10 dicas para economizar dinheiro em 2017!
3 de março de 2017
Debêntures: aprenda como investir
7 de março de 2017
10 dicas para economizar dinheiro em 2017!
3 de março de 2017
Debêntures: aprenda como investir
7 de março de 2017

O crescimento do mercado acionário nos últimos anos fez aumentar o interesse de novos investidores na busca por boas oportunidades de rentabilidade. Entretanto existe um problema que assombra boa parte desses novos investidores do mercado, qual a melhor forma de analisar e tomar decisões na bolsa de valores?

Para responder essa pergunta serão apresentadas as principais formas de análise do mercado nos dias de hoje, a partir daí poderemos identificar em qual perfil de trader você se encaixa:

Análise Técnica

Talvez a mais conhecida das análises do mercado, é também uma das mais práticas e acessíveis ao investidor. Essa forma de análise apresenta algumas premissas básicas:

  • Os preços formados pelo mercado já descontam tudo:

Essa premissa da análise técnica é a mais importante para compreender a sua forma de análise. Ela determina que todos os fatores que de alguma forma podem influenciar o preço já foram considerados, sejam eles os resultados da empresa, os fatores psicológicos do mercado ou mesmo as mudanças políticas. Sendo assim, o que a Análise Técnica quer dizer é que a única preocupação do investidor deve ser em identificar os movimentos de preço, em tendência de alta ou tendência de baixa. A forma como o investidor poderá identificar essas movimentações é por meio do gráfico formado pelos preços, por isso no mercado financeiro investidores que utilizam dessa análise são também chamados de grafistas.

  • Preços se movimentam em tendência:

A segunda premissa, conforme mencionado na primeira, leva em conta a forma de movimentação dos preços em tendência de alta ou baixa. Identificar essa tendência logo em seu início é o principal objetivo dos grafistas, pois permitirá a eles seguir essa tendência de alta ou baixa até o momento que ela indicar uma reversão.

  • A história sempre se repete:

A última, mas não menos importante premissa, se baseia na psicologia humana. Ao longo dos anos os preços das ações deixam determinadas marcas no gráfico, são regiões de preço que o mercado respeita, seja um momento em que o mercado acredita que a ação subiu demais e assim começa a vender seus papéis.

Ou ao contrário, no qual o mercado acredita que a ação está muito barata passando a comprar aquele papel. Essas regiões são chamadas de suporte e resistência, sendo a base do estudo gráfico da análise técnica. Basicamente a premissa define que essas regiões do passado serão respeitadas no futuro, permitindo realizar previsões e alvos para as operações.

A análise técnica, portanto, leva em conta as movimentações do mercado e seus respectivos padrões formados no passado.

É a análise mais utilizada pelo pequeno investidor, tendo em vista que a principal ferramenta para essa análise é o gráfico. Além disso é mais comumente utilizada para o médio e curto prazo, pois assim é possível evitar possíveis falhas na primeira premissa.

 

Análise Fundamentalista

Identificar e analisar a saúde financeira das empresas, traçar o seu desempenho futuro e definir o preço justo para cada ação são basicamente os três principais objetivos da Análise Fundamentalista. Para chegar em seu objetivo final demonstrado acima a análise fundamentalista utiliza de três principais conhecimentos:

  • Parâmetros quantitativos

Esses parâmetros levam em conta todos os dados numéricos disponíveis para analisar a empresa, como seus resultados operacionais e financeiros contidos no balanço, além da economia como um todo a partir da influência dos seus principais indicadores: inflação, juros, cotação do dólar, entre outros.

  • Parâmetros Qualitativos

Já esse conhecimento leva em conta o caráter e transparência das empresas. Atualmente esse tem sido um dos principais parâmetros para ser analisado, levando em conta os diversos casos de interferência política dentro das empresas. Além disso são analisados nesse conhecimento, o nível de governança corporativa da empresa, seu potencial de crescimento e a posição da marca.

  • Valor Intrínseco

O dinamismo do mercado financeiro, devido ao alto grau de especulação e volatilidade, criam determinadas distorções nos preços das ações no curto prazo.

Entretanto no longo prazo, é consenso que o preço de mercado das ações irá caminhar para o preço justo calculado pela análise fundamentalista, sendo assim, o valor intrínseco da ação é exatamente esse preço justo.

Partindo desse conhecimento, é possível encontrar boas oportunidades de compra ou venda de papéis com o objetivo de ganho no preço justo calculado.

Detalhe importante desse conhecimento é no prazo para alcançar o valor intrínseco, essa sensibilidade é essencial para realizar uma boa operação.

Dessa forma a Análise Fundamentalista exige um conhecimento técnico um pouco mais aprofundado para realiza-la, tanto em contabilidade quanto em governança corporativa.

Além disso, a análise costuma ter seus alvos no médio e longo prazo, sendo assim é mais utilizada por investidores com maior capital e aqueles que podem fazer aportes mensais no mercado acionário.

 

Tape Reading

O fluxo de ordens é a ferramenta dessa forma de análise  leitura. Diferente das outras formas de observar o mercado, o Tape Reading não deve ser chamado de análise, tendo em vista que a leitura do fluxo de ordens é igual para todos os operadores.

Desenhos gráficos ou formas de calcular o preço justo de uma empresa podem gerar interpretações dúbias, não há como enxergar coisas diferentes no fluxo de ordens, obviamente que a interpretação retirada dos players do mercado pode ser diferente, entretanto a leitura, se feita corretamente, é igual para todos.

A ideia principal do Tape Reading é o conhecimento dos grandes players ou “Tubarões”. A algumas décadas atrás, o acesso a bolsa de valores era muito reduzido, um trader precisava de uma espécie de credencial para entrar na bolsa e realizar operações. Assim, era comum os players se conhecerem e para quem cada um atuava.

Voltando ao conhecimento “sine qua non do tape Reading a identificação dos tubarões, antigamente era muito mais fácil de realiza-la, tendo em vista o espaço reduzido e o número menor de players, além disso, as ordens eram registradas em uma “fita” ou “tape” e a partir desse registro alguns investidores tomavam suas decisões.

Atualmente esse tipo de leitura é realizada no book de ofertas, verificando a posição de cada um dos grandes players e tentando surfar a onda que eles geram ao entrar ou sair do mercado, afinal é impossível que um elefante entre em uma piscina sem aumentar o nível da água.

Em suma o Tape Reading exige dedicação full time, pois é necessário identificar os compradores e vendedores do book de ofertas, além de outras diversas análises da posição dos grandes players.

Outra característica dessa forma de operação são os alvos de ganho curtíssimos, levando em conta que o objetivo é o movimento de um grande player. Operar Tape Reading exige dedicação, tempo e um financeiro que compense as curtas operações.

Agora que você conhece as principais formas de analisar ou ler o mercado, recomendo que identifique qual se encaixa melhor no seu perfil de operação e comece a aprofundar o seu conhecimento.

Caso precise de qualquer auxilio procure um de nossos assessores, estaremos a disposição para ajuda-