Torne-se um investidor inteligente em 5 passos!

Dividendos: outra forma de lucrar com as ações.
14 de dezembro de 2016
Ações? Saiba como investir através de profissionais!
16 de dezembro de 2016
Dividendos: outra forma de lucrar com as ações.
14 de dezembro de 2016
Ações? Saiba como investir através de profissionais!
16 de dezembro de 2016

O investidor brasileiro ainda é muito influenciado pela conjuntura econômica e histórica vivenciada. Fatores como hiperinflação, crises e desemprego construíram uma noção de aplicações conservadoras, ligadas a poupança, onde o seu gerente de banco te proporcionava todas as informações sobre investimentos que você achava necessário.

A partir do plano real e a maior estabilidade econômica, a busca por informações e conhecimentos relacionados a investimentos tem aumentando exponencialmente, fazendo com que a cultura brasileira de investidores mude a cada dia. Investidores que tentam otimizar sua carteira estão cada dia mais comuns, e consequentemente ha uma migração do investimentos feitos no banco para as corretoras.

Aqueles que, mesmo nos dias de hoje optam por investir na poupança, tem visto o seu patrimônio se manter sem nenhum ganho, ou até mesmo sendo reduzido devido a inflação se encontra maior que a rentabilidade da poupança. Uma realidade vivida por todos investidores deste ativo em 2015; onde o IPCA foi de 10,67% e a poupança apresentou um rendimento de 8,07%, 2,6% inferior.

Investidor inteligente é aquele que busca entender cada vez mais sobre o mercado, e tem senso crítico na hora de avaliar um investimento financeiro. Este tipo de investidor opta sempre por buscar informações sobre o ativo antes de investir, e tem a segurança de que o seu dinheiro estará bem aplicado.

Separamos 5 dicas que irão te ajudar a fazer investimentos mais inteligentes, são elas:

1-Entenda os produtos financeiros disponíveis

Não é preciso ser um especialista em mercados financeiros para entender como funciona o nosso mercado. Você já obterá bons resultados se conhecer um pouco sobre os riscos, rentabilidade e liquidez dos ativos disponíveis:

⦁ Riscos:  De acordo com o economista Marcelo d’Agosto, do jornal Valor Econômico, risco é: “a chance de você não ganhar, no futuro, aquilo que esperava momento em que decidiu fazer suas aplicações”
Dois riscos importantíssimos que devem ser analisados antes de qualquer investimentos, são os riscos sistemáticos e os riscos não sistemáticos. Quando se trata de crise econômica, medidas fiscais ou monetárias e todo o macro ambiente, estamos nos referindo aos riscos sistemáticos. Não podemos diminui-los, a não ser diversificando o investimento. O risco não sistemático é o risco que o investidor corre por investir em uma determinada instituição. Má administração, acidentes dentro da empresa e falecia, são alguns exemplos.

⦁ Rentabilidade:  É válido para o investidor, entender a diferença entre renda fixa e renda variável; a fim de compreender qual forma de remuneração é mais vantajosa no momento.
Ativos de renda fixa são ativos os quais você tem uma rentabilidade esperada, ou seja, quando você adquire o ativo, está explicito como será remunerado. Mesmo que você contrate um ativo com rentabilidade indexada a uma taxa variável, como a taxa DI ou a inflação, você já sabe, no momento na compra, qual o percentual dessas taxas que você irá receber.
Já a forma de rentabilidade dos ativos de renda variável não estão fixadas no contrato, são variáveis. Pense na bolsa de valores. Quando um investidor compra uma ação, ele não sabe quanto irá obter de lucro ou prejuízo.

⦁ Liquidez:  É a facilidade de converter a aplicação financeira em dinheiro.
Alguns investimentos apresentam liquidez apenas quando o contrato vence, como as LCI’s e CDB’s. Já outros, como ações, possuem uma grande liquidez, fazendo com que você consiga vende-las facilmente dentro da bolsa de valores.

2-Se manter informado

Ler e assistir a jornais regionais e mundiais são de extrema importância para você se manter atualizado conforme o cenário econômico. A partir de informações como: a taxa de inflação está subindo e o presidente do banco central tem o intuito de aumenta-lo mais; você poderá fazer um investimento inteligente, usando deste conhecimento para a compra ou venda de ativos.

A partir do momento que você se interessa e sabe como a economia está, a chance de você ser enganado e investir em algum ativo ruim é menor, perante as pessoas que não possuem o mesmo conhecimento que você.

Todavia, seja um investidor crítico e confie apenas em fontes seguras. Uma segunda fonte sobre o mesmo assunto também é uma dica válida para assegurar a veracidade da notícia.

3-Traçar uma estratégia

Antes de você começar a investir, é relevante ter uma estratégia definida. O seu objetivo é apenas assegurar o seu dinheiro ou aumentar o seu patrimônio? A partir da sua necessidade e do seu objetivo, suas estratégias serão traçadas.

Para investidores de renda variável, ter sempre em mente a estratégia e o objetivo podem ser mais complicadas tendo em vista a oscilação do mercado. Esse tipo de investidor opta por uma estratégia a longo prazo já que, na maioria das vezes, o seu objetivo é obter uma remuneração maior que investindo em renda fixa.

4-Desconfie do seu gerente bancário

Sabemos que os gerentes de bancos são extremamente cobrados quando o assunto é metas. Eles precisam vender produtos financeiros e seus principais alvos são os investidores que não sabem nada sobre o assunto. Mesmo se o investimento for ruim, seu gerente irá tentar vende-lo.

Analise todas as propostas apresentadas de forma crítica afim de encontrar o melhor investimento para você, o que mais se adequa às suas necessidades.

Outro ponto negativo de investir com o seu gerente, são os produtos limitados que ele irá te apresentar. O banco permite a ele apenas a venda de ativos financeiros do banco, que podem apresentar uma rentabilidade inferior aos de instituições semelhantes.

5-Procure um assessor

Você não precisa ser um especialista em investimentos, mas ter o suporte de um é essencial. O assessor tem como objetivo analisar o mercado de forma profunda e de apresentar os melhores investimentos do mercado para você atingir os seus objetivos.

Ele estará ciente de suas estratégias, logo irá te auxiliar em todos os processos para você alcançar o que almeja. Diferente dos bancos, as plataformas que as corretoras de investimentos usam, apresentam ativos de vários instituições diferentes.

Assim fica mais fácil escolher o melhor. Essa plataforma é alimentada todos os dias com novas possibilidades de investimentos.

Com essas dicas, qualquer investidor pode obter resultados melhores. O impacto dos juros exponenciais é muito grande no longo prazo; por isso, melhoras de 1% em sua carteira podem gerar resultados impactantes.

Medidas melhores de investimento mudam tanto seus investimentos atuais quanto a sua vida financeira como um todo, tornando possível a realização dos seus sonhos, independentemente de quais sejam. Trace estratégias, busque um assessor de confiança e faça seus investimentos deslancharem. Seja um investidor inteligente e veja você mesmo essas mudanças em sua vida.