Debêntures: aprenda como investir

Perfil trader? Descubra o seu!
6 de março de 2017
Imposto de Renda x Investimentos
8 de março de 2017
Perfil trader? Descubra o seu!
6 de março de 2017
Imposto de Renda x Investimentos
8 de março de 2017

Se você já é familiarizado com o mercado financeiro, é bem provável que já tenha ouvido alguém mencionar sobre debêntures, não é mesmo? E esse nome complicado não é tão fácil assim de ser compreendido.

A partir dessa leitura você vai aprender tudo sobre essa forma de investimento. Ao final do artigo você saberá qual a maneira mais segura e rentável de realizar uma aplicação, bem como se essa é a tipo de investimento que mais se alinha com seu propósito.

Emprestar seu dinheiro para grandes empresas em forma de títulos de dívida é arriscado? Quer saber a resposta? Então continue lendo que já vamos te contar.

Debênture: o que é?

Debênture é um título de dívida, no qual o seu investimento é um empréstimo para uma empresa – que não seja financeira ou alguma instituição de crédito.

Nesse sentido, você enquanto investidor se torna credor dessa empresa e receberá os juros fixos ou variáveis ao final do período acordado.

No mercado financeiro você vai encontrar dois tipos de debênture:

Primeiro, o título conversível, onde, ao final do prazo estipulado, pode ser convertido em ações da empresa. O segundo é o título simples, no qual os títulos não podem ser convertidos em ações.

Esses títulos apresentam certa flexibilidade, pois cada empresa tem suas particularidades e situação financeira.

As peculiaridades dos títulos são definidas no ato da emissão, e caso necessário, pode haver renegociação entre investidor e a empresa.

Os rendimentos das debêntures são parecidos com outros títulos de renda fixa. Sendo divididos em pré fixados, pós fixados ou híbridos.

Os rendimentos prefixados são acordados no ato da emissão. O rendimento será de uma taxa de juros previamente estipulada. Com isso você sabe de antemão qual o valor a receber ao final do período combinado.

Em relação aos rendimentos pós-fixados, a rentabilidade não é sabida no momento do acordo. Para esse modelo é necessário um indexador, como por exemplo, a taxa Selic.

Essa é a razão pela qual você só saberá o valor a receber no momento em que o período se encerrar, para o resgate do seu título.

Por último, os rendimentos híbridos nada mais são do que a união entre os rendimentos prefixados com os pós-fixados.

Sendo assim, você só saberá quanto terá a receber no final do período acordado para sua aplicação. Em linhas gerais, você receberá uma taxa de juros combinada, mais uma porcentagem de um indexador.

Os títulos em debêntures são investimentos de médio a longo prazo. Na maioria dos casos, os prazos variam de dois anos, podendo chegar até dez anos.

Pensando em todo esse tempo, não dá para fazer uma escolha ruim na hora de decidir como aplicar seu dinheiro, não é mesmo?

Antes de decidir pelo tipo de investimento, você precisa se planejar, saber quanto você tem para investir, bem como seus objetivos.

Estabeleça um prazo e o título que você decide investir, avalie os riscos e a rentabilidade no final do período. Afinal, ninguém quer ter prejuízo para seu capital investido.

Conheça os riscos da debênture

O maior risco que você pode enfrentar ao investir nesse título é a empresa em questão não cumprir com os prazos e atrasar seu pagamento.

Por isso você precisa escolher muito bem a empresa a fim de minimizar possíveis danos ao investidor – você, no caso.

Para fazer a melhor escolha, tanto do título quanto da empresa, você precisa do apoio de uma empresa especializada no mercado financeiro para te dar garantia dos passos que você deseja seguir.

Outro ponto que merece destaque é se você precisar de dinheiro antes do final do prazo estipulado. Alguns títulos você só poderá retirar sua aplicação somente quando o período terminar.

É fundamental o planejamento para que você não tenha que vender seu título e não ser lesado pelos impactos em seu rendimento final.

Para outras emissões você pode desfazer do papel antes do vencimento, vendendo o título no mercado secundário. Nesse caso o investidor pode sofrer “deságio”, o que significa vender por um preço abaixo do mercado.

Isso pode acontecer em função do mercado estar pouco interessado na debênture oferecida. Mais uma vez lembramos a importância do planejamento e escolha criteriosa, para evitar problemas.

O auxílio de um assessor de investimentos é uma ótima forma de conhecer ais a fundo o assunto. Discutir mais detalhes das opções disponíveis e entender se esse produto está alinhado com seu perfil de risco.

Debêntures: vantagens e desvantagens

Agora que você já conhece melhor os títulos debêntures de renda fixa, vamos apresentar as vantagens e desvantagens de investir nesse modelo:

Falando das vantagens, podemos pensar no bom rendimento do título por ter a possibilidade que ele te oferece em acompanhar os indicadores durante o período vigente.

A isenção de impostos para algumas emissões traz uma boa rentabilidade e maior vantagem que outros títulos.

A diversificação da carteira é outra vantagem, por ser uma das formas mais eficientes de proteger seu investimento, além de te proporcionar maiores oportunidades de obter lucro.

Pensando nas desvantagens, em primeiro lugar, consideramos o longo prazo de duração. Da mesma maneira que apresentamos como um risco, você pode precisar resgatar seu investimento e seria necessário vendê-lo para outro investidor.

Como não existe a cobertura do Fundo Garantidor de Créditos os investidores ficam expostos ao risco maior de crédito. Essa pode ser a maior desvantagem desses títulos contra outras opções de renda fixa.

O grande desafio do sucesso no mercado nos investimentos está na identificação de boas empresas e uma equipe especializada em investimentos.

O potencial da rentabilidade das debêntures é alto e você precisa definir estratégias, aproveitando as oportunidades que o mercado oferece.

Após ler esse artigo você ficou na dúvida se debênture é a melhor opção para o seu caso e quer conhecer novos produtos do mercado financeiro?

Se inscreva em nosso blog e encontre mais artigos sobre Renda Fixa e outros produtos e fique ligado em novas publicações e oportunidades

Quer se destacar por seus conhecimentos em investimentos? Então clique aqui e confira: Torne-se um investidor inteligente em 5 passos.