As 3 principais armadilhas nas operações de Minicontratos

7 dicas para economizar na alimentação e ter uma vida mais saudável
15 de maio de 2017
Você acabou de se casar? Veja 6 dicas de finanças para casais.
18 de maio de 2017
7 dicas para economizar na alimentação e ter uma vida mais saudável
15 de maio de 2017
Você acabou de se casar? Veja 6 dicas de finanças para casais.
18 de maio de 2017

Os minicontratos, como já mencionados em textos anteriores do nosso blog, podem ser uma excelente porta de entrada para o pequeno investidor. A alta alavancagem, permitindo se operar U$ 10.000 dólares com apenas R$ 100 reais no caso do WDO (minicontrato de dólar), e o baixo custo das operações permitem que esse mercado alcance um maior número de pessoas.

Entretanto a ambição pelas operações altamente lucrativas geradas pelo nível de alavancagem e altíssima liquidez dessa modalidade de operação, podem se tornar uma tragédia na vida do trader. Abaixo serão abordadas três das principais armadilhas que os traders caem ao operar minicontratos.

Reduzir o preço médio

Em um mercado em tendência, essa atitude pode ser fatal. Para ilustrar, pense no seguinte cenário.

O Fulano iniciou uma posição comprada em 2 contratos de mini índice no início do dia, próximo ao meio dia percebe que o mercado andou contra a sua posição, logo acredita que o mercado já andou demais e não tem mais espaço para cair. Dessa forma o Fulano em vez de aceitar o prejuízo ou manter sua posição esperando que o mercado volte, observa um ponto de suporte no gráfico e dobra o número de contratos quando o mercado bate naquele preço, reduzindo seu preço médio. O trader repete essa operação em mais três suportes para baixo. O mercado continua a cair até o ponto que ele não tem mais margem suficiente, gerando perdas, em alguns casos irrecuperáveis.

Dormir posicionado

Utilizando o mesmo trader do caso anterior na mesma operação, vamos alterar apenas o final e supor que ele possui bastante margem.

Durante o dia o Fulano reduziu seu preço médio por diversas vezes, contudo o mercado permaneceu andando contra a sua posição comprada. Após ignorar toda a sua estratégia e até aquele momento ter um prejuízo nunca esperado no início do dia, o investidor age como um apostador qualquer de um jogo de azar, mantendo sua posição para o dia seguinte.

 A esperança do Fulano é que o mercado abra em alta e ele recupere seu prejuízo de uma só vez. Todavia como em um jogo de azar o trader conta apenas com a sorte, e naquela noite ele não teve. As commodities tiveram forte queda durante a madrugada e o Mini índice abriu no dia seguinte com um grande GAP de baixa, auferindo um enorme prejuízo na operação.

Operar notícia

O mini índice e o mini dólar são ativos muito voláteis naturalmente, além disso, em alguns dias ou horários eles podem ter uma volatilidade ainda maior. Este é o caso das notícias importantes.

Durante a semana diversos dados e notícias são veiculados constantemente, entretanto dados mais importantes costumam ter hora marcada para serem apresentados.

Alguns exemplos são os estoques de petróleo e o Payroll.

Sabendo da divulgação desses dados o Fulano decide se posicionar antes da notícia, pois acredita que os dados vão movimentar o mercado a favor da sua operação. Os dados podem até sair como esperado pelo investidor, porém o mercado movimenta na direção contrária a sua posição.

Basicamente a interpretação que o mercado tira no curto prazo de uma notícia é completamente imprevisível, nesse caso operar nessas situações se torna unicamente sorte.

Conclusão

Agora que já identificamos os três erros mais importantes nas operações com minicontratos, é importante que você se policie para não cometê-los e busque realizar uma gestão de risco mais adequada das suas operações.

Dessa forma será possível ser mais consistente e possivelmente mais lucrativo.

Caso tenha ficado qualquer dúvida, estamos à disposição para auxiliÁ-los. Espero que tenham gostado!

Fale com a 3A Investimentos pelo WhatsApp.