Vale a pena investir em imóveis? Vantagens, desvantagens e dicas para começar.

Você conhece as novas regras para aposentadoria no Brasil?
16 de março de 2017
4 Dicas para aumentar a rentabilidade da sua carteira de investimentos
20 de março de 2017
Você conhece as novas regras para aposentadoria no Brasil?
16 de março de 2017
4 Dicas para aumentar a rentabilidade da sua carteira de investimentos
20 de março de 2017

Para além dos investimentos mais tradicionais, como na poupança, ações, LCI, LCA e outros, muitas pessoas têm um desejo em comum: investir em imóveis.

Esse tipo de empreendimento é visto por muitos como uma ótima forma de fazer o dinheiro render. Afinal, imóveis são investimentos relativamente seguros, podem oferecer um altíssimo retorno sobre o investimento e, teoricamente, o investidor não precisa de tanto conhecimento sobre o mercado financeiro para começar a trabalhar.

Porém, o que a maioria das pessoas não sabe é que investir em imóveis é uma atividade complexa, cujo sucesso depende de uma série de fatores.

E diante de um cenário econômico tão instável como o que temos vivido no país, a grande questão é: ainda vale a pena apostar em imóveis como forma de investimento?

Vale a pena investir em imóveis?

De forma geral, não existe uma resposta pronta e definitiva para essa pergunta. Tudo depende dos objetivos do investidor, do quanto ele pretende lucrar com a aplicação, do tempo em que ele espera obter os resultados e outros diversos fatores.

Portanto, o mais adequado é que cada um entenda as vantagens e desvantagens desse investimento e forme então sua própria opinião sobre o assunto.

Continue lendo o artigo para entender.

Vantagens

Primeiro, vamos às vantagens. Talvez a principal vantagem de investir em um imóvel seja a relativa segurança dessa aplicação. Quando o investimento é feito com sabedoria, a chance dele gerar prejuízos ou sofrer com desvalorizações é muito pequena e muitas pessoas prezam por isso. Normalmente, o que acontece com imóveis é justamente a valorização do investimento com o passar dos anos. Isso porque as áreas urbanas hoje têm crescido de forma bastante acelerada e a procura por bons locais para morar é cada vez mais alta.

Além do mais, essa valorização faz com que investir em imóveis seja altamente rentável. Pesquisando um pouco, não é difícil encontrar casos de pessoas que investiram pouco dinheiro há alguns anos atrás e que tiveram margens de lucro absurdamente altas na hora de vender ou pelo próprio aluguel do imóvel.

Além do mais, imóveis, diferentes de outros investimentos, não podem ser confiscados e, em casos de crise econômica grave, tendem a sofrer menos com os impactos, desde que o investidor tenha se planejado bem.

Desvantagens

Porém, quando se trata de investir em imóveis, nem tudo são benefícios. Existem alguns pontos que devem ser observados com atenção para que o investidor não termine no prejuízo.

O primeiro deles é relativo ao processo de venda ou locação desses imóveis. Algumas vezes, o investidor pode acabar não conseguindo vender ou alugar um local com a rapidez desejada e isso pode impactar bastante suas finanças, uma vez que ele continuará tendo gastos com o imóvel – seja de impostos, contas ou manutenção.

Além do mais, apesar disso ser bastante raro, o imóvel pode sim sofrer desvalorizações financeiras. Isso ocorre quando, por exemplo, o índice de criminalidade em um bairro aumenta muito, quando ocorrem invasões no local e quando obras públicas são realizadas próximo ao imóvel.

Isso tudo faz com que seja mais difícil vender ou alugar um local pelo preço ideal e o proprietário acaba tendo que abrir mão de parte do lucro se não quiser acabar tendo prejuízos.

Dicas para quem quer investir em imóveis

E se diante desse cenário, pesando as vantagens e desvantagens, você decidiu investir em imóveis, temos algumas dicas que podem te ajudar.

Invista de forma calculada e planejada

O mais importante, independente do tipo de investimento que você deseje fazer, é investir com segurança e de forma bem planejada. E com os imóveis não é diferente.

Antes de colocar todo seu dinheiro em um empreendimento, pense se isso realmente valerá a pena, se vai trazer a rentabilidade desejada e, principalmente, atender os seus objetivos com o investimento.

Lembre-se de levar em conta os fatores que já citamos, como possível demora para conseguir um retorno financeiro, desvalorização, e tenha sempre um plano B preparado para esses casos. Assim você evita prejuízos e a perda de dinheiro.

Decida em qual tipo de imóvel você vai investir

Você vai investir em imóveis na planta, em terrenos ou em algo pronto? Essa é uma decisão extremamente importante e que deve ser tomada com cuidado, uma vez que cada tipo de empreendimento tem suas particularidades, vantagens e desvantagens.

Mais uma vez, então, pense na rentabilidade que você deseja, no tempo em que você espera ter um retorno sobre o investimento, e pese outros fatores, como localização e facilidade de venda do imóvel, antes de tomar sua decisão.

Crie uma rede de contatos

Outra dica importante para quem quer investir em imóveis é: crie uma rede de contatos. Por mais que esse tipo de investimento pareça simples e seguro, você terá que lidar com uma série de questões legais e burocráticas e ter profissionais especializados a seu lado pode ser essencial.

Portanto, tenha sempre um advogado de confiança, tenha contato com agentes imobiliários e faça networking com outros investidores. Assim, você fica por dentro do que está acontecendo no mercado de investimentos imobiliários e ainda pode contar com ajuda dessas pessoas de confiança em casos de necessidades ou dúvidas.

Conclusão

E então? Deu pra entender melhor sobre as vantagens e desvantagens dos investimentos em imóveis?

Agora você já pode calcular se essa aplicação é a ideal para você, a partir dos seus objetivos financeiros e expectativas. Busque informações sobre esse tipo de investimento, leia, se atualize sobre o mercado e invista de forma planejada e eficiente. Assim você garante o sucesso dos seus investimentos e evita prejuízos financeiros.

E outra alternativa para quem quer fazer investimentos no mercado imobiliário é o Fundo de Investimento Imobiliário (FII). Ele é um investimentos como diversos outros e você tem a vantagem de não precisar se envolver com as burocracias referentes a construção e manutenção dos imóveis em que investe.

Vale conversar com um especialista e entender qual opção é a mais adequada para cada um, pois cada caso é um caso e nem sempre pode ser vantajoso, mas boa sorte para todos que possuem essa vontade de estar investindo em imóveis!