Dicas para começar 2018 com as finanças em dia!

Os impactos da queda da Selic na caderneta de poupança
26 de dezembro de 2017
2018 será o ano das moedas digitais? Veja os cuidados que você deve ter
16 de janeiro de 2018
Os impactos da queda da Selic na caderneta de poupança
26 de dezembro de 2017
2018 será o ano das moedas digitais? Veja os cuidados que você deve ter
16 de janeiro de 2018

Muitas pessoas ainda estão buscando por formas de colocar as contas em dia para começar 2018 com o pé direito (e o saldo positivo). Porém, a época de festas e de presentes pode impactar negativamente nos planos financeiros e trazer gastos inesperados. Por isso, no dia 31 de dezembro é muito comum ver pessoas que acabam cedendo às velhas tradições e apelam para as famosas simpatias, que prometem encher o bolso e trazer sorte no próximo ano.

Mas caso você tenha esquecido da tradição, não se preocupe! Aqui na 3A nós acreditamos que você só precisa de um bom planejamento financeiro para conseguir ter bons resultados com o seu dinheiro! Portanto, esqueça as simpatias e fique ligado nas dicas que vamos dar a seguir. Com elas, você vai conseguir ter um 2018 mais equilibrado financeiramente. Quem sabe não sobra até aquele dinheirinho pra você começar a investir?

Use bem o seu décimo terceiro salário

No final do ano, o benefício do décimo terceiro salário pode representar o início da sua sustentabilidade financeira e de um ano mais tranquilo. Isso porque, em muitos casos, ele pode ser usado para pagar velhas dívidas, para que se adquira um bem de consumo sem necessidade do cartão de crédito ou para iniciar um investimento.

Portanto, gaste bem o seu décimo terceiro e tenha prioridades para o uso do dinheiro: primeiro, caso você tenha dívidas, pague-as; depois, se possível, guarde uma parte do dinheiro para fazer algum investimento e alcançar algum objetivo específico; por fim, use o restante do dinheiro para se presentear ou comprar algum bem de consumo imediato.

Planeje seu ano

Outro ponto muito importante para ter um ano mais tranquilo é o planejamento financeiro. Muita gente começa janeiro sem ter a menor ideia do que vai fazer com seu dinheiro durante o ano e, por isso, acaba tomando más decisões com ele.

Por isso, pense no que você deseja para os próximos 12 meses e faça um planejamento financeiro. Você quer fazer uma viagem ou comprar um carro novo? Então pense na quantidade total de dinheiro que você vai precisar e veja como você pode economizar e aplicar sua renda para alcançar esse objetivo em curto prazo. Quer começar a pensar no seu futuro e ter uma boa aposentadoria? Então comece a fazer contas e escolha um bom investimento de longo prazo.

Ter metas e objetivos vai te ajudar muito a ter um controle melhor do seu dinheiro e a fazer boas escolhas com ele!

Reveja seus hábitos

Outro ponto muito importante para começar janeiro com as finança em dia é rever seus hábitos. Aproveite a mudança de ano para mudar também suas atitudes em relação ao dinheiro, principalmente se elas estiverem te trazendo prejuízos e te deixando no vermelho.

Um bom ponto de partida são os gastos no cartão de crédito, por exemplo. Você vive se descontrolando nessa forma de pagamento ou já chegou ao ponto de usar todo o seu salário para pagar o cartão? Então é hora de mudar esse cenário. Entenda seus gastos, saiba onde você pode diminuir ou cortar custos e tente se livrar do cartão! Isso vai trazer mais estabilidade para suas finanças e te dar um ano muito mais saudável.

Clicando aqui você encontra um artigo repleto de outras dicas para evitar comprometer seu orçamento. Confira!

Faça investimentos

Por fim, a última dica é: faça investimentos! Independente dos seus objetivos, é importante manter algum dinheiro aplicado para que você seja mais fácil alcançá-los.

Portanto, entenda qual é o seu perfil de investidor, veja o produto que mais se adequa às suas necessidades e a sua realidade e comece o ano com mais suas finanças mais saudáveis.

Claro, se precisar de ajuda, conte com a 3A Investimentos. Temos uma equipe qualificada e pronta para te auxiliar na busca pelos melhores investimentos!

Anotou todas as dicas? Então prepare-se para um ano novo incrível!