Entenda sobre fundo de ações: como funciona? Vale a pena investir?

Como investir no exterior? Tire todas as suas dúvidas
29 de agosto de 2019
Como investir no exterior? Tire todas as suas dúvidas
29 de agosto de 2019

Se você procura investir seu dinheiro de uma maneira que possa render mais do que a renda fixa, o fundo de ações pode ser uma excelente oportunidade.

Você sabe exatamente o que isso é? Confira o que é o fundo de ações, veja como funciona, entenda quais são os riscos e analise se vale a pena investir. Continue a leitura a seguir.

O que é um fundo de ações?

Você já pensou em investir na bolsa de valores? Esse tipo de investimento pode ser um pouco complexo, sobretudo na hora de escolher qual a melhor empresa para você colocar o seu dinheiro. O fundo de ações é como uma maneira simplificada de investir na bolsa de valores.

Resumidamente, o fundo de ações é um condomínio aberto, no qual diversas pessoas investem de forma conjunta e, o mais importante, esse valor é investido em várias empresas ao mesmo tempo. O investidor compra uma cota —  que são frações de ações de diversas empresas — e junto com outros investidores, lucra de acordo com a valorização dessas ações.

Para quem está começando a investir agora, o fundo de ações pode ser ideal, afinal, exige um pouco menor de conhecimento pela parte do investidor.

Como o fundo de ações funciona?

Como explicamos, o fundo de ações é um fundo mútuo, ou seja, vários investidores aplicam conjuntamente. Um fundo de ações possui um gestor, geralmente ligado a uma administradora, que vai definir quais serão os melhores caminhos para os investimentos, como as melhores ações a se comprar e vender.

Então, o investidor não vai comprar diretamente ações de uma empresa, o que acontece no mercado acionário tradicional, mas cotas desse fundo. Por esse motivo o investidor não tem controle e não participa das tomadas de decisão feitas pelo fundo, uma vez que essas ficam a cargo do gestor.

O fundo de ações é uma renda variável. Isso significa que não é possível prever quanto esse dinheiro vai render, uma vez que depende da valorização das ações que o fundo está posicionado. Além disso, por ter o intermédio de um gestor especialista, esse tipo de investimento pode ter um custo adicional, a taxa de performance — valor pago ao gestor caso o fundo tenha resultados expressivos. Esteja sempre atento a isso!

Em resumo, como a instituição é responsável por todos os processos em relação aos investimentos, ao comprar uma cota do fundo de ações, você a autoriza a tomar decisões por você.

Vantagens do fundo de ações

Acredite, abrir mão das tomadas de decisão pode ser uma grande vantagem. Se você ainda está começando no mercado de ações, o ideal, realmente, é deixar que um especialista — além de todo um time de consultores — tome algumas decisões. Por ser um investimento de alto risco, é preciso ter bastante experiência e entendimento na hora de realizá-los. Então, o fato de um fundo de ações ser administrado por um especialista é um benefício enorme desse tipo de investimento.

Além disso, é um investimento diversificado. Em vez de investir uma quantia em apenas uma empresa, o fundo de ações permite que os valores sejam investidos em diversas ações de diversas empresas diferentes, diluindo o risco da carteira. Por exemplo, ainda que alguma ação seja desvalorizada, outras ainda podem se valorizar e um investimento pode compensar o outro.

Por último, uma outra vantagem interessante é o baixo investimento inicial. Existem fundos de ações nos quais é possível investir até mesmo R$1.000,00, tornando esse tipo de investimento mais acessível do que o mercado acionário tradicional.

Risco do fundo de ações

Ainda que seja administrado por profissionais, o fundo de ações não é considerado um investimento de baixo risco. Como já dito, os rendimentos dependem da valorização das ações, e tudo isso é dependente de diversos fatores como fatores político econômicos do país, fundamentalismo das empresas e análise gráfica.

Há também o risco de ações fraudulentas por parte das administradoras, que pode levar todo investimento a ser perdido.

Porém, ainda que existam esses riscos, há como contorná-los. A melhor forma de evitá-los é pesquisar bastante acerca do mercado e procurar por instituições confiáveis. Assim, você diminui os riscos da administração não ser feita de forma lucrativa e, também, de sofrer com golpes e fraudes.

Vale a pena investir?

É possível afirmar que não existe um investimento ideal ou elencar um que seja melhor do que o outro. Tudo isso dependerá do seu perfil de investidor, da quantidade de dinheiro que você pode e deseja investir e, claro, quais são os riscos que você está disposto a correr.

De certa forma, a maioria dos investimentos possui riscos, mas, vários deles podem ser contornados e controlados. O fundo de ações, por apresentar cotas diversificadas, diminui bastante o risco de desvalorização e perda do investimento total e, por ser administrado por especialistas, pode ser o ideal para quem está começando agora a investir no mercado de ações. Então, com um pouco de pesquisa, é possível encontrar a administradora certa que vai te ajudar a começar seus investimentos no fundo de ações.

Quer entender mais sobre o assunto e ver como nossa equipe pode te ajudar a se dar bem com este ou outros investimentos? Entre em contato conosco!