Porque investir em LCI e LCA?

Assessor, gerente e consultor: qual a função de cada?
18 de janeiro de 2017
Você sabe porque deve diversificar seus investimentos?
20 de janeiro de 2017
Assessor, gerente e consultor: qual a função de cada?
18 de janeiro de 2017
Você sabe porque deve diversificar seus investimentos?
20 de janeiro de 2017

Queridas pelos investidores, a letra de crédito imobiliária (LCI) e a letra de crédito do agronegócio (LCA) foram produtos considerados os mais demandados nos últimos anos, devido a sua rentabilidade superior a da poupança e mesma segurança.

As LCIs e as LCAs são produtos de renda fixa, ou seja, o investidor lucra com a porcentagem de juros oferecidas pelas instituições bancarias que emitem o papel, sem o risco de grandes oscilações como os ativos de renda variável.

São investimentos ideais para investidores conservadores que estão de olho no mercado e atrás de uma boa remuneração. Pessoas que mantem o seu dinheiro na poupança geralmente são investidores que não procuram outras opções disponíveis e, com isso, ficam com uma rentabilidade extremamente baixa, chegando a ser inferior a inflação em alguns anos.

Essas letras de crédito também apresentam um diferencial que agrada a todos os investidores: o seu retorno é liquido, ou seja, não descontam o imposto de renda dos rendimentos.

 

Como elas funcionam:

Para tornar os empréstimos imobiliários e do agronegócio possíveis, as instituições bancarias precisam ir até o mercado financeiro e buscar recursos financeiros, dando origem as LCI’S e LCA’s. Quando o investidor compra um destes papéis, ele está emprestando o seu dinheiro para o banco, e o banco por sua vez, consegue financiar seus clientes destes setores.

A partir do ganho da instituição bancaria com o juros cobrados pelos seus empréstimos, é possível pagar as taxas de juros cobradas pelos investidores e ainda sobrar uma parte para ser revertido em lucro da instituição.

 

Segurança:

Todos consideram a poupança um investimento extremamente seguro e por isso deixam lá seu dinheiro, sem medo. O que poucos sabem, é que as LCIs e as LCAs são tão seguras quanto a poupança e apresentam rendimentos superiores.

O fundo garantidor de crédito (FGC) assegura até R$250 mil por CPF e por emissor, ou seja, caso a instituição que emitiu o papel fique impossibilitada de executar suas atividades, seja por alguma ação judicial ou motivo de falência, o FGC automaticamente garante o dinheiro do investidor através de um sistema simples e prático, sem burocracias.

Os investimentos de renda fixa tem como remuneração os juros pagos sobre o capital próprio, ou seja, a instituição firma um acordo com o investidor explicitando que o mesmo terá o capital investido acrescido dos juros combinados, quando o papel vencer.

 

Rentabilidade:

É possível encontrar a LCI e a LCA de duas formas no mercado financeiro: pré e pós-fixada. Na primeira opção, pré-fixada, o rendimento é definido e acordado no momento na compra do produto financeiro. A instituição bancária afirma no contrato que as taxas de juros pagas, indiferentes de alterações de juros no país, será a firmada no documento.

No segundo caso, a remuneração do investidor estará atrelada a um percentual do CDI (Certificado de deposito interbancário). O CDI, geralmente, acompanha a taxa básica de juros da economia, a Selic, determinada pelo Copom, e oscila de acordo com as mudanças da mesma. Acompanhe a taxa DI clicando aqui.

 

Liquidez

O investimento em LCI e LCA se torna interessante para aqueles que não precisam de liquidez imediata, pois o mesmo não pode ser retirado nem movimentado até o seu vencimento. Porém, as LCI’s e LCA’s vencem a curto prazo, podendo variar de 3 meses a 2 anos.

Ainda não é possível vender esses produtos no chamado mercado secundário, como já ocorre com os títulos públicos, os quais é possível negociar o papel no mercado financeiro ao seu valor atualizado a mercado.

 

Como escolher o melhor papel?

Como já dito no início do texto, há a segurança do fundo garantidor de crédito em todas as LCI’s e LCA’s, logo cabe ao investidor escolher o papel da instituição que está oferecendo o maior rendimento.

Vale ressaltar que, quando você opta por investir no seu banco, você apenas poderá escolher os papeis emitidos pela própria instituição, que geralmente não são tão atraentes quanto os de instituições de pequeno e médio porte. Bancos grandes, geralmente, não precisam ofertar taxas interessantes para atraírem o capital de investidores.

Por isso, a melhor escolha seria optar por investir na plataforma de uma corretora, na qual é possível ter acesso a inúmeros papeis de várias instituições presentes no mercado financeiro, facilitando a escolha do melhor para você.

Tenha sempre em mente que o seu gerente do banco tem metas para bater, podendo haver um desalinhamento de interessasses nos papéis que ele irá te apresentar. Quanto as corretoras, o seu assessor irá te mostrar o que há de melhor no mercado, já que a recompensa financeira para ele será igual em todos os papéis, e ele não tem metas como os gerentes.

 

Porque há a isenção do Imposto de renda?

Afim de incentivar o mercado imobiliário e o agronegócio, o governo isenta os investidores que desejam financiar instituições bancarias as quais emprestam dinheiro para esses mercados, possibilitando o crescimento dos mesmos.

 

Porque esses investimentos começaram a fazer sucesso agora?

Como essa aplicação é atrelado a taxa DI, que segue a taxa básica de juros(Selic), quanto maior a Selic, maiores serão seus rendimento. Atualmente a taxas de juros no país é alta, por volta dos 14,14%, o que proporciona um retorno atraente para os investidores desses produtos.

Antes de investir nessas LCIs e LCAs com prazos muito longos, lembre-se que a perspectiva é de queda dos juros nos próximos períodos. Pesquise antes de investir e procure um assessor para te ajudar a escolher o melhor prazo para essa aplicação.

 

Conclusão

No momento atual, com a Selic alta e a rentabilidade dos papeis pré-fixados oscilando de acordo com a taxa básica de juros, a letra de crédito imobiliária e a letra de crédito do agronegócio apresentam rendimentos mais elevados comparados com o que apresentavam no passado, atraindo mais investidores.

Para os investidores avessos ao risco e que desejam bons retornos com segurança, a LCI e LCA são altamente recomendados. Porém, como já mencionado, há instituições que emitem esses papeis com rendimentos abaixo dos rendimentos médios do mercado, podendo ser comparados até mesmo com os da poupança; logo o investidor interessado deve ficar atendo no momento em que escolhe aplicar neste tipo de título.