor’s 500, nome por extenso do falado S&P 500), é composto por quinhentos ativos (ações), onde são negociados nas duas principais bolsas norte-americanas: NYSE (New York Stock Exchange) e NASDAQ.

No índice, os ativos são qualificados pela parcela de mercado que estão inseridos, pela liquidez de seus papéis e pela força de sua representação.

Pode-se caracterizar o índice como um valor de mercado ponderado, resultado da equação do valor de mercado da ação multiplicado pela quantidade de papéis circulando, cada um com seu devido peso.

Os fundos de índices (ETF´s) e os Certificados de operações estruturadas (COE), são umas das principais formas de investir neste índice. Saiba mais sobre estes investimentos no nosso blog!

Além destes investimentos, é possível negociar contratos futuros do S&P 500. Ou seja, é vendido como um ativo no mercado futuro um contrato em que investidores acordam certa cotação do índice em determinado vencimento.

O interessante é que esses ativos estão presentes inclusive no nosso mercado. Dessa forma, você consegue investir nas maiores empresas do mundo diretamente do seu Home Broker.

Pré requisitos.

Assim como as empresas brasileiras necessitam de requisitos para entrar no cálculo do IBOV, para o S&P 500 o procedimento se dá na pela mesma forma. Segue abaixo algumas destas exigências:

  1. As empresas devem ser de origem norte-americana.
  2. Pelo menos 50% das ações em poder do público.
  3. Ativos com liquidez adequada a bons preços de mercado.
  4. Capitalização de mercado não ajustado superior a US$ 4 bilhões.
  5. Resultados positivos em suas demonstrações financeiras, em no mínimo quatro trimestres consecutivos.
  6. Processo de abertura de capital (IPO) ocorrido com antecedência de 6 a 12 meses.

Como Investir?

 

Para começar a investir é simples, basta abrir uma conta em uma corretora de valores, onde se tem a conexão com o mercado futuro e consequentemente consegue adquirir contratos.

Uma vez que tenha uma conta em uma corretora, é necessário que solicite a habilitação de negociação de ativos BM&F.

Desta forma, está habilitado a negociar contratos S&P via Home Broker.

Por fim, basta fazer uma transferência de recursos para a corretora e negociar o contrato desejado.

Conclusão:

Um investidor que busca um investimento alternativo, justamente pela queda da taxa de juros atual no brasil, o S&P 500 é uma ótima oportunidade de fugir de investimentos em renda fixa que estão cada vez piores, e apostar um pouco mais nestes ativos já consolidados pelo mercado internacional.