Você acabou de se casar? Veja 6 dicas de finanças para casais.

As 3 principais armadilhas nas operações de Minicontratos
17 de maio de 2017
O que significa Duration? E como calcular?
22 de maio de 2017
As 3 principais armadilhas nas operações de Minicontratos
17 de maio de 2017
O que significa Duration? E como calcular?
22 de maio de 2017

Muita gente, antes ou logo depois de se casar, fica preocupado em como vai manter as finanças organizadas e o dinheiro bem utilizado. Afinal, “se manter uma vida financeira saudável para si mesmo é complicado, para um casal então, deve ser impossível, certo?”. Bom, não é bem assim… Ao contrário do que muita gente pensa, manter uma vida financeira equilibrada após o casamento não é nenhuma missão impossível se os dois envolvidos na relação entenderem pelo menos um pouquinho sobre finanças para casais.  

A vida de duas pessoas muda drasticamente após um casamento e, com o dinheiro não seria diferente. É importante ter isso em mente e se preparar para essa próxima fase, para que ela não traga surpresas desagradáveis.

Por isso, pensando em você que acabou de se casar ou que está perto desse grande dia, nós fizemos essa lista com 06 dicas de finanças para casais que são essenciais para qualquer relacionamento saudável.

Leia com atenção, pense em seu próprio contexto e aplique as dicas no dia a dia.  

01. Tenham um planejamento

O primeiro passo para que um casal tenha uma vida financeira equilibrada é muito simples: planejamento. Logo nos primeiros dias juntos – ou até mesmo antes disso – é importante ter uma conversa sobre finanças e decidir os novos rumos do dinheiro de cada um.

Nesse momento, fazer um orçamento doméstico com os ganhos e gastos do casal será essencial! Isso vai permitir ter uma visão geral da situação e entender também como economizar ou o que fazer com o dinheiro restante.

E apesar da maior parte dos custos e da renda ser pensada de forma conjunta, é importante separar uma quantia para gastos pessoais de cada um. Afinal, o casal ainda tem uma vida sem o outro e precisa de dinheiro para coisas básicas.

02. Definam objetivos financeiros em conjunto

Outro ponto muito importante é definir objetivos conjuntos para o dinheiro do casal. Primeiro, definam o que vocês querem: comprar um carro? Trocar de casa? Ter um filho? Depois, definam em quanto tempo vocês querem alcançar esse objetivo. Seis meses? Um ano? Três anos? Feito isso, vocês já conseguirão saber quanto precisam economizar por mês para atingir cada objetivo e terão mais foco – pensando na recompensa.

Aqui é importante também listar os objetivos por ordem de prioridade e garantir que eles estejam sempre alinhados entre o casal.

03. Criem táticas de economia

De todas as dicas de finanças para casais, essa parece a mais óbvia, porém ela também é uma das mais essenciais. A vida a dois não é algo barato e, portanto, para conseguir realizar seus sonhos, o casal vai precisar economizar.

E quando falamos em economia, não estamos nos referindo apenas ao tradicional corte de luz e água, mas também à atividades do dia a dia do casal. Por exemplo, os dois podem economizar cozinhando em casa, trocando o cinema  por passeios no parque, combinando um esquema de caronas para evitar que os dois saiam de carro e etc.

Essas medidas vão ajudar a economizar uma boa quantia que pode ser utilizada em outros pontos.  

04. Tenham uma reserva de emergência

Da mesma forma que o casal deve economizar para realizar seus sonhos, é importante que ele reserve algum dinheiro também para casos de emergência. Afinal, por mais que os parceiros se planejem, imprevistos podem acontecer e ter uma reserva vai fazer com que você consiga lidar melhor com eles.

É sempre bom evitar os cartões de crédito e o cheque especial, não é? Portanto, não despreze esse recurso de emergência.

05. Pensem como um casal

Para que o casal tenha uma vida financeira de qualidade, é importante que as duas pessoas realmente pensem como um casal e coloquem os interesses de ambos acima de qualquer desejo individual.

Nessas situações não deve existir o “meu dinheiro, minha vontade”. Afinal, isso pode desestabilizar uma relação e provocar brigas e rompimentos desnecessários. Pensem sempre no que será melhor para o casal naquele momento e negociem as vontades e desejos dos dois para que tudo seja feito na melhor hora possível.

06. Saibam quando poupar e quando investir

Quando estiverem com dinheiro sobrando, analisem bem qual a melhor forma de utilizá-lo para o benefício do casal. Vocês estão começando a estabilizar a vida financeira agora e querem mais segurança, então poupar é uma boa opção – apesar da poupança ter diversas desvantagens. Mas se vocês querem mais rendimentos, pode ser interessante procurar por investimentos que proporcionam uma rentabilidade superior a poupança, como o CDB, LCI, LCA, fundos de investimento ou até mesmo ações – de acordo com a vontade do casal de arriscar.

Saibam entender em que momento vocês estão e não tenham medo de investir ou poupar quando isso parecer mais adequado.

Concluindo: entender de finanças para casais não é complicado

Viu como ter uma vida financeira saudável junto com seu cônjuge não é uma tarefa de outro mundo? Seguindo algumas regras básicas, vocês poderão ter sempre uma boa situação financeira e realizar seus sonhos sem dificuldades.

Comecem já a investir no futuro e planejar suas finanças! E se vocês gostaram do texto não esqueçam de compartilhar com os amigos casados ou que estão prestes a se casar!